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Como começar no MailChimp: Tutorial de 3 passos para produtores de eventos

como começar no mailchimp

Como começar no MailChimp: a melhor ferramenta de e-mail marketing para promover qualquer tipo de evento.

Você que já sabe como integrar sua conta da Eventbrite com o MailChimp e entende a importância do e-mail marketing nas vendas de eventos, vai gostar deste post porque damos o bê-a-  para você iniciar como um profissional no mundo do e-mail marketing.

Para você que ainda não sabe que pode turbinar sua conta da Eventbrite com a integração da ferramenta MailChimp (o rei do e-mail marketing), tem tudo explicado neste post aqui do blog.

Agora, vamos desvendar bem rapidinho como começar no MailChimp para divulgar aquele seu grande evento!

Como começar no MailChimp – Passo 1) Construa listas e importe dados

Este é o primeiro grande segredo do seu sucesso no MailChimp.

Uma lista armazena os endereços de e-mail de seus contatos e outras informações valiosas para o sucesso de seu evento!

(A)
A partir da sua conta Eventbrite, você pode importar os participantes de todos ou parte de seus eventos (caso tenha mais de um evento) publicados na plataforma.

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Esta é tela de sincronização da Eventbrite para o MailChimp. Encontre-a a partir da aba Gerenciar de um evento seu na plataforma e vá até Extensões (no fim da coluna da esquerda) para encontrar o ‘MailChimp Sync’. Legenda da imagem acima: Você decide se quer sincronizar para o Mailchimp dados de participantes de todos ou parte de seus eventos já publicados na Eventbrite.

(B)
Mas você pode também, depois de logar no MailChimp, criar suas próprias listas.

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A cada nova lista criada, será solicitado a inserção de informações padrão como o seu endereço de e-mail e uma mensagem para lembrar seus contatos quem você é.

Não se assuste: tudo é muito intuitivo no MailChimp!

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O próprio MailChimp vai te guiando no preenchimento dos campos, dando exemplos bons e ruins. Se precisar, jogue as informações no Google Tradutor para traduzir para o português.

Antes de finalizar com o ‘Save’ de sua mais nova lista, outras  informações serão perguntadas como ‘Form Settings’ e ‘Notifications’. Você pode optar por não preencher esses campos ou, até mesmo, voltar mais tarde e editar tudo aquilo que já havia sido feito ou não.

Feito isso, você já pode pensar em importar dados para sua mais nova lista no MailChimp.

A tela abaixo é o que você deve ver após clicar em ‘Save’ na primeira parte de criação de uma lista.

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Em Switch List, você vai para outras listas. Em Add contacts ou Import contacts, você importa dados de fontes externas.

Lembre-se que ao chegar na etapa de importação de dados, você poderá optar por usar:

  1. arquivos de texto (.csv e .txt): quando tiver todos os dados em uma planilha excel, você usa o comando Salvar Como e altera o tipo de arquivo para uma das opções de texto – .csv ou .txt, é super fácil;
  2. copiar e colar de um arquivo excel: opte por esta opção quando tiver poucos dados para importar. Vá até a sua planilha, copia os dados que deseja, volte no MailChimp e cole no campo indicado.
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Basta seguir os passos da importação de contatos que escolher. A qualquer momento, você pode também deletar contatos importados. Portanto, não tenha medo. Vá em frente e experimente!

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Nesta etapa, o próprio MailChimp vai te lembrar que se importar mais de 2mil endereços de e-mail, você será solicitado a migrar para uma conta paga – caso ainda esteja usando o Plano Forever Free!

Como começar no MailChimp – Passo 2) Crie campanhas

Seu segundo grande segredo de sucesso no MailChimp: criação de campanhas!

Uma campanha é uma mensagem de marketing que você compartilha via e-mail, anúncios ou outros canais. No MailChimp, a maioria dos usuários começa com uma campanha de e-mail normal.

Portanto, é neste passo que você inicia com o design dos seus e-mails para criar suas campanhas e começar a compartilhar sua mensagem.

Não tem muito como errar! Porém, se achar que errou não tem problema porque a qualquer momento você pode voltar e editar tudo!

Agora, é só seguir os passos para criar sua primeira campanha no MailChimp!

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A partir da aba ‘Campaigns’, você encontra o botão ‘Create Campaign’ para criar uma nova campanha e também uma lista com campanhas anteriores.

Lembre-se: inicie com uma campanha de e-mail normal.

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Após clicar em ‘Create Campaign’, você será direcionado para uma tela como esta ou similar. Escolha ‘Create an Email’.

Ou ‘regular’ no inglês da ferramenta!

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Mais uma vez, será pedido a você para fazer uma escolha….fica tranquilo, depois da primeira vez tudo fica fácil! Para iniciar, escolha ‘Regular’ – ok?

E daí, você terá uma tela com a estrutura básica de sua campanha:

  1. Destinatários ou ‘To’ em inglês;
  2. Remetente ou ‘From’;
  3. Título ou ‘Subject’ e
  4. Conteúdo ou ‘Content’.
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Esta é a tela com a estrutura básica de sua campanha.

Clique para adicionar destinatários, nome e e-mail do remetente, título da mensagem e assim por diante; de novo você vai perceber que tudo – mas absolutamente tudo! – é intuitivo no MailChimp 🙂

Importante:
Talvez, a única parte um pouco mais avançada nesta etapa é a de segmentos de uma lista.

