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10 dicas de marketing digital para divulgar o seu evento

dicas de marketing digital para eventos

10 dicas de marketing digital para eventos

A organização de um evento consiste na elaboração de diferentes etapas, que vai do planejamento e pesquisa inicial à divulgação do projeto já formado. Contudo, para alcançar o sucesso entre a sua audiência, é preciso promover o evento nos lugares certos, apropriando-se de ferramentas e estratégias que aumentem as chances de atingir o público ideal para a sua produção. Para isso, dicas de marketig digital para eventos podem te ajudar a elaborar estratégias que irão ajudar a esgotar os seus ingressos.

Hoje em dia, um dos principais meios para a divulgação de qualquer evento é, sem dúvidas, o ambiente digital. Por meio da internet e suas diversas possibilidades, como a criação de e-mail marketing, estratégias de mídias sociais e conteúdo otimizado, é possível ampliar o alcance e alavancar as vendas de ingressos ou inscrições para o seu evento.

Mas como posso desenvolver um planejamento eficaz para a promoção na internet, com dicas de marketing digital para eventos?

Confira as dicas de marketing digital que a Eventbrite Brasil preparou você divulgar o seu show, feira, congresso ou workshop na internet, tornando o evento um sucesso:

Use a base de dados para envios de E-mail Marketing

Quando utilizado de forma correta, o e-mail marketing se torna um grande aliado na divulgação de um evento. Se você já possui uma relação com dados potenciais, que participaram de projetos passados ou demonstraram interesse no atual, aproveite e encaminhe novos e-mails com conteúdo relevante, capazes de instigar o leitor a conhecer mais sobre o evento, levando à conversão.

Dica extra: Com a Eventbrite, você pode enviar e-mails para uma base já cadastrada e manter uma ação de relacionamento com o seu público. Ah, não se esqueça de definir a periodicidade e filtros antes do envio, evitando assim o aborrecimento por parte do receptor!

Leia também: Como fazer e-mail marketing para eventos? (ebook)

Crie estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é, atualmente, uma estratégia presente de forma unânime nos planejamentos de marketing digital. A tática, que visa atrair o público por meio de ações e conteúdos orgânicos na internet, como blog, vídeos ou ebooks, pode ser uma excelente ferramenta na divulgação de um evento. Use a criatividade e engaje o público com ações exclusivas, hashtags, imagens e textos relacionados ao projeto.

Integre o seu evento com o Facebook

Os eventos criados no Facebook são excelentes oportunidades de alcançar o público-alvo de forma rápida e disseminar o evento em toda a rede. Além de possibilitar a interação dentro da plataforma, o Facebook informa aos amigos dos interessados sobre a realização do evento, aumentando o índice de compartilhamento orgânico. Por isso, se o seu público está presente na rede social, não deixe de marcar presença por lá, atualizando todos sobre os acontecimentos e novidades.

Na Eventbrite é possível promover de forma gratuita a integração do seu evento com o Facebook, criando automaticamente um novo evento na rede social e exportando todas as informações da plataforma, como data, local e imagens, economizando tempo e facilitando a gestão do seu público por lá.

Confira: Atraia mais pessoas em menos tempo com os eventos oficiais do Facebook

Segmente os anúncios para o público correto

Um dos grandes erros ao criar campanhas online, tanto no Facebook Ads, como no Google Adwords, é a segmentação errada do público. Ao desenvolver os anúncios para o seu evento, é preciso ter a definição exata do perfil do público-alvo que será impactado pelas campanhas. Segmente ao máximo os seus anúncios, filtrando por localização, hábitos, gênero e diversas outras opções disponíveis nas duas plataformas. Desse jeito, você terá mais chances de atingir o seu público e evitará o desperdício de verba com ações sem resultados!

Siga o seu público com o Retargeting

Outra grande dica para as campanhas digitais do seu evento é o uso do retargeting.- também conhecido como remarketing. A estratégia do Google Adwords cria uma marcação para cada cliente que demonstrou interesse pelo evento, seja por meio de buscas ou visualizações, e através dos cookies, o usuário, mesmo após sair da página do evento, será impactado por anúncios relacionados à ação em outros sites ou redes sociais.

Cupons e ações promocionais

Em tempos de crise, cupons promocionais ou a realização de ações que concedam ao público algum tipo de desconto ou regalia, podem ajudar a impulsionar a venda de ingressos. Caso exista a possibilidade, busque atrelar essas ações às redes sociais com cupons exclusivos para a internet. Além de movimentar as vendas, você também conseguirá gerar mais tráfego para a página do evento e proporcionar exclusividade aos internautas.

O poder dos influenciadores

Entre as dicas de marketing digital para eventos, construir uma audiência sólida, principalmente no início do projeto, está entre uma delas, e isso não é uma tarefa fácil. É preciso conquistar a confiança do público antes mesmo da realização do evento, gerando interesse e atraindo-os para a conversão. Além da qualidade, line up e um propósito bem definido, é possível alcançar esse objetivo com a ajuda de influenciadores digitais. Esses profissionais fazem parte de uma nova geração de influenciadores – título antes concedido apenas aos grandes artistas -, que contam com um número considerável de seguidores, em sua maioria nichado, e alto poder de persuasão, impactando diretamente na decisão de compra de sua audiência.

O trabalho com influenciadores pode ajudar a trazer o público certo para o seu evento. Mas para isso, é preciso cuidado e muito estudo antes de escolher a imagem que se tornará embaixadora do seu projeto. Levante aqueles que mais se aproximam do estilo do evento, verificando a relevância de seu conteúdo e poder de engajamento com o público.

Trabalhe o SEO em seu conteúdo

Você sabia que é possível atrair pessoas para o seu evento pela internet, sem um grande investimento em campanhas digitais? Por meio da técnica de SEO (Search Engine Optimization), que visa otimizar as buscas em sites como Google e Yahoo, você pode levar o seu evento para as primeiras páginas durante uma pesquisa. Tudo isso por meio da estruturação correta do conteúdo digital e uso de palavras-chave selecionadas, gerando assim mais resultado orgânico para o seu site.

Crie vídeos ou transmissões ao vivo

Que tal trabalhar em ações que aumentem a curiosidade e interesse do público no evento?! A solução pode ser a produção de vídeos com as atrações escaladas para o grande dia, convidando o internauta a participar do projeto, ou transmissões ao vivo nas redes sociais, mostrando detalhes de produção, tirando dúvidas e revelando informações de interesse do público.

Escolha uma boa plataforma para a venda de ingressos

Não há nada mais frustrante do que divulgar um evento ao público, gerando expectativas, e enfrentar problemas na hora de comercializar os ingressos – seja com queda de servidor, congestionamento ou problemas na emissão da entrada. Ao promover qualquer evento, é preciso ter a garantia de que a plataforma de venda de ingressos será eficaz em todo o processo de compra e experiência.

Com a Eventbrite, você foge das dores de cabeça decorrente dos problemas na comercialização e gestão de todo o evento, criando, promovendo e gerenciando o projeto em um único lugar. É simples e rápido! Conheça a plataforma e se encante com as funcionalidades e automação da Eventbrite. Será um prazer ter o seu evento com a gente!

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Olá, eu sou o Gui Mendes, publicitário e produtor multimídia! Estarei por aqui semanalmente com dicas práticas, cases e diversos conteúdos relacionados ao mercado de eventos, para que o seu projeto saia na frente e se torne ainda maior! =)

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