Gop Tun: Destaque no cenário de música eletrônica em SP

Se você curte música eletrônica, provavelmente já tenha ouvido falar na Gop Tun!

Esta agência paulistana mega conhecida no mercado de festas de música eletrônica possui uma trajetória incrível e é usuária fiel da Eventbrite há muitos anos! (antes mesmo de iniciarmos as operações em solo brasileiro).

Como amamos ouvir histórias, conhecer cases de sucesso e aprender com quem trabalha com amor e dedicação, recebemos em nosso escritório Caio Taborda — também conhecido como Caio T — um dos fundadores do coletivo Gop Tun, para uma entrevista inspiradora e repleta de conteúdo.  

Começamos ansiosos o nosso bate-papo com o Caio que explicou como a Gop (apelido carinhoso usado por ele) cresceu e se desenvolveu:

“A Gop Tun iniciou a sua história em um grupo de Facebook e o seu nome é o contrário da palavra Top Gun. Éramos um grupo fechado, com cerca de 10 integrantes, onde ali a gente trocava músicas eletrônicas. Passados 2 anos de sua criação, decidimos abrir uma fanpage e então começamos a tocar essas músicas em festas”.

Gop Tun
Foto divulgação: Caio T

Caio conta que no início eles tocavam em festas pequenas, bares e casas noturnas, e que no final de 2012 decidiram fazer a primeira festa própria e que, a partir desse momento, eles nunca mais pararam. Ao longo dos últimos 7 anos, a cada 2 meses rola uma festa organizada pela Gop, com muita agitação e organização.

Hoje, a Gop Tun é formada por 4 pessoas todos DJs apaixonados pelo o que fazem — e conta com uma mega equipe que trabalha duro para que as festas promovidas por ela sejam sempre uma experiência marcante e inesquecível para o público (eventos com mais de 1000 pessoas).

Dekmantel – Um marco na história da Gop Tun

Para quem não sabe, o Dekmantel é um festival Holandês conceituado mundialmente, que atrai milhares de ouvintes da música eletrônica todos os anos em Amsterdam.

A Gop Tun realizou um showcase deles em São Paulo e foi um sucesso. Caio conta que os holandeses ficaram impressionados:

“A galera do Dekmantel curtiu muito a festa que organizamos e ficaram impactados com o cuidado que tivemos com a produção e com o público. Depois de passar um final de semana em São Paulo com a gente, eles ligaram para nós e disseram que no ano seguinte data em que o Dekmantel completaria 10 anos de existência iriam realizar o primeiro festival fora da Holanda e que o lugar escolhido seria o Brasil. Ficamos surpresos, mas aceitamos o desafio de organizar um festival de grande porte”.

Na época, a Gop Tun era uma agência de pequeno porte, sem grandes recursos, com uma pequena equipe e, até mesmo, sem expertise no assunto, no entanto, os 4 integrantes decidiram embarcar nesse sonho que, diga-se de passagem, deu muito certo.

Tendências no mercado da música

Durante o nosso bate-papo, o Caio nos contou que a Gop Tun viaja bastante em busca de novas tendências, que produzem músicas constantemente e que já tocaram em palcos e eventos com bastante prestígio, como o Rock in Rio, por exemplo.

Com isso, perguntamos o que ele vê como tendência no mercado musical atual:

“Vejo como uma tendência muito forte a cena alternativa conquistando o seu espaço ao lado de grandes eventos mainstream. Com a velocidade da informação e o fácil acesso a qualquer tipo de música, os festivais alternativos e de menor porte estão ganhando notoriedade e grande repercussão na indústria de eventos musicais…”

“…Acho que também é uma tendência a forma como um perfil social se comunica e é visto pelo público na internet; observo a dificuldade em que os festivais têm de agradar as pessoas e de como uma informação mal colocada pode gerar uma grande confusão. Por isso, é muito importante saber como divulgar as suas propostas e valores, sempre com muito tato para falar com todas as pessoas que estão envolvidas no seu projeto”.

A reputação positiva da Gop Tun nesse mercado é conhecida por muitas pessoas que trabalham na área, sendo uma referência no assunto. Questionado sobre como ele vê essa reputação e quais os diferenciais que os levaram a esse patamar, Caio Taborda explica:

“Acredito que a credibilidade da Gop Tun se deve muito ao fato de que nunca saímos do discurso que criamos no início da empresa. Trabalhamos com um nicho muito específico a música eletrônica alternativa onde não é nada fácil atrair o público que, muitas vezes, não conhece as atrações que trazemos para as nossas festas. Desde o começo, sempre tivemos o cuidado de explicar às pessoas o que eram as atrações e, então, convencê-las a comprarem os ingressos. Depois que eles iam nas festas e viviam uma experiência incrível com toda a estrutura, voltavam aos demais eventos promovidos pela Gop, mesmo não conhecendo o DJ que iria tocar. Isso trouxe credibilidade para nós como organizadores”.

