Uhull Connect: evento que reúne o melhor da produção de conteúdo do Brasil

Você já deve ter ouvido falar em marketing de conteúdo. Mas sabe dizer o que é isso e qual é a sua importância?Marketing de conteúdo é toda informação de qualidade e relevante que foi pensada para educar, informar ou entreter um futuro ou atual cliente. Dessa forma, a estratégia auxilia em todo o processo de compra e ainda gera mais visibilidade e autoridade para uma determinada marca. É por isso que muitos organizadores e produtores já estão incluindo a estratégia de conteúdo para eventos em seu planejamento de marketing.

Qualidade, relevância, educação, informação e entretenimento – esses aspectos são fundamentais e a base para o marketing de conteúdo de um determinado público de interesse de uma empresa ou instituição. Ele auxilia em todo processo de busca de um determinado público-alvo trazendo visibilidade para a marca, posicionando-a no mercado de atuação, entre outros.

Leia também: Marketing de conteúdo para eventos – como e por que fazer?

Qual é a sua importância disso para conteúdo para eventos?

Uma pesquisa da Content Trends 2017, feita pela Rock Content, no último ano com 3.650 participantes de diversas áreas no Brasil traz um panorama sobre a cultura desse conceito e a aplicação por parte das empresas.

Na pesquisa podemos constatar que:

  • 71% das empresas adotaram o conceito de Marketing de Conteúdo;
  • Dos 29% deste percentual, 68,9% pretendem adotar o conceito de MC;
  • Das empresas que aderiram à estratégia 71,7%, estão em um avanço intermediário ou avançado;
  • Empresas que adotaram o Marketing de Conteúdo conseguiram gerar 2,2x mais visitas e 3,2x mais Leads;
  • Quem produz mais de 13 conteúdos mensais conquista em média 4,2 vezes mais visitantes;
  • 60,6% preveem aumentar o investimento na estratégia.

É por todos esses motivos já comprovados, que você precisa incluir conteúdo para eventos em sua estratégia de marketing.

E pensando em um mercado cada vez mais promissor, o Uhull Connect, há três anos desenvolve um dos maiores eventos de marketing de conteúdo do nordeste brasileiro.

A edição deste ano do UHULL Connect reuniu diversos profissionais que produzem conteúdo e que acreditam na conexão com sua audiência e comunidade. Foram mais de 20 horas em workshops, palestras, debates e oportunidades de networking. O nosso country manager, Hugo Bernardo, já passou pelos palcos do Uhull em duas edições para falar sobre experiências ao vivo e comércio distribuído, e o evento é um parceiro Eventbrite.

Nós preparamos uma entrevista especial com o cocriador deste grande evento realizado em Salvador – Bahia, o Rodrigo Nascimento.

Confira agora a entrevista na íntegra:

Como surgiu a ideia do evento?

Para consumir conteúdos novos e inovadores, precisávamos, na maioria das vezes, ir para outras cidades, principalmente no sudeste do país. Percebemos a necessidade de trazer para nossa cidade temas e discussões que já eram abordadas em outras regiões, nas mais diversas áreas, trazer para mais próximo. Junto com o Alexandre Souza, co-criador da UHULL, começamos a curadoria para reunir parceiros que toparam participar do projeto e dividir experiências que ajudam a fomentar o mercado local.

Qual o balanço desta edição, overview até o momento?

O evento começou em 2016, e nesta edição trouxemos algumas novidades, como o Espaço Faz UHULL, que contou com um happy hour com apresentações musicais para incentivar networking entre os participantes presentes. Nas duas últimas edições tivemos 26 palestrantes de empresas nacionais e internacionais como a Eventbrite, Twitter, SurveyMonkey, Vevo, totalizando mais de 20 horas divididas em workshops, palestras e debates.

Quantas pessoas passaram pelo evento desde o surgimento?

Foram mais de 500 pessoas impactadas nas edições realizadas.

Por quê Salvador? O evento é direcionado para profissionais de todo o país?

Salvador é uma das maiores capitais do Brasil, e precisa acompanhar e se posicionar como tal também no mercado de produção de conteúdo, que é crescente. Por aqui há muitos profissionais que já trabalham na área e que precisam se atualizar para manter a qualidade de suas produções.

Qual a importância do marketing de conteúdo na era da tecnologia? E qual impacto desta solução no mercado?

A tecnologia tem um papel fundamental na conexão com os consumidores e audiência, principalmente nesse tempo de transformação digital. Não só pelas ferramentas e plataformas, com cada vez mais funções, que vira e mexe mudam nossa forma de produzir conteúdo.  É possível ver isso de forma mais concreta com a inteligência artificial, que abre os horizontes para novos formatos e que ainda estamos desbravando e conhecendo. É um universo fantástico que deve ser instrumento facilitador de aproximação das pessoas e experiências.

Conteúdo para eventos
Palco do Uhull Connect 2018, em Salvador.

Quais as tendências do marketing de conteúdo para 2018? O Brasil segue algum modelo e tendência internacional?

Acompanhamos o advento de algumas tendências desde o ano passado, acredito que vamos colher muitos frutos ainda. No UHULL Connect trouxemos algumas dessas tendências, como realidade virtual, inteligência artificial, comunidades, conteúdo de valor e acessível, a inserção de influenciadores digitais nas estratégias de marketing de conteúdo.  O Brasil é muito grande, tem muita coisa sendo feita, por muitas pessoas, mas não dá para falar muito em seguir tendências, quando o nosso mercado local não acompanha essas mudanças. É importante olhar para outros cenários também, é muito cômodo e natural seguir tendências quando temos acesso, mas mesmo com a velocidade das coisas, não dá para medir tudo com a mesma régua.  

Quais ações você indicaria para uma empresa se engajar e escalar no mercado?

Existem várias possibilidades e caminhos, chega a ser impossível encontrar uma fórmula certa para chegar no topo. Depende muito do objetivo da empresa, onde ela quer ir e qual o seu sucesso.  Mas o primeiro passo sem dúvidas é identificar o propósito, traçar os objetivos e pensar na experiência do cliente.

Qual a importância de utilizar plataformas tecnológicas para comercializar e promover eventos desse porte? Como foi experiência com a Eventbrite?

Desde a primeira edição usamos a Eventbrite como plataforma de eventos. Optamos por ela pois se mostrou uma ferramenta que tornaria mais fácil a operação de todas as fases do evento, com toda a confiança que precisávamos, além do suporte humano que é muito atencioso e pronto. Economizamos muito tempo em etapas que manualmente seriam bem mais complicadas.

Se inspirou com a história do Uhull Connect? Comece já a organizar o seu evento também e inspire pessoas!

Texto escrito por Jean Corrêa para o blog da Eventbrite Brasil.

Fernanda Mizzin

Olá, seja bem-vindo(a)! Sou relações públicas e gerencio os conteúdos da Eventbrite Brasil. Aqui vocês encontrarão cases, dicas para todos os tipos de eventos, novidades sobre a empresa e o caminho para se tornarem especialistas em eventos!

© 2018 Eventbrite. All Rights Reserved.