A busca por patrocinadores  é muito comum no universo de eventos, afinal, esses parceiros são peças importantíssimas em grande parte deles, que acontecem em seus mais variados tamanhos e estilos. As vantagens em patrocinar um evento são inúmeras, mas é preciso ter objetivos bem definidos e saber escolher o evento que irá investir.

Dito isso, se você é o dono de uma empresa — ou se representa uma — e deseja entender por que investir e quais são as vantagens em patrocinar um evento, esse post é para você!

Aqui, falaremos um pouco sobre os motivos que levam as empresas a investirem em eventos (até mesmo as que concorrem com você) e como essa ação pode trazer excelentes resultados.

Quais as vantagens em patrocinar um evento e por que devo investir os recursos da minha empresa?

Muitas vezes a visão das empresas é a de que os organizadores de eventos procuram suas marcas apenas pelo fato de precisarem de recursos financeiros para que os seus projetos aconteçam.

Entretanto, é preciso entender que as parcerias entre eventos e patrocinadores são uma via de mão dupla, em que as duas partes procuram obter inúmeros resultados positivos e vantagens.

Antes de compartilhar as dicas, existem 3 maneiras das empresas participarem e serem parceiras desses eventos (além da financeira):

  • Participação Institucional: Quando o intuito é estimular a marca do seu negócio ou vinculá-lo a uma causa. Neste tipo de participação, sua marca acaba ficando em evidência por meio daquilo que você está apoiando.
  • Participação Comercial: Quando o intuito é expandir a sua marca para conseguir aumentar as vendas ou gerar novos negócios.
  • Participação Mista: Quando o intuito é oferecer e receber o retorno do fortalecimento da marca e ganhos comerciais.

Agora que compartilhamos essas definições, confira 3 vantagens em patrocinar um evento para as empresas:

1. Uma estratégia poderosa de relacionamento

Quando você se torna patrocinador de um evento, todas as pessoas que estiverem presentes nele, em algum momento, irão conhecer a sua marca.

O seu nome poderá ser vinculado do pré ao pós-evento, em situações que permitem unir conteúdos pertinentes a uma determinada marca, como por exemplo um aplicativo de táxis ou de motoristas particulares ter a oportunidade de palestrar e criar conteúdos sobre mobilidade durante o evento. Essa estratégia faz com que o seu relacionamento com os clientes, que confiam na proposta do evento, seja cada vez mais estreito. 

Trata-se de uma forma bastante efetiva de ativar, reter e aumentar o seu contato direto com o público-alvo.

2. Um amplo espaço para novos negócios

Uma das maneiras mais utilizadas para medir o resultado de um patrocínio, é analisar as vendas do seu produto/serviço após a realização do evento. 

Por este tipo de marketing gerar um contato direto com o público, as chances de as suas vendas aumentarem são grandes, uma vez que você terá um maior espaço de tempo para divulgar o seu produto de forma muito mais direta e, até mesmo, pessoal.

Tanto no dia do evento, quanto no pós em que leads qualificados são capturados e passados para o seu time de vendas , as oportunidades de negócios ficam muito mais próximas e o contato com o seu público-alvo torna-se muito mais assertivo, uma vez que você conhecerá melhor o perfil dele. 

Na Eventbrite os organizadores podem criar formulários personalizados, com perguntas que podem ajudar os patrocinadores a identificarem diversos perfis de potenciais clientes.

3. Sua empresa ainda mais reconhecida

Entrar como patrocinador em um evento faz com que a sua marca esteja em evidência para as pessoas que estarão presentes nele, criando assim um maior “burburinho” no mercado. Ter o logo do seu negócio, os seus valores e a essência de sua marca em evidência antes, durante e depois de um evento ajuda no fortalecimento e reconhecimento de sua empresa. Eventos que ofereçam entre seus ativos de patrocínio oportunidades para os colaboradores da empresa em palestras ou painéis podem trazer destaque profissional e mostrar o domínio que a marca tem sobre o assunto que está sendo abordado no evento.

Quando um evento vende os seus ingressos por meio da Eventbrite, é possível criar uma página de venda de ingressos on-line completa e cheia de informações bacanas sobre quem está idealizando o projeto (no caso os patrocinadores).

