Feiras e exposições: entenda mais sobre este tipo de evento

As feiras e exposições são eventos de grande magnitude e amplo alcance que, mesmo não sendo seu principal objetivo, potencializam o turismo no local onde se realizam.

Tanto as feiras como as exposições funcionam como vitrine de uma temática especial de diferentes empresas que, durante um período limitado de tempo e em um espaço determinado e organizado para tal fim, os visitantes percorrem corredores (ou ruas) e conhecem os produtos ou serviços expostos.

As empresas patrocinadoras que participam com um stand (ou estande), utilizam as feiras e exposições como uma ferramenta de marketing para potencializar seus negócios ao gerar leads. Sem mencionar que conhecem melhor seus consumidores, aumentam o alcance da divulgação de suas marcas e, naturalmente, conseguem novas vendas.

As feiras e exposições geralmente são realizadas para ativar um determinado setor econômico ou industrial como por exemplo a Hospitalar, feira de negócios para toda a cadeira de saúde do Brasil . Há também as feiras que se encontram no âmbito das atividades culturais e de entretenimento. Um ótimo exemplo é a Bienal Internacional do Livro de São Paulo – evento para todos os públicos, idades e gostos.

Nas feiras e exposições, as empresas expositoras demonstram seus produtos e serviços como também podem comercializá-los com o consumidor.  Normalmente,  esses eventos contam com um público mais especializado e o objetivo é gerar possibilidades de negócios (os famosos leads).

Dependendo do setor econômico para o qual a feira é dirigida, os primeiros dias são reservados para o público especializado e os demais (geralmente sábado e domingo) são abertos para o público em geral. A feira de aviação EAB Air Show é um ótimo exemplo do que estamos falando.

A tendência é que sejam incluídas conferências especializadas em paralelo às feiras e exposições, porém sempre tendo a exposição como atividade principal. Por isso, é importante encontrar um local onde exista espaço suficiente para a montagem dos stands ou mesas dos expositores, corredores para facilitar a circulação dos visitantes e salas para a realização de conferências.

Como a convocatória para as feiras geralmente é massiva, prudente realizar uma campanha de imprensa nos meios de comunicação somada à campanha de publicidade (impressa e online) para conseguir a convocatória desejada -ou seja- o número de visitantes almejado.

Se estiver planejando ou avaliando organizar uma feira ou exposição, não deixe de colocar em seu plano:

  • Venda de entradas ou inscrições
  • Captação de patrocinadores
  • Contratação de alimentos e bebidas
  • Aluguel do espaço
  • Venda de espaço (comercialização de estandes)

Baixe agora o kit salva-vidas do organizador de eventos com 04 e-books (planejamento estratégico e manual de venda) + 02 planilhas (cronograma e orçamento).