Eventbrite entrevista: Henrique Granado, um dos criadores da Jedicon

Fãs de Star Wars: uni-vos! A Eventbrite entrevistou Henrique Granado, um dos criadores da Jedicon. Henrique utiliza sistema de crowdfunding e usou a plataforma em sua última edição no Rio de Janeiro, e afirma que “é um excelente termômetro para a realização do evento”.Leia também: Entenda melhor o crowdfunding: conheça o Queremos!

Criada em 1999, a Jedicon é o nome dado à Convenção Nacional de Fãs de Star Wars, evento sem fins lucrativos organizado e realizado com exclusividade pelos Conselhos Jedi no Brasil.

O evento reúne anualmente milhares de fãs de Star Wars num dia inteiro recheado de atrações para todas as idades. São palestras com profissionais de diversas áreas ligadas ao cinema, cultura e tecnologia, filmes independentes de fãs (fan films), documentários em vídeo, exposição de itens colecionáveis de fábrica e artesanais, estandes de venda de produtos para colecionadores, atividades infantis, jogos eletrônicos e de tabuleiro, Jedi Arena, e o famoso concurso de fantasias.

Além do Rio de Janeiro, a Jedicon também é feita pelos Conselhos Jedi regionais com base em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Palmas, além de outras cidades que estão preparando suas primeiras edições.

Uma curiosidade: A primeira edição realizada no Rio de Janeiro aconteceu em 4 de novembro de 2000 no Teatro Noel Rosa, na UERJ, e teve a presença de aproximadamente 500 fãs.

Confira: Comic Cons: os números por trás da fantasia

Quer saber mais? Então leia abaixo a nossa entrevista com Henrique Granado, um dos criadores da Jedicon.

Jedicon
Henrique Granado da Jedicon

1) De onde surgiu a ideia de criar a Jedicon? Conta um pouquinho da história e dos números até hoje.

A Jedicon surgiu em 1999 para ser a Convenção Nacional de Fãs de Star Wars, e é organizada até hoje pelos Conselhos Jedi que existem espalhados pelo Brasil. O primeiro Conselho Jedi foi fundado em 1997 no Rio de Janeiro, com o propósito de reunir fãs para troca de ideias, confraternizações, e hoje já está presente em 16 estados brasileiros, reunindo milhares de fãs em diversos eventos de todos os portes.
A primeira edição da Jedicon aconteceu em São Paulo, em 99, e reuniu cerca de 700 fãs. Hoje o evento cresceu bastante, e somando todas as edições que acontecem pelo país anualmente, recebe cerca de 20.000 fãs de diversos estados.

2) Qual foi o maior desafio que vocês tiveram durante esse tempo?

Como a Jedicon é uma convenção 100% realizada por fãs, nosso maior desafio é sempre conciliar a vida profissional (geralmente em outras áreas) e utilizar o tempo livre (cada vez mais curto) para a realização do evento, sem prejudicar as vidas pessoais, famílias, relacionamentos etc. Mas no final, tudo que é feito com amor sempre dá certo.

3) Como é utilizar o sistema de crowdfunding? Sempre foi esse método? Você recomenda? Conta um pouquinho da sua experiência com esse formato.

O Crowdfunding é um excelente termômetro para a realização do evento. Através do engajamento conquistado, já temos uma noção do interesse do público, o quão ansiosos estão pelo evento, que tipo de atrações esperam encontrar etc. Esse termômetro também é ótimo para mostrar aos parceiros e apoiadores o potencial dos eventos. No entanto, eu só recomendo o crowdfunding para quem já tem uma rede de contatos muito forte, uma base de seguidores e apoiadores muito forte, pois se as metas não são atingidas, o evento pode acabar se queimando.

4) Quais são as novidades para 2018? Já pode adiantar alguma informação?

A próxima Jedicon ainda está bem no início de sua pré-produção, mas podemos adiantar que vamos ter grandes novidades tanto na programação dos auditórios quanto nas atrações interativas!

5) Como vocês conheceram a Eventbrite? Qual(is) ferramenta(s) vocês usam e de que forma a Eventbrite tem ajudado o seu negócio?

Conhecemos a Eventbrite através da recomendação de produtores parceiros que já tinham utilizado o sistema. Todo o processo, desde a elaboração do projeto na plataforma até o fechamento do evento foi muito prático, muito eficiente, e nos ajudou muito. A venda de ingressos correu sem problemas, mesmo nos momentos de pico, e os serviços de bilheteria e check-in presenciais, nos dias do evento, foram impecáveis!

© 2018 Eventbrite. All Rights Reserved.