Comunicação – um grande diferencial na Gop Tun

Pedimos para o Caio falar um pouco sobre o marketing da Gop Tun e o lado criativo dos projetos que, além de visar a venda de ingressos, também proporcionam aos amantes de música eletrônica uma experiência única antes do evento.

Ele brinca que o público que frequenta as festas da Gop possui um senso supercrítico e apurado. Além disso, Caio também diz que para atingir o nicho de público deles, é necessário trabalhar com mensagens claras e diretas:

“Sabíamos desde o começo que o nosso público possui esse perfil e que seria necessária uma comunicação diferenciada, sendo sempre muito transparentes. É muito legal ver como as pessoas nos acompanham; temos uma preocupação com o tipo de conteúdo que publicamos e a forma como fazemos um Call To Action”.

Caio ainda fala sobre uma sacada de marketing na venda de ingressos que deu super certo:

“Nossas festas são diurnas começam às 17h00m e sempre tivemos dificuldade em fazer com que os participantes chegassem no início. Muita gente começava a chegar por volta das 23h00m, o que era muito ruim para o evento, pois as atrações que se apresentavam no começo da festa, muitas vezes, tocavam para pouquíssimas pessoas. Aplicamos várias estratégias para tentar antecipar a chegada do público, mas nenhuma funcionou. Foi então que decidimos mexer no bolso da galera e criamos o Highlander: um ingresso que custa R$10,00 a menos quando comparado ao ticket mais barato da nossa festa. Para conseguir esse preço diferenciado, as pessoas devem chegar até às 20h00m. Foi um sucesso! Hoje, os lotes de ingresso do Highlander acabam em menos de 1 hora e a galera pede muito para abrirmos mais lotes nessa condição”.

Caio nos falou sobre qual foi o principal desafio da Gop Tun para sair da cena underground e chegar onde estão:

“Acho que o maior desafio da Gop sempre foi convencer o público a comprar os ingressos, pois convidamos, algumas vezes, atrações que não são conhecidas por todos. Existe um erro na visão de algumas agências, festas e marcas ao acharem que apenas fazendo eventos com lineups estelares e com headliner atrás de headliner, o negócio sempre dará certo e será lucrativo. É preciso ir além, criando um vínculo com o seu público e construindo uma relação duradoura através da comunicação clara e assertiva”.

Uma dica dada por Caio para quem está começando é de que não vale a pena entrar em um projeto ou evento em que você não tenha conhecimento ou não se identifique. Ele diz que a autenticidade é muito importante. 

 

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Gop Tun + Eventbrite – uma parceria de sucesso!

Desde a primeira festa promovida pela Gop Tun até o Dekmantel Fest, Caio Taborda diz que sempre contaram com a Eventbrite como a plataforma certa para vender ingressos:

“Desde o início da Gop Tun escolhemos a Eventbrite como a nossa plataforma de vendas de ingressos, pois, após a análise de várias ferramentas, vimos que a plataforma de vocês era a mais bacana em questão de interface, taxas e facilidade em acessar as informações. Entrávamos em Dashboards de outras plataformas e víamos que não era tão simples extrair e entender os números com facilidade. Por isso, estamos aqui até hoje”. 

Caio ainda fala que a Eventbrite evoluiu no mesmo ritmo com que a Gop Tun foi crescendo:

“A Gop cresceu muito rápido e continuamos com a Eventbrite como a nossa parceira na venda de ingressos, pois vimos também uma evolução constante da plataforma. Atualmente, o Fernando, meu sócio, é quem cuida da parte administrativa da empresa e, por isso, conhece bastante as funcionalidades que vocês oferecem. Eu, que trabalho na parte de comunicação, faço um tracking das vendas de ingressos e aprofundo a análise que dentro da plataforma com o intuito de trazer novos insights, criar gatilhos promocionais e entender os momentos, tempos e movimentos de uma campanha.”

Os próximos passos da Gop Tun

Caio Taborda disse que ele e os seus sócios perceberam que a Gop Tun precisa se transformar a cada certo período, caso contrário, o público deles, que é super dinâmico, e está sempre em busca de novidades, deixará de participar das festas.

“Entendemos que o Dekmantel foi um momento dentro da Gop, que o festival Xama é outro momento, e assim por diante. Em 2019 estamos focados em levar a Gop Tun para outras cidades, explorando o nosso país e proporcionando uma experiência de música eletrônica diferente nos mais diversos lugares. No ano que vem traremos novidades, temos muitos planos e estratégias a serem traçadas. O Dekmantel, que não aconteceu este ano, poderá voltar, e o Xama irá continuar a todo vapor. São estas novidades e acontecimentos que provavelmente irão ditar o tom da Gop Tun para os próximos 3 anos”.

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