Seja a divulgação do logotipo de uma marca ou a oportunidade de palestrar em seu evento, cada um dos seus ativos de suas cotas de patrocínio tem um preço. Mas como você pode garantir que não está cobrando pouco dos seus patrocinadores – ou demais?

Comece entendendo a taxa de mercado de cada ativo presente em suas cotas de patrocínio.

Ao entender o verdadeiro valor de seus ativos de patrocínio, você pode conquistar mais patrocinadores e aumentar sua receita.

Trabalhando com uma planilha ou tabela, siga estas cinco etapas para compilar sua pesquisa competitiva e determinar uma estimativa fiel para o valor da taxa de mercado de cada ativo.

1. Faça uma lista com seus ativos de cotas de patrocínio 

Um ativo é qualquer item ou oportunidade em seu evento disponível para patrocínio. A divulgação de logos nos materiais de divulgação, por exemplo, é um ativo.

O primeiro passo para determinar o preço de seus ativos é listar todos eles em uma planilha ou tabela.

Opcional: agrupe seus recursos de patrocínio por tipo de ativação – branding, palestras, ativação de marca etc. Isso ajudará os patrocinadores a entenderem rapidamente o valor potencial de cada ativo.

2. Pesquise os preços de seus concorrentes

Depois de listar seus ativos de patrocínio na primeira coluna de sua planilha/tabela, você incluirá na coluna ao lado quanto sua concorrência está cobrando por cada ativo também. Essas informações normalmente são adicionadas na proposta de patrocínio de seu concorrente ou em mídia kits e materiais promocionais de seus eventos.

Seus concorrentes agrupam seus ativos em pacotes ou cotas de patrocínio? Esses pacotes podem dificultar a determinação do preço de um item individual. Você pode tentar adivinhar quanto estão cobrando por cada item e fazer uma referência cruzada a preços de ativos individuais de outras fontes. Você pode tentar agrupar seus ativos de maneira semelhante, mas tenha cuidado; Esses pacotes podem reduzir o interesse dos patrocinadores, mas a longo prazo geralmente eles entendem o valor do pacote e podem decidir patrocinar o seu evento. Você precisa explicar durante as reuniões qual será o real valor para eles ao patrocinarem seu evento.

A pesquisa sobre o preço dos seus ativos de patrocínio e de seus concorrentes pode ser demorada, mas uma avaliação precisa do valor de mercado de seu patrocínio ajudará você a conquistar mais investimento dos patrocinadores.

3. Estimar a participação de seus concorrentes

Na terceira coluna de sua planilha, você pode adicionar o número de pessoas que o ativo ou itens das cotas poderá alcançar. Normalmente, esse é o número de possíveis participantes. Mas para alguns ativos – como um coquetel VIP ou um café da manhã de boas-vindas para um público-alvo – esse número pode ser uma fração do total de participantes. Use sua avaliação mais precisa para cada item em sua planilha.

Os eventos geralmente divulgam o número de participantes em suas propostas de patrocínio ou materiais promocionais. Se você não conseguir encontrar uma fonte confiável on-line, considere entrar em contato com um de seus patrocinadores para descobrir ou apenas perguntar a alguém associado ao evento.

Essa etapa te ajudará a calcular o custo por participante, o que permitirá que você compare os preços dos ativos, independentemente da sua participação no evento.

Leia também: Meça o ROI do seu evento considerando o valor dos seus participantes fiéis

4. Calcule o custo por participante

Em seguida, você calculará o custo por participante para cada ativo. Esse passo vai te ajudar a comparar o preço do patrocínio em eventos de diferentes tamanhos.

Se você estiver usando uma planilha para calcular seus ativos de cotas de patrocínio, basta criar uma fórmula para dividir o valor da coluna “Preço” pela coluna “Participação”. Depois de dividir o preço pelo número de participantes, você terá o custo por participante.

5. Anote a proposta de valor de cada ativo

Os preços de seus concorrentes são apenas o começo da sua pesquisa para determinar o valor de seus ativos. Você também precisa analisar o posicionamento deles. Tome nota de como cada concorrente posiciona cada ativo e quaisquer outros detalhes importantes na última coluna de sua planilha/tabela.

Por exemplo, o seu concorrente tem a opção de divulgar os logotipos dos patrocinadores com uma oportunidade imperdível de inserir suas marcas na frente de um público de alta conversão? Talvez eles divulguem os patrocinadores que já patrocinaram seus eventos anteriormente com espaços especiais ou a um preço diferenciado?

Qualquer detalhe que você possa usar para avaliar o valor real de cada ativo mais tarde o ajudará a determinar por que um concorrente cobra mais do que outro por um item semelhante.

Agora… determine o valor de seus ativos!

Depois de compilar dados suficientes sobre seus concorrentes, você pode determinar o valor estimado da taxa de mercado para seus ativos com base no custo médio por participante. A taxa de mercado de seus recursos de patrocínio fornece um preço de referência que informa quanto você cobrará de cada patrocinador.

Agora que você já sabe como organizar as informações sobre suas cotas e oportunidades de patrocínio, comece agora mesmo a montar a sua planilha e conquiste muitos patrocinadores! Baixe também o nosso Manual de Precificação para Patrocínio de Eventos. É só clicar no botão abaixo.