Leia também: 4 dicas infalíveis para criar a página do seu evento!

Escolhendo o evento certo

Ao patrocinar um evento, alguns detalhes importantes precisam ser pontuados:

Qual resultado desejo obter ao patrocinar um evento? As respostas podem ser diversas, como aumento das vendas, aumento de leads, mais engajamento com o público, crescimento nas redes sociais etc. 

Tomar essa decisão, antes de mais nada, fará com que a sua busca por empresas se torne mais fácil, uma vez que você irá procurar por eventos que consigam atender de forma efetiva o seu objetivo.

Como faço para escolher o evento certo para as minhas necessidades? Existem muitos eventos voltados para as mais diversas áreas, por isso, pesquise por eventos que tenham relação com o seu negócio.

É importante que os visitantes do evento tenham o mesmo perfil do público que você deseja alcançar. 

A escolha certa poderá gerar ótimos resultados, mas, infelizmente, o inverso também é verdadeiro. Portanto, faça um planejamento e pesquise muito sobre o evento que você deseja patrocinar. Solicite aos organizadores o maior número de informações possível, como: perfil de quem visita, perfil de quem expõe (se for o caso), áreas, cargos e poder de decisão dos visitantes, informações demográficas etc.

Identifique o porte do evento e o número de participantes previstos, veja se ele já teve outras edições e quais foram os resultados, vá em busca da opinião de outros patrocinadores deste evento e saiba quais foram os impactos que eles tiveram e, além disso, verifique se eles desejam renovar os seus contratos para as futuras edições.

O tamanho do evento: Não pense que apenas eventos de grande porte, com milhares de inscritos, trarão resultados. No universo das empresas, cada dia mais, vemos startups com perspectivas de futuros promissores. Saiba que no mundo dos eventos a realidade é bem parecida. 

Patrocinar um evento novo costuma ser bem menos oneroso e estar com alguém desde o início de algo que tem potencial para se tornar grande, gera um peso enorme e um impacto visionário.

Quantidade X Qualidade: Muitas vezes temos a impressão de que salas e corredores abarrotados de pessoas é um sinal de que um evento foi bem sucedido, no entanto, devemos pensar que muitas vezes a quantidade de pessoas presentes não quer dizer, necessariamente, que aquele evento é um sucesso. Existem diversos outros fatores a serem analisados. 

Muitas vezes, entregar um evento de qualidade para um número menor de participantes qualificados irá fidelizar de forma muita mais efetiva as pessoas ali presentes.

Um time unido: Muito além de interesses individuais, a parceria de patrocínio entre empresa e evento deve ter um objetivo principal: Proporcionar aos participantes uma excelente experiência e buscar superar as suas expectativas.

Ou seja, ao encontrar um evento que tenha o perfil que você procura para patrocinar, alinhe muito bem essa questão. Veja se a participação naquele evento, de fato, irá ajudá-lo a alcançar os seus objetivos. 

O público é o foco principal e, trabalhar com este mesmo objetivo em comum faz com que a probabilidade dessa parceria ser um sucesso seja alta – uma vez que juntos vocês caminharão na mesma estratégia e foco.

Como saber se o meu patrocínio valeu a pena? 

Antes de fechar qualquer cota de patrocínio com um evento, tenha os indicadores bem definidos. São eles que irão dizer se o seu investimento e esforço valeram a pena e trouxeram o retorno esperado. 

Os KPIs (indicador-chave de desempenho), são mecanismos de gestão que realizam a medição do nível de desempenho e sucesso de um determinado processo. Dependendo de qual for o seu objetivo com o patrocínio, você terá diferentes formas de medição.

Podemos exemplificar: 

Se o seu objetivo for um melhor posicionamento de marca nas redes sociais, os KPIs podem ser o número de curtidas e seguidores que a empresa ganhou durante o período do evento.

Caso o seu foco seja o aumento das vendas, é importante analisar quantos leads foram gerados, quantas reuniões foram marcadas e quantos contratos, de fato, foram fechados.

O ideal é que a escolha do tipo de indicador que será utilizado e como essa medição será coletada, seja acordado antes de fechar uma cota com o evento.

Esperamos ter ajudado com essas dicas e que você escolha o evento certo para divulgar a sua marca e conquistar muitos clientes!