Não tem jeito, para cada evento que você organizar, ainda que todos sejam do mesmo tipo, eles terão características completamente distintas, e são esses detalhes que fazem toda a diferença na experiência do participante.

É praticamente impossível agradar a todos, mas convenhamos, existem formas de otimizar o seu evento que funcionam tanto para a equipe operacional quanto para os convidados.

Você já pensou que, de repente, alterar o layout da sala especialmente para o seu curso pode fazer com que as pessoas se sintam mais acolhidas e motivadas? Ou então, que oferecer a possibilidade de cada um montar a sua programação pode evitar que se sintam, de alguma forma, obrigados a falar somente sobre determinado tema?

Quando se trata de um curso, seja lá qual for a duração, o foco está principalmente em como fazer com que o participante  tenha o melhor aproveitamento possível em questões de conteúdo, afinal ele não está ali apenas a passeio. Nesse caso, identificar os objetivos pessoais e profissionais do seu público já é um grande trunfo, então por que não pensar em como tornar esse aprendizado ainda mais dinâmico?

Existem formas inovadoras de fugir de alguns métodos tão tradicionais. Então, chegou a hora de adotar novas ferramentas nos seus eventos, instigando o participante a experimentar experiências diferentes. E adivinha só: mais uma vez a tecnologia está ao seu favor! Vamos conferir como você ou os palestrantes podem receber as perguntas para palestrantes dos participantes em tempo real no seu curso?

Ferramentas para participantes enviarem perguntas para palestrantes em tempo real

Meetoo

Foi pensando em entregar uma experiência muito mais divertida e interessante que surgiu o Meetoo. Trata-se de um aplicativo para enquetes e mensagens que possibilita a conexão entre os participantes, além de mensurar as opiniões e o entendimento da plateia a respeito do que está acontecendo durante o seu evento.

Com isso, os participantes podem enviar suas dúvidas em tempo real, com isso o engajamento no evento cresce, uma vez que eles se envolvem no assunto e compartilham ideias ou questões, permitindo que você encoraje a colaboração e conheça melhor cada um deles.

Confira: E-book Como vender (mais!) aulas, cursos, palestras e workshops

VoxVote

VoxVote é um aplicativo de internet que funciona diretamente no seu navegador.  Depois de criar uma conta gratuita, você pode lançar perguntas com opções de resposta para que seja aberta uma votação ao vivo. Com as questões específicas on-line, basta pedir para o seu público votar utilizando simplesmente o próprio smartphone, tablet ou laptop conectado à internet e sem a necessidade de qualquer instalação. Fechando com chave de ouro, é possível exportar os dados obtidos em Excel para analisar pós-evento.

Google Slides

Em 2015, o Google utilizou a tecnologia do antigo Google Moderator em uma nova funcionalidade para o Google Slides. Por meio de um link, as pessoas podem acessar a sua página e fazer perguntas durante a apresentação, permitindo que um moderador classifique dúvidas, sugestões e ideias enviadas pelos participantes durante o seu curso, sem causar qualquer interrupção. Ao final essas questões aparecem ranqueadas na tela do apresentador, bem como nas telas de outros participantes, para que possam ver a resposta de outras pessoas, votar ou dar as suas contribuições.

Instagram

Já consolidado como uma maneira simples de capturar e compartilhar momentos, o Instagram apresenta mais uma ferramenta ligada ao Stories: o botão de perguntas. Você já deve ter usado em seu perfil pessoal, mas já pensou que ele pode funcionar muito bem durante o seu curso? Basta divulgar a conta do seu evento e deixá-la pública, em seguida adicione um post durante seu curso com o botão de perguntas ou até mesmo com o de enquetes.

Ambos funcionarão muito bem, porém tenha em mente que com as enquetes, você acaba por limitar ou inibir as perguntas dos participantes. Deixe livre e repasse para  quem está ministrando o curso; durante apresentação do conteúdo você pode aproveitar para moderar as perguntas e evitar duplicidade.

Já foi o tempo de passar o microfone em um auditório cheio. O seu evento sempre pode ser melhorado, então que tal trazer novidades como essas?

Se você quer mais dicas para renovar a forma como você pensa seus eventos, vem falar com a gente. Será um prazer ajudá-lo com o seu evento! 🙂