Ensinar é uma arte. Grandes professores prendem a nossa atenção, nos fazem rir, nos ajudam a compreender assuntos complexos e, acima de tudo, nos inspiram. Para isso, precisamos ser criativos ao pensar nas atividades para workshop ou cursos.

Alcançar esse tipo de envolvimento de seus alunos requer prática e experiência, mas mesmo que você seja um professor novo, há medidas que podem ser adotadas para tornar seus workshops, cursos ou treinamentos mais interessantes.

Você está pronto para deixar de lado as palestras sonolentas e tornar seus eventos mais animados e interativos?

atividades para workshop

Comece com estas nove ideias e atividades para workshop:

1. Relevância

Em primeiro lugar, para atrair a atenção das pessoas, você precisa garantir que o conteúdo que está sendo ensinado seja útil para elas. Como você sabe exatamente o que elas querem levar de seu curso? Pergunte a elas.

Faça uma pesquisa inicial com o seu público-alvo para moldar o conteúdo do seu curso ou envie uma pesquisa antes do evento para os participantes, para que possam identificar problemas ou tópicos sobre os quais gostariam de aprender.

No dia do seu treinamento ou workshop, inicie com uma breve visão geral do que os participantes aprenderão e como essas habilidades os ajudarão a alcançar seus objetivos.

2. Ofereça diferentes estilos de aprendizagem

As pessoas aprendem de maneiras diferentes. Algumas pessoas aprendem de forma visual, preferindo fotos, vídeos e gráficos, enquanto outros respondem melhor ouvindo música, fazendo atividades lógicas ou físicas.

Para criar um ambiente de aprendizagem inclusivo, tente combinar métodos tradicionais de ensino linguístico com apresentações audiovisuais, leituras, tarefas interativas e trabalho em grupo.

3. Mude o layout da sala

As salas de treinamento são sempre dispostas da mesma maneira – fileiras de mesas e cadeiras. Desafie as normas e surpreenda seus participantes, fornecendo almofadas e sofás em vez de cadeiras, mesas mais altas para que possam ficar um pouco em pé ou mesas com apenas algumas cadeiras para incentivar pequenos grupos.

Sua escolha de local também pode ter um impacto no nível de engajamento. Um espaço repleto de luz, cores e texturas pode ser muito mais inspirador do que uma sala de reuniões sem graça e sem janelas.

4. Use adereços

Adereços podem tornar sua aula ainda mais envolvente. Podem ser objetos que representam literalmente o assunto (pense em balanças, um ábaco ou um manequim) ou podem ser lúdicos (experimente uma varinha mágica). Os adereços animam o evento e ajudam as pessoas a se lembrarem do que aprenderam.

O seu treinamento ou workshop pode ser sério, mas as pessoas aprendem melhor quando estão se divertindo.

E-book: Como vender (mais!) aulas, cursos, palestras e workshops

5. Jogos

Quer manter seus participantes concentrados? Explore o lado competitivo dos alunos. Quebra-cabeças ou enigmas, palavras cruzadas, jogos de memória, missões – todas são ótimas maneiras de manter seus participantes envolvidos na tarefa. Para apimentar a competição, imponha um limite de tempo.

Tente usar um questionário rápido ao final de cada tópico, ajudando a recapitular o que foi aprendido e ofereça um pequeno prêmio para o vencedor.

6. Conte histórias ou use metáforas

Ao ensinar qualquer assunto, tente relacioná-lo à vida cotidiana usando exemplos reais, estudos de caso e metáforas criativas. As pessoas ficam inertes por horas assistindo a um filme – por que não roubar alguns truques cinematográficos?

Outro bônus: metáforas e histórias são fundamentais para o funcionamento da memória. Uma boa história vai ficar na mente de seus participantes por muito mais tempo do que um gráfico.

7. Toque músicas

A música cria um clima e energiza os participantes antes de sua aula e durante os intervalos. Toque algo para cima para animá-los e diminua o volume para que eles saibam que é hora de recomeçar.

Você também pode usar músicas durante o workshop – música clássica ajuda as pessoas a se concentrarem, enquanto completam tarefas ou trabalhos em grupo.

8. Seja breve

Uma das melhores maneiras de manter seu público atento é não sobrecarregá-los com informações. Excesso de informação desvia a atenção.

Limite seu evento ao máximo de duas horas ou, se durar um dia inteiro, programe diversas pausas curtas. Dê aos participantes a oportunidade de se levantarem, andarem e pegarem um café.

Ofereça-lhes tempo para escrever e organizar anotações e ajude-os, fornecendo canetas, almofadas, papéis e marcadores.

Reconheça e recompense

Os participantes ficarão mais motivados para concluir o curso com êxito se seus esforços forem reconhecidos – e se receberem algo para mostrar no final.

Diga aos participantes que receberão certificados personalizados para celebrar sua participação. Considere também incentivos extras, como uma competição ou pequenos prêmios para os melhores alunos. Novamente: explore a competitividade dos alunos!

Conclusão:

Ensinar consiste em entreter seu público tanto quanto informá-los. Faça treinamentos ou workshops variados, divertidos e inesperados, e seus participantes aprenderão mais – e estarão mais propensos a retornar às próximas edições.