Este é um post da convidada Emily Wiseheart, gerente de conteúdo da Constant Contact.

Os eventos nem sempre são realizados pessoalmente. Atualmente, muitos eventos acontecem na sala de estar ou em qualquer lugar do mundo, desde que haja uma conexão à Internet.

 A melhor parte? Somente a organização de eventos online, ou “virtuais“, oferecem a oportunidade de alcançar muito mais pessoas do que apenas aquelas na sua localização geográfica. Essa é uma oportunidade para expandir a conscientização da sua marca e envolver um público com o qual você talvez não consiga se conectar.

Está pensando em realizar um evento? Por quê não fazê-lo virtual?

Os benefícios da organização de eventos online

Muitas empresas optam por realizar um evento on-line, como um workshop virtual ou um webinar, porque são mais baratos e fáceis de gerenciar do que os eventos presenciais – embora ainda sejam extremamente eficazes. Eles também podem ajudá-lo a expandir sua rede e aprimorar sua lista de contatos.

Menos logística

Você não precisa imprimir e enviar convites, vender ingressos físicos ou gastar tempo procurando o local perfeito para um evento on-line. Eventos virtuais também são mais fáceis para os participantes. Eles não precisam entrar no carro e combater o trânsito para chegar a tempo – nem precisam usar calças! – haha 🤣

Com um evento virtual, você pode enviar uma gravação aos inscritos posteriormente, para que eles nem precisem comparecer presencialmente para se beneficiar do conteúdo que você compartilhou.

Engajamento em tempo real

Outro benefício de sediar um evento on-line é a variedade e a quantidade de engajamento com os participantes. Como o público tem toda a sua atenção, você pode pedir que façam ou respondam perguntas. Não é incomum as pessoas ficarem nervosas durante os eventos presenciais e, às vezes, sentem-se mais à vontade para fazer as mesmas perguntas durante um evento on-line.

Dependendo da ferramenta de evento virtual que você usa, você pode até criar enquetes ou pedir às pessoas para lhe enviar uma resposta por uma janela de bate-papo. As informações que você coleta de seus participantes são inestimáveis ​​e podem ajudá-lo a criar ou refinar sua estratégia de negócios no futuro.

Orçamento mais baixo

Eventos físicos tendem a ser muito mais caros do que a organização de eventos online. Pense nos custos associados à alimentação de 300 pessoas, impressão de materiais promocionais ou contratação de pessoal. Eventos on-line podem ser realizados com muito menos pessoas, promovidos on-line com e-mail marketing e os participantes podem se alimentar no conforto de suas próprias casas ou escritórios.

Ideias para o seu próximo (ou primeiro) evento on-line

Você pode ter diferentes objetivos ao fazer a organização de eventos online. Embora muitos eventos virtuais sejam para fins de conscientização, você também pode usá-los para criar leads, promover produtos, arrecadar fundos ou vender o conteúdo em si, com os participantes comprando ingressos.

Seja qual for o caso, seu evento precisa ter valor suficiente para impulsionar as inscrições. Aqui estão alguns exemplos de eventos virtuais para ajudar você a escolher o tipo que funciona melhor para o seu caso:

  • Faça um workshop ensinando sobre seus conhecimentos de negócios;
  • Entreviste um influenciador da indústria;
  • Mostre como fazer seu brigadeiro mais popular;
  • Organize uma série de cursos sobre jardinagem;
  • Faça uma sessão de perguntas e respostas sobre sua empresa;
  • Demonstre seu novo produto;
  • Realize um webinar de conscientização, pedindo aos participantes que doem para sua causa.

Como promover seus eventos on-line

Como mencionado acima, um dos muitos benefícios de realizar um evento virtual é a capacidade de fazer todo o seu marketing on-line. Com o marketing on-line, vem a automação de marketing, simplificando todas as tarefas tipicamente manuais de marketing em processos fáceis e automatizados, como e-mail marketing.

Aqui estão algumas maneiras de promover seus eventos on-line:

  • Envie um convite por e-mail para sua lista de contatos;
  • Promova seu evento nas mídias sociais;
  • Faça com que os participantes se inscrevam ou comprem ingressos on-line;
  • Adicione o link de inscrição do seu evento ao seu site e newsletter
  • Não se preocupe – “automatizado” não significa “robótico”. De fato, a automação de e-mail marketing permite que você personalize e direcione suas comunicações para fornecer o conteúdo mais relevante para o seu público. Uma ótima maneira de usar o e-mail marketing é criar uma série de mensagens de e-mail automatizadas que são enviadas ao longo do tempo.

Um exemplo de uma série de e-mails automatizada pode ser:

E-mails de boas-vindas: agradeça aos clientes por se inscreverem, enviando-lhes um e-mail de boas-vindas automatizado que os lembre dos detalhes do evento, forneça informações de contato da sua empresa e ofereça promoções atuais.

E-mails de convite: configure uma série automatizada de convites por e-mail, dizendo para seus clientes em potencial que “se inscrevam antes que seja tarde demais!” – tornando-se mais urgente à medida que o evento se aproxima.

E-mails de lembrete: nas semanas que antecedem o seu evento, envie uma série automatizada de e-mails de lembrete para garantir que os inscritos tenham todas as informações necessárias.

E-mails pós-evento: envie um e-mail de “obrigado por participar” que inclua uma gravação do seu evento virtual e os convide para sessões futuras. As pessoas apreciam o envolvimento extra e se tornam mais propensas a participar do seu próximo evento.

Eventos virtuais fazem conexões reais

A organização de eventos online sempre tem uma maneira de aproximar as pessoas. É hora de convidar sua marca e seu público para um evento on-line.

Seria uma pena perder as vendas e o engajamento potencial, que você não receberia de pessoas que estão longe de você. Então comece e compartilhe sua experiência e valor com o mundo!