Apresentações para cursos: identificar a ferramenta ideal é um passo essencial

Artigo escrito por Lucas Selbach, Coach e Trainer.

Quantas vezes você foi preparar um curso ou palestra, e se perguntou como iria fazer as apresentações?

Ou recebeu o tema do palestrante e pensou qual seria a melhor forma de apresentar?

Saiba que essa dúvida é comum. E é sobre isso que vamos falar agora.

Prezi é uma ferramenta desenvolvida em flash (aquele da Macromedia, que virou da Adobe) e originalmente tinha a capacidade de gerar MOVIMENTO. Essa era a grande diferença de recursos que víamos quando ele foi lançado.  Mas não era só o movimento o seu grande diferencial – logo o Powerpoint integrou alguns efeitos para entrar na mesma onda. Era a capacidade de ZOOM, de criar um efeito de navegação na apresentação, uma forma de ‘viajar’ no assunto.

Se você já usou o Prezi muitas vezes, saiba que originalmente ele buscava inserir imagens VETORIAIS dentro de uma apresentação para assim poder expandir e reduzir sem perda de resolução – através de arquivos SWF, exportados do próprio FLASH.

Isso permite fazer verdadeiras viagens de zoom, aproximando ou afastando a imagem, gerando aquele efeito: ‘o detalhe contém o todo, assim como o todo contém o detalhe’. Basicamente uma réplica visual da visão holística, muitas vezes difícil de se explicar.

Então, a Microsoft lançou duas coisas muito interessantes:

Uma é a transição chamada MORPH – que foi nomeada TRANSFORMAR no Office em português (pelo que sei, somente disponível no Office 365). Ela permite duplicar dois slides e aplicar a transição, para depois mudar os tamanhos e posições dos elementos do slide. O efeito é genial, e ajuda muito a fazer coisas superlegais com o software.

apresentações para cursos

 

O outro é o recurso de ZOOM (de resumo, de seção e de slide), que permite agrupar slides e fazer um efeito similar ao do Prezi. Desenvolvido claramente para fazer frente à essa concorrência, esse efeito facilita a navegação em imagens maiores que representam as etapas do assunto a ser abordado.

Leia também: Como vender (mais!) aulas, cursos, palestras e workshops

Atualmente o Prezi em flash se chama Prezi Classic e o novo Prezi Next roda em HTML5, portanto compatível com os navegadores da atualidade.

Ambas as ferramentas têm diversas opções de inserção de imagens, vídeos e elementos. A maior vantagem que vejo no Powerpoint é a sua portabilidade e amplitude – uso de imagens 3D, número de fontes instaladas no seu sistema, entre tantos outros itens. No caso do Prezi, você precisa da versão PLUS para poder baixar sua apresentação e rodar off-line. Isso quer dizer que uma conexão IMPECÁVEL com a Internet é necessária – e isso nem sempre é possível na diversidade de ambientes de treinamentos ou eventos.

O Prezi Next deve rodar em todos os navegadores – não sei exatamente como fica a versão off-line – se você sabe, conte nos comentários!

De qualquer forma, se você precisa investir em uma das ferramentas, faça a conta de quantas apresentações você irá fazer para ver qual vale mais a pena. Provavelmente o Office vai sair ganhando pela utilização dos outros itens do pacote – Word, Excel e os outros itens.

E para completar: isso tudo depende do evento que você vai produzir.

Alguns palestrantes e trainers fazem maravilhas apenas com imagens, alguns usam vídeos, outros nem usam eletrônicos e vão encantando o público no gogó. Então sugiro que você seja flexível e pesquise. Se você participa de várias palestras, talvez uma opção seja buscar ajuda profissional para desenvolver apresentações, utilizando os rascunhos deles e os aperfeiçoando.

Confira: Do conteúdo aos certificados – o que você precisa saber para realizar cursos

Mas se for optar entre as ferramentas, espero que essas dicas lhe ajudem a expandir as possibilidades e a fazer uma boa escolha!

Boa sorte e sucesso em seu evento!

apresentações para cursos

Lucas Selbach é Business Coach e Trainer, ajuda produtores de eventos, coaches e instrutores a desenvolver treinamentos de resultados, através de diversas técnicas e conhecimentos adquiridos em seus 29 anos de mercado. 

Quer mais dicas do Lucas? Fique de olho no perfil dele de organizador na Eventbrite para participar dos seus próximos cursos.

Além disso, confira clicando aqui, o e-book do Lucas, com mais dicas profissionais para organizar o seu curso.

apresentações para cursos