Os segmentos representam os diferentes grupos que podem existir naquela sua lista. Alguns exemplos de segmentos que você mesmo pode criar:

  1. Contatos que abriram uma das suas cinco últimas campanhas;
  2. Contatos que não clicaram na sua última campanha;
  3. Contatos que compraram recentemente um ingresso ou inscrição e
  4. Contatos que vivem em uma determinada cidade.

Não se assuste! Conforme for se acostumando com o MailChimp, a segmentação de listas será natural e um meio importante no qual você se apoiará para se comunicar melhor com o público de seu evento.

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Ao selecionar a Lista para qual deseja enviar a campanha, você pode escolher enviar apenas para segmentos dessa lista. Lembre-se: os segmentos podem ser criados por você ou aqueles já pré-definidos pelo MailChimp.

Extra sobre segmentação
Para ler mais sobre como funciona a segmentação do MailChimp, vá para este artigo aqui (somente em inglês).

CONTEÚDO E DESIGN DAS CAMPANHAS
E por último, ainda como parte de estruturação da sua campanha, vem o mais legal do processo: Conteúdo e Design do email.

Ao clicar em Design Email, você ganha inúmeros templates pré-prontos como também encontra o campo especial ‘Code your own’ para incluir o HTML preparado pelo seu designer – caso já trabalhe com um profissional.

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Sobre os templates do MailChimp:

Os modelos ‘Featured’ fornecem recomendações para um tipo de conteúdo em uma campanha,  muito útil quando se quer atingir um objetivo específico: apresentar novidades, compartilhar uma grande notícia ou enviar uma newsletter.

Os modelos ‘Básicos’ permitem adicionar conteúdo a layouts em branco. Você seleciona o modelo conforme sua necessidade e gosto pessoal: uma coluna, 

Em ‘Themes’, você  seleciona layouts pré-definidos. Aqui, vale lembrar que há modelos para eventos com cerca de seis templates entre convites e uma newsletter!

Extra sobre design de e-mails
Para saber mais como estruturar o conteúdo e design de um e-mail marketing, consulte o Guia de Design de E-mail do MailChimp (somente em inglês).

Como começar no MailChimp – Passo 3) Teste e envie

Pronto! Com seu layout escolhido e editado, você está praticamente com tudo pronto para enviar sua primeira campanha de e-mail marketing de seu próximo evento.

Para alcançar sucesso, teste sua campanha e tenha uma idéia do que seus contatos verão em suas caixas de entrada.

Aí, quando estiver com tudo pronto, agende (botão ‘Schedule’) ou envie (botão ‘Send’) sua campanha.

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Quer saber como testar sua campanha?

  1. Envie um TESTE para você mesmo e mais alguém que trabalha junto com você.
    Desta maneira, vocês poderão ler mais uma vez a mensagem para encontrar possíveis erros, se colocar no lugar do destinatário e tentar entender sua reação ao ler a mensagem.
  2. Leia o conteúdo em voz alta para ajudar na identificação de erros de digitação.
  3. Clique em todos os links contidos na mensagem para verificar que estão corretos e direcionados para as páginas que escolheu.
  4. Configure contas de e-mail nos serviços mais populares: Gmail, Yahoo e Hotmail.
    A
     aparência da sua campanha pode variar ligeiramente de um cliente de e-mail para outro. Portanto, envie testes para essas suas contas para saber como sua campanha será exibida nas caixas de entrada de seus destinatários 🙂

Antes de concluir este post!

Após enviar sua campanha, fique de olho nos relatórios para entender o desempenho do seu e-mail marketing e para melhorar sua estratégia de vendas de ingressos ou inscrições. 

Não dispare outras campanhas sem entender o que deu certo e o que deu errado com a(s) anterior(es).

A dica de ouro: porque todo fim de post precisa agregar – né?

Além de usar o e-mail marketing para se comunicar melhor com os diferentes públicos de seu evento e vender mais, é importante ficar atento e pensar como capturar os principais contatos (como nome, e-mail e etc) daqueles que possam ter interesse nos eventos realizados por você e que ainda não estão em sua base dados!

Para te ajudar no crescimento de sua base, o MailChimp oferece a possibilidade de Formulários de Signup (Signup forms) mesmo para quem não tem um site próprio!

Sim, você pode coletar informações de novos interessados em seus eventos direto da sua Fanpage do Facebook, daquele seu super grupo de Whatsapp e muito mais 🙂

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A partir de uma Lista, vá até Signup forms. Escolha General forms para distribuir um link de cadastro e, assim, capturar novos contatos. Escolha Facebook form para inserir um formulário de cadastro em sua Fanpage.

O que mais você precisa saber sobre o Mailchimp?

Como uma ferramenta de automação de marketing que entrega e-mails, a plataforma cumpre as leis anti-spam e os padrões da indústria do e-mail marketing estabelecidos por provedores de serviços de internet. Portanto, você pode confiar no MailChimp!

Porém, certifique-se de estar familiarizado com a lista de requisitos (texto somente em inglês) e com as práticas anti-spam. 

Quer entender quais são as métricas mais importantes e como utilizá-las a favor do marketing de eventos? 

Baixe o e-book da Eventbrite: E-mail Marketing para Eventos.

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Olá, eu sou a Andrea Prandini e trabalho com eventos há muito tempo! Meu objetivo neste blog, como Demand Generation Manager, é mostrar aos organizadores como a Eventbrite pode facilitar suas vidas e melhorar seus eventos.

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