A chegada do mês de junho vem junto com uma das comemorações mais brasileiras do nosso calendário: as festas juninas que, em algumas regiões do país, se estendem até final de julho. É época de saborear muitas delícias nas quermesses de bairro e arraiás como pipoca, quentão, pamonha, canjica, arroz doce, caldos e vinho quente. E que tal fazer seu próprio arraiá? O melhor de tudo é que essas receitas são feitas com ingredientes super simples, baratos e fáceis de encontrar.

Aproveite a oportunidade para surpreender os participantes e preparar receitas bem “diferentonas”. Para te ajudar na missão, chamamos dois chefs de cozinha que indicam suas criações para dar um ar gourmet a sua festa junina.

Sugestão de receita com amendoim para festa junina em casa

Raquel Novais, chef de cozinha, empresária e participante do reality show Masterchef Brasil, acredita que o amendoim é um elemento que não pode faltar na sua festa junina. Por isso, criou uma receita de cajuzinho salgado. Veja abaixo e já separe os ingredientes.

Cajuzinho salgado

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 20 cajuzinhos

Ingredientes

500g de peito de frango

1 xícara de chá de amendoim sem pele

2 colheres de sopa de farinha de rosca

3 colheres de sopa de leite

2 ovos

½ cebola pequena

2 dentes de alho

1 xícara de chá de farinha de rosca para empanar

½ litro de óleo para fritar

Modo de preparo:
Cozinhe o peito de frango e bata num processador. Asse os amendoins em forno a 200 graus por 5 minutos. Bata no processador até virar uma farinha. Numa tigela, hidrate a farinha de rosca no leite.

Em outro recipiente, junte o frango triturado, o amendoim, a farinha de rosca hidratada, um ovo, a cebola e o alho picadinhos. Misture bem com as mãos. Faça os formatos de cajuzinho, e empane, passando primeiro pelo ovo e, em seguida, pela farinha de rosca. Frite em óleo quente e deixe descansar em papel toalha. Quando esfriar um pouco, finalize com amendoim como um cajuzinho convencional.

Sugestão de receita com milho verde para festa junina em casa

Milho verde é o ingrediente principal da receita de Gabriel Barone, um dos apresentadores do programa Cozinha Amiga, da TV Gazeta. O prato criado por ele é muito versátil e você pode preparar fora das épocas juninas, pois é ideal para um almoço rápido ou lanche da tarde.  

Leia mais: Conheça os principais Festivais de Inverno do Brasil

Quiche de Milho Verde

Ingredientes para a massa:

300g de farinha de trigo

150g de manteiga

1 ovo

2 colheres de sopa de água gelada

1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Coloque a farinha com a manteiga numa vasilha e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa bem úmida. Adicione o ovo, a água e o sal. Amasse até dar liga. Embale num plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Ingredientes para o recheio

2 xícaras de milho

1/2 cebola picada

3 colheres de sopa de manteiga

1/2 xícara de cebolinha picada

300ml de creme de leite fresco

4 ovos

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Numa frigideira, coloque a manteiga e então refogue a cebola. Coloque o milho e acerte no sal e pimenta. Quando murchar bem, acrescente a cebolinha e finalize. Reserve.

Numa vasilha, adicione o creme de leite com os ovos e acerte no sal e pimenta do reino. Misture bem e coloque o creme na base da quiche com a massa até completar faltando dois dedos. Distribua todo o recheio e leve ao forno por 45 minutos a 180 graus.

Agora que você já sabe como fazer uma festa junina em casa, basta convidar os amigos, preparar a fogueira e celebrar uma das comemorações mais importantes do calendário do Brasil. Divirta-se!