Um desafio é uma grande oportunidade de colher bons frutos com o crescimento do setor no mercado: esse é o ponto de partida para a procura de um bom curso de organização de eventos. O momento colabora para a nova realidade autônoma do país, já que ajuda a criar oportunidades de negócio e movimenta a economia.

Em 2018, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) realizou uma pesquisa que indicou crescimento de 14% ao ano no setor. Esses dados mostram que cada vez mais pessoas estão apostando na área, o que aumenta a urgência por estudos e especialização e, principalmente, qualificação no mercado.

Portanto, se você quer aperfeiçoar seus conhecimentos na área, se atualizar com o que acontece no mercado, ou ainda mergulhar de cabeça na profissão é essencial que estude todas as etapas para que seu negócio tenha sucesso e gere lucro. Com uma boa formação e capacitação, as chances de erros são bem menores e os estudos garantem que você faça um bom trabalho e sempre esteja à frente da concorrência com novas ideias.

Mas como começar a trabalhar com organização de eventos e ter sucesso na carreira? Vamos te ajudar!

Entenda qual será seu nicho no mercado

Antes de botar a mão na massa, você precisa fazer uma extensa pesquisa no mercado e definir que tipos de eventos pretende organizar, para qual público e quais são as possíveis demandas de trabalho. Um dos segredos para ter sucesso é sempre ser criativo. Isso faz com que os clientes o vejam como um organizador que oferece um serviço diferente e exclusivo. Outra dica é explorar seu campo de atuação para saber o que os concorrentes estão fazendo e analisar todos os pontos fortes e, principalmente, as falhas alheias para que você evite erros no meio do percurso.

Escolhendo um curso de organização de eventos

Já sabe qual será seu campo de atuação? Então agora é hora de se especializar no nicho e se cercar de informação de profissionais que já trabalham na área de organização de eventos para que passem toda experiência de negócio e, principalmente, te deixar por dentro das novidades do mercado, das metodologias de trabalho e contribuírem para o seu desenvolvimento na profissão. Para te ajudar separamos alguns cursos que englobam todos os níveis de conhecimento: básico, intermediário e avançado.

Leia mais: Veja 13 Ideias criativas para organização de eventos corporativos

São Paulo

ESPM: O curso, destinado a profissionais, estudantes e empreendedores, aborda especificamente o universo de entretenimento ao vivo e todas as ferramentas e processos que permeiam o ramo. As aulas, tanto técnicas como práticas, são ideais para quem quer seguir carreira em planejamento de produção de eventos e negócios de entretenimento.

Belas Artes: Método de ensino para quem deseja ingressar em organização de eventos corporativos com instruções para todas as etapas do evento, desde a definição do público, características e detalhes do evento, planejamento e processo para a realização. Feito para aperfeiçoamento profissional ou pessoas interessadas em ingressar na área de eventos.

Senac: No nível básico o aluno vai aprender a trabalhar em todas as etapas, desde coordenação, organização, realização, promoção e produção. As aulas também passeiam pela prospecção de clientes, relação com fornecedores, análise de custos, tendências e necessidades do cenário atual no mercado. Destinado a pessoas que já trabalham ou pretendem atuar na área.

Já no curso com foco em gestão de eventos corporativos o participante irá aprender mais sobre formatos de eventos corporativos, como trabalhar em equipe, analisar concorrência, tomar decisões, encontrar locais adequados para os eventos, montar apresentações de projetos ao cliente. Como o nível do curso é avançado, pede-se que o aluno já tenha feito o curso Básico de Organização de Eventos ou que seja formando em cursos de comunicação, hotelaria, marketing, eventos e turismo.

FAM: Com metodologia EAD (ensino à distância), o curso é ideal para quem procura flexibilidade e liberdade de tempo. As aulas são destinadas para quem já atua na área ou aqueles que querem atualizar os conhecimentos. A programação oferece especialização em desenvolvimento de projetos, gestão financeira de eventos, legislação vigente, planejamento, execução, negociação com clientes e captação de recursos.

Fael: Para quem pretende se aprofundar no tema, a graduação – também à distância – de planejamento e organização da Fael tem duração de dois anos e o aluno irá aprender a fazer orçamentos, saber em que área investir e também expandir os conhecimentos em estratégias de marketing.

Udemy: Também à distância, o curso da Udemy é feito tanto para pessoas sem prévios conhecimentos em eventos quanto para quem quer se atualizar na área. As aulas abordam toda as fases da organização de um evento e ensinam a planejar a parte gastronômica e os trajes ideais dos profissionais durante o trabalho.

Rio de Janeiro

Senac: São 180 horas de curso presencial e aulas práticas que irão abordar todas as etapas para a realização de um evento, como organização, planejamento, execução e também o pós-evento. Além disso, o curso orienta sobre gestão de pessoas e marketing de eventos.

CCE PUC-Rio: Voltado exclusivamente para hotelaria e turismo, o curso de extensão da PUC-Rio tem como objetivo aproximar o aluno do mundo da organização de eventos trazendo disciplinas como conceitos básicos da profissão, como planejamento e execução de eventos. Ainda na programação estão aulas práticas de ferramentas e técnicas para gestão de projetos. Feito para quem já atua na área ou para quem quer ingressar na profissão.

Estácio de Sá:  Para quem está interessado em um MBA presencial na área, a Universidade Estácio de Sá oferece o curso “Planejamento e Gestão de Eventos”, que aborda disciplinas como cerimonial, protocolo e etiqueta, empreendedorismo, captação de patrocínios, marketing e metodologia. O curso é bem completo para quem ainda não tem conhecimentos básicos na área e explora cada setor separadamente para que o aluno decida qual setor de eventos vai seguir profissionalmente.

UVA: A Universidade Veiga de Almeida tem na programação a pós-graduação em “Gestão Estratégica de Eventos”, com objetivo de qualificar profissionais em diversas áreas dentro da gestão de eventos e também aborda diversas áreas de atuação em eventos. Voltado para profissionais e para quem deseja se especializar em eventos.

Unopar: O curso à distância de “Gestão, Planejamento e Organização de Eventos” tem como foco capacitar os alunos para atuar na profissão abordando diversos tipos de eventos. Outras disciplinas de estratégia também fazem parte do curso, como pesquisa de mercado de eventos, controle financeiro e marketing do negócio. Indicado para aperfeiçoamento na área.