Divulgação

Descubra como anunciar seu evento nos canais digitais!

Ads ou anúncios para eventos: quais canais e como utilizá-los?

Aqui na Eventbrite Brasil, recebemos diariamente e-mails, ligações e mensagens de organizadores de eventos dos mais diferentes tipos e tamanhos com dúvidas sobre como realizar seus eventos da melhor forma possível. Boa parte dessas dúvidas estão relacionadas a atividades de Marketing, anúncios para eventos e como vender mais ingressos.

No post de hoje vamos falar sobre anúncios ou, como nós “marketeiros” gostamos de chamar, simplesmente Ads. Vamos restringir este tópico aos anúncios online, que são seguramente os mais utilizados e recomendados quando o assunto é divulgação de eventos e venda de ingressos.

Ads/Anúncios para eventos

Principais canais de anúncios para eventos

Quando se fala em anúncios online a maioria das pessoas imediatamente pensam em Facebook. De fato, a rede social criada por Mark Zuckerberg se tornou um canal obrigatório em praticamente todos os planos de marketing construídos atualmente, mas ela está longe de ser a única boa opção e nem sempre é onde você conseguirá os melhores resultados.

Confira abaixo os principais canais e dicas de como utilizá-los em prol do seu evento:

Facebook + Instagram

Como adiantamos logo acima, os famosos FaceAds e InstaAds são muito citados quando falamos de anúncios no ambiente digital. O Facebook é a rede social mais popular do mundo, com mais de 1,94 bilhões de usuários mundo afora (o Instagram tem 600 milhões) e isso por si só já é motivo o bastante para que seu evento esteja presente nelas.

Os eventos que normalmente têm maior sinergia e extraem melhores resultados do Facebook são de entretenimento, como festas e festivais, shows e gastronomia. Falando sobre formatos, vídeos curtos e imagens únicas são boas pedidas, enquanto carrosséis costumam performar melhor para conteúdos de e-commerce ou mais didáticos. Se você quiser saber como construir seus anúncios para eventos dentro do facebook, confira nosso texto específico sobre o tema!

Google Adwords

Muitas pessoas que não estão acostumadas com a ferramenta sentem até calafrios ao ouvir falar sobre a realização de campanhas no Adwords (anúncios de texto nas buscas do google). Trata-se apenas da primeira impressão, já que a ferramenta é muito intuitiva e auxilia o usuário durante todo o processo de criação dos anúncios.

A grande vantagem do adwords é que ao contrário de redes sociais, onde temos que segmentar nossos usuários usando critérios e afinidades, ele nos traz automaticamente um tráfego mais qualificado, já que as pessoas impactadas já estão procurando pelo que você tem a oferecer. O segredo aqui é saber escolher bem suas keywords e nesse sentido o Keyword planner é muito útil. Se quiser se aprofundar no Adwords, você pode consultar este conteúdo criado pela Resultados Digitais.

Youtube

O Youtube é o segundo site de buscas mais utilizado do mundo e isso quer dizer muita coisa. Existem muitas maneiras de segmentar sua audiência e também vários diferentes formatos a serem explorados, o que significa que você deveria fazer alguns testes em suas campanhas. Entretanto, existe uma verdade dita por Bill Gates em 1996 que vale aqui mais do que em qualquer lugar: Conteúdo é rei.

Neste caso, o primeiro passo é usar o conteúdo nativo da rede social em questão, ou seja, anúncios em vídeo. Existem formatos de Ads em Banners estáticos no Youtube, mas a performance tende a não ser tão boa assim. Se você vai anunciar em vídeos, vale a pena investir na produção desse conteúdo e utilizá-lo também no Facebook e no Instagram.


Linkedin

O Linkedin é a maior rede social para fins profissionais do mundo e oferece anúncios em formatos similares aos disponíveis no Facebook. Consultorias de RH, empresas de recrutamento, faculdades e cursos de extensão costumam usar os anúncios dentro do inbox dos usuários, mas para a venda de ingressos e para a maioria das finalidades, recomendamos os formatos convencionais.

O principal diferencial do Linkedin está na parte da segmentação do público e aqui vai a nossa maior dica: Experimente a segmentação por profissão/cargo do usuário. No caso da Eventbrite, as campanhas são direcionadas para pessoas cujos títulos profissionais estão relacionados à organização de eventos e isso costuma trazer bons resultados. Outra sugestão é utilizar o lance automático sugerido e diminuir depois, caso seus resultados estejam custando acima do desejado.

Concluindo…

Lembre-se, não existe fórmula mágica e os resultados serão diferentes de acordo com o setor de atuação de cada anunciante. Portanto, testar, descartar e otimizar o que funciona deve ser seu lema. O Marketing Digital deve ser estudado sempre empiricamente e com olhos bem abertos para as novidades e tendências.

Obrigado pela visita e espero que este conteúdo te ajude na hora de criar anúncios para eventos 🙂  Bom trabalho!

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Oi! Seja bem-vindo(a) ao nosso blog :) Sou publicitário e gerencio as campanhas com foco em conversão na Eventbrite Brasil. Por aqui você vai encontrar as melhores práticas para otimizar suas campanhas, aumentar sua receita e comemorar no fim do dia \o/

Fazer comentários