Quando chega o mês de fevereiro, a festa de carnaval se aproxima!

Nessa época do ano muitas festas e bailes acontecem e as pessoas caem na folia ao som das marchinhas e escolas de samba.

Aproveitando essa data descontraída e festiva, veja algumas dicas de como organizar a sua própria festa de carnaval.

O carnaval é um feriado brasileiro que é comemorado em 3 dias de festas que antecedem a quarta-feira de cinzas. O nome carnaval vem do latim “carne vale“, que significa dizer “adeus à carne”. No Brasil, a festa foi inspirada em festas que ocorriam na Europa no século VXII – por incrível que pareça, pode acreditar! E as fantasias de pierrô (veja na foto abaixo) e de colombina foram incorporadas às festas brasileiras.

No começo, as festas no Brasil eram realizadas nas ruas, em bailes de clubes com as marchinhas, frevo e samba, desfiles de fantasias, até chegarem às escolas de samba e diversas festas espalhadas pelo país, como os bloquinhos, em que cada uma possui uma característica diferente e shows de cantores e bandas famosos.

Então vamos lá, agora que já conhecemos um pouco mais sobre a história do carnaval:

Como organizar uma festa de carnaval?

Primeiro passo: Monte a lista de convidados 

E não se esqueça de avaliar se o espaço escolhido para o evento acontecer é amplo o suficiente para todos os convidados.

Cada evento terá uma proporção diferente, imagina só, um evento do Rio de Janeiro terá um orçamento maior do que um bloquinho organizado por um pequeno grupo de produtores de eventos. Então, se você está começando neste ramo, se inspire em eventos grandes, mas não se preocupe em entregar uma festa do tamanho do Tomorrowland. Fique atento ao seu orçamento e procure patrocinadores que possam te ajudar a oferecer uma ótima festa aos seus convidados.

A cada edição você poderá aprimorar as atrações e serviços a serem oferecidos no dia do evento, mas controle o número de participantes de acordo com o tamanho do local escolhido e garanta que todos os convidados se sintam confortáveis e se divirtam bastante.

Para escolher o local certo para o seu evento, dê uma olhada em nosso checklist: como contratar espaços para eventos. Esse conteúdo possui mais de 60 itens para você ter a certeza de que está escolhendo o local ideal para a sua festa de carnaval. E para controlar o seu orçamento, gastos e outros relatórios pós-eventos, baixe o nosso modelo de borderô.

Veja também: Como organizar um bloquinho de carnaval

Decoração

Uma boa decoração é a cereja do bolo de qualquer evento. Nessa época as lojas especializadas em festas, são um bom lugar para comprar os itens que irão decorar o ambiente (para quem mora em São Paulo, a rua 25 de março é uma mão na roda, com diversas opções), como as máscaras carnavalescas, enfeites coloridos e com brilho, serpentinas e confetes. Espalhe tudo pelo ambiente deixando o lugar alegre e divertido. Use e abuse das cores!

E se você prefere organizar um evento mais intimista, para alguns convidados em sua casa mesmo, não perca: como receber convidados no carnaval, com dicas de decoração para a sua mesa.

Músicas – ô abre alas que eu quero passaaaaaar

Para as folias de carnaval as marchinhas são um item não pode faltar, assim como os enredos das escolas de samba, o funk e o samba também podem fazer parte da sua playlist. Aliás, para facilitar, nós criamos uma playlist no perfil da Eventbrite Brasil no Spotify. Clique aqui e comece a dançar!

Confira também o nosso post sobre como recolher a taxa do ECAD para eventos, para utilizar as faixas protegidas por direitos autorais, em sua festa de carnaval.

Comidas e Bebidas

Monte um cardápio fácil, de preferência com finger foods, aquelas em que os convidados não precisam utilizar pratos e talheres e se sentarem à uma mesa para degustar a comida. Uma boa opção é servir mini-sanduíches, cachorro-quente, salgadinhos, uma mesa com torradas, patês e frutas diversas. Para beber, água natural, água de coco, sucos, refrigerantes, cerveja e caipirinhas. Não se esqueça também de definir como será a consumação do evento: open bar, vendas no evento, fichas, pulseiras ou se tudo será oferecido como cortesia pela equipe organizadora.

Como estamos no verão, prefira sempre bebidas refrescantes.

Fantasias

Peça aos seus convidados que venham fantasiados para o baile, isso irá deixar a festa muito mais animada e divertida. Você pode também escolher um tema para as fantasias, como filmes, seriados, anos 60 etc, solte a sua imaginação.

E lembre-se de que a sua festa de carnaval pode ser produzida com a ajuda da Eventbrite, crie sua conta e comece a organizar seu evento. 😉