Você acabou de organizar um grande evento. Você se sente cansado, mas feliz, pois tudo deu certo! Daí, bate aquela curiosidade: seus participantes aproveitaram o evento tanto quanto você? O que eles acharam da experiência que você criou?

Pesquisa de satisfação para eventos e questionários ajudam a descobrir exatamente o que os participantes adoraram no evento e o que você pode fazer para torná-lo ainda melhor na próxima edição. Então, como você pode criar uma maneira fácil e simples dos participantes responderem às suas perguntas sobre o que eles acharam do evento?

Existem várias maneiras de incentivar a participação das pessoas para que você obtenha as respostas necessárias e tomar melhores decisões.

Neste blog post, nós te apresentamos a integração da Eventbrite com o SurveyMonkey, um poderoso software que permite criar pesquisas profissionais. Além de apresentar como utilizá-lo por meio da plataforma Eventbrite, nós vamos compartilhar dicas da Jillesa Gebhardt, pesquisadora do SurveyMonkey, sobre como aumentar a taxa de resposta das suas pesquisas de eventos.

Integração Eventbrite e SurveyMonkey

A Eventbrite possui mais de 100 parceiros integrados em nossa API que ficam disponíveis para os organizadores de eventos em nossa loja de apps: Eventbrite App Marketplace.

Com o SurveyMonkey na plataforma da Eventbrite você encontra 15 tipos diferentes de perguntas para escolher, pode criar a sua própria pesquisa personalizada ou optar por um modelo disponível.

Veja agora como utilizar essa funcionalidade em seus eventos:

1. Acesse o painel do seu evento

Escolha o evento criado que deseja fazer sua pesquisa de satisfação para eventos ou questionário.

pesquisa de satisfação para eventos

Confira: Eventbrite App Marketplace: a loja de apps para eventos da Eventbrite

2. Opção “Aplicativos”

No canto esquerdo da tela, você verá a opção “Aplicativos”. Clique na seta e aparecerão as opções da Eventbrite App Marketplace mais populares, entre elas estará o SurveyMonkey:

pesquisa de satisfação para eventos3. Clique no botão: Instalar Aplicativo

pesquisa de satisfação para eventos

Ao clicar no botão, você verá na tela as opções de selecionar um template já pronto do SurveyMonkey ou poderá criar o seu. Depois disso, você poderá escolher a audiência que deseja enviar a pesquisa: todos os participantes, os que compareceram no dia do evento (fizeram o check-in ou credenciamento), os que não compareceram, ou selecionar os participantes que compraram determinado tipo de ingresso.

O próximo passo é enviar a pesquisa e começar a analisar as respostas dos seus participantes. Aproveite essas informações para melhorar ainda mais o seu evento e a experiência dos seus participantes em próximas edições. Dependendo do seu objetivo e das suas perguntas, quem sabe você acaba descobrindo que eles desejam ir a eventos seus em outras cidades ou estados do Brasil?! Esse pode ser um dado interessante na hora de decidir expandir o seu evento!

Agora, confira as dicas do SurveyMonkey para fazer pesquisa de satisfação para eventos:

Incentive a pesquisa durante o evento

As pessoas nunca se sentirão mais motivadas para preencher uma pesquisa do que no momento em que estão participando do evento. Portanto, dê a elas a oportunidade de dar feedback durante o evento. Existem algumas maneiras diferentes de fazer isso:

  • Alugue quiosques ou tenha tablets disponíveis para que os participantes possam dizer o que pensam enquanto estão no evento. Observação importante: o Wi-Fi precisa ser potente no local do evento se você optar por essa opção. Ou utilize a alternativa do modo off-line ativado (se estiver usando o SurveyMonkey – com o SurveyMonkey Anywhere, isso é possível!).
  • Adicione QR Codes nos slides das apresentações ou faça backdrops do evento e inclua os QR Codes. Qualquer pessoa com um smartphone pode escanear QR Codes usando a câmera. Isso permite que as pessoas avaliem imediatamente após uma palestra ou atração importante, ou sempre que o feedback deles estiver mais fresco em suas memórias.

Distribua brindes

Os participantes estão fazendo um favor ao preencher sua pesquisa, então você pode retribuir o favor da maneira mais direta possível: com brindes.

Qual é a melhor escolha? Uma Eco Bag? Um carregador portátil para celular? Um kit com produtos da sua empresa ou dos patrocinadores? Seja qual for a sua escolha, brindes sempre fazem sucesso entre os participantes.

Entregue os brindes lá no evento mesmo, peça às pessoas para mostrarem a página final de sua pesquisa no celular como prova de que a concluíram ou ofereça um dos seus tablets.

Crie um concurso para aumentar o número de respondentes

Os sorteios são um marco dos eventos corporativos por um motivo: eles são uma ótima maneira de envolver e entusiasmar seus participantes com sua marca, tanto durante quanto depois do evento. Eles também são uma maneira eficaz de aumentar as taxas de resposta para a pesquisa de satisfação para eventos. Diga aos participantes que ao responder a sua pesquisa irá inseri-los no sorteio para ganhar um prêmio.

As melhores pesquisas são pequenas

Você quer que sua pesquisa seja a mais simples possível, por isso, faça um questionário pequeno, com poucas perguntas. Concentre-se nas questões mais críticas (recomendamos não mais de 10 perguntas) e escolha os tipos de questões fáceis de responder.

Quais tipos de perguntas são “bons”? Tente focar em perguntas do estilo múltipla escolha, que podem ser respondidas com um único clique e limite as questões abertas, que exigem que as pessoas escrevam livremente. Inclua no máximo uma ou duas perguntas abertas e coloque-as no final de sua pesquisa para que as pessoas não percam tempo e desistam de responder até o fim.

Use as pesquisas para melhorar a experiência dos participantes

É mais provável que as pessoas respondam uma pesquisa se souberem o objetivo do questionário e o que isso proporcionará para elas durante o evento. Faça perguntas aos participantes sobre os tópicos antes mesmo de o evento acontecer, para que você possa equipar os palestrantes com as áreas que o público terá mais curiosidade.

As pesquisas pós-evento, podem ajudar a descobrir as preferências do participante para o próximo evento, ou para enviar uma comunicação sua no futuro. Mantenha as perguntas mais relevantes no início de sua pesquisa e tente manter o questionário curto, para que as pessoas não desistam de responder antes do fim.

Envie e-mails logo após o fim do evento

Procure enviar uma pesquisa de satisfação para eventos no máximo um dia após o evento terminar. Você quer que seu evento ainda esteja fresco na mente das pessoas para evitar que elas o confundam com outras experiências ou se esqueçam das atividades e conteúdos apresentados. Vale a pena também configurar um lembrete por e-mail para as pessoas que não responderem, programado para a próxima semana.

Outra dica da especialista é que as pessoas têm maior probabilidade de responder aos questionários das 9h às 10h – ou das 14h às 15h – em dias da semana . 

Os insights sobre o seu evento serão mais precisos se você conseguir uma boa porcentagem de respostas da sua lista  de participantes. Os dados abrangentes da pesquisa ajudam você a entender o que seus participantes adoraram, o que passou batido e o que você pode melhorar.

Aproveite a nossa integração e descubra mais sobre os participantes do seu evento. Crie uma pesquisa de satisfação para eventos com o objetivo de crescer a sua experiência a cada edição!