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Facebook Ads para eventos tudo o que você queria saber mas não tinha a quem perguntar

Facebook Ads

Facebook Ads: tudo que você precisa saber!

Este blog post foi atualizado com as novidades do Facebook Ads lançadas pela rede social em 2017.

Se você tem como meta crescer o seu evento, não há outra saída a não ser investir em promoção nas redes sociais. E como boa parte dos internautas, incluindo seus seguidores e potenciais participantes passam a maioria do seu tempo online navegando no Facebook, nada mais oportuno do que usar este canal para alcançar mais pessoas e vender mais ingressos: os Facebook Ads.

Após publicar um evento na timeline da sua fanpage, um botão azul no canto direito do post, convida o organizador para impulsionar o evento. Mas será que essa é mesmo a melhor opção de anúncio pago nesta rede social?

Existem 4 tipos de anúncios para promover o seu evento no Facebook e neste post vamos abordar cada um deles. Acredite, após ler essas dicas, você vai economizar muito dinheiro.

1) Facebook Ads: Impulsionar evento a partir da fanpage

Ao clicar no botão ‘impulsionar evento’, a partir da publicação do seu evento na fanpage, é possível escolher entre dois objetivos para criar uma campanha de anúncios paga: alcançar mais pessoas ou levar usuários ao site de venda de ingressos. Escolhendo o objetivo “Alcance“, o Facebook irá otimizar sua campanha buscando usuários propensos a responderam ‘tenho interesse’ ou ‘participar’ no seu evento, para impactá-los com seu anúncio. A cobrança será feita por impressões – Custo por Mil (CPM), ou seja, a cada 1.000 vezes que o anúncio for exibido.

Já na segunda opção – Tráfego – um botão dizendo ‘compre agora’ será adicionado no canto direito do anúncio e o Facebook irá buscar usuários inclinados a clicarem neste botão para saber mais informações sobre os ingressos independente de realizarem ou não uma compra. A cobrança deste anúncio pode ser feita por cliques (CPC) ou impressões (CPM). Recomendamos utilizar o CPC nesse caso e começar com o custo automático sugerido pelo Facebook.

Impulsionar um evento a partir da sua fanpage é uma forma simples e rápida de criar uma campanha de Facebook Ads. Porém, independentemente do objetivo escolhido, as opções de otimização, segmentação de público, posicionamento e cobrança são limitados em prol da praticidade. A boa notícia é que este anúncio é inserido automaticamente no gerenciador de anúncios do Facebook e para ter acesso às configurações avançadas e fazer edições basta acessá-lo logo após impulsionar um evento na sua fanpage.

2) Aumentar a participação no seu evento

Ao criar um anúncio com o objetivo “Envolvimento – Participação em Eventos” no gerenciador de anúncios ou power editor, seu post patrocinado será mostrado para usuários inclinados a responderem ‘tenho interesse’ ou ‘participar’ na publicação do seu evento como mencionado acima.

A diferença aqui é que as opções de otimização, posicionamento, escolha de público e cobrança não são limitadas pois o anúncio é criado dentro do ambiente do gerenciador de anúncios e não a partir da sua fanpage. Ou seja, você pode escolher otimizar por impressões (exibir o seu anúncio para pessoas quantas vezes for possível), pelo envolvimento com a publicação  (pessoas propensas a dar like, curtir e compartilhar a publicação) e ainda por alcance único diário (quando o anúncio é exibido somente uma vez por dia e por pessoa).

Este formato é mais utilizado para fazer a divulgação de eventos gratuitos, que não possuem um site de venda de ingressos e a cobrança é feita por impressões (CPM).
Dica: No Facebook não é possível obter o e-mail dos usuários que respondem ao seu evento, para construir uma base de e-mail de participantes sugiro criar o evento, mesmo que gratuito, em uma plataforma de gestão de eventos online e promover o site, que é gerado automaticamente, no Facebook para obter as inscrições. A Eventbrite por exemplo, é 100% grátis para eventos gratuitos.

3) Enviar pessoas para o seu site

Neste formato o mais comum é fazer a otimização por visitas recebidas no site de ingressos incluso no anúncio, ou seja, o Facebook irá buscar usuários propensos a clicaram no botão ‘compre agora’ do seu anúncio para obterem mais informações sobre as vendas independentemente se irão concluir a compra ou não.  

Como mencionei no começo deste post, este objetivo também está disponível quando você impulsiona um evento a partir da sua fanpage, a diferença aqui também é que as opções de público, posicionamento, cobrança e otimização não são limitadas, pois novamente o anúncio é criado a partir do gerenciador de anúncios. Como é possível otimizar por impressões e alcance único diário, a cobrança deste anúncio pode ser tanto por cliques (CPC) gerados no site quanto por impressões (CPM). 

Leia também: Como interagir com os participantes do seu evento nas redes sociais? Pré, durante e pós-evento

4) Aumentar conversões no seu site 

Se o seu evento possui um site de ingressos e sua meta é aumentar as vendas, esta opção é a mais indicada. Se escolher otimizar por conversões o Facebook irá buscar usuários inclinados a comprarem um ingresso para exibir o seu anúncio. E para saber o retorno do investimento (ROI) neste anúncio pago, é necessário criar um pixel de rastreamento no Facebook e fazer a programação do código no seu site.

Desta maneira, você saberá exatamente quantos ingressos foram vendidos por meio do seu anúncio e quanto você pagou por cada conversão. Para os usuários da Eventbrite a criação e inclusão do pixel é feita automaticamente no site do evento por meio da integração exclusiva no Brasil com esta rede social.

O Facebook recomenda otimizar por conversão somente se estiver realizando 15 ou mais vendas de ingressos por dia no site. Do contrário, é melhor otimizar por cliques no site ou impressões, opções também disponíveis neste formato.  A cobrança deste anúncio pode ser por cliques no link, impressões e conversão.

Instragram

Há algum tempo a gestão dos ads do Instagram acontece também dentro da ferramenta de Facebook Ads. Isso é ótimo pois facilita e muito o processo de publicação do conteúdo, mas cabe aqui uma dica para quem busca extrair o máximo em seus resultados: Crie grupos de anúncios separados para Facebook e Instagram.

O conteúdo dos ads pode até ser o mesmo, mas é muito mais fácil de analisar resultados e ajustar as veiculações quando separamos por rede social 🙂

Conclusão: Existem 4 tipos de anúncios pagos para fazer a promoção do seu evento no Facebook, e para não perder dinheiro é preciso ter em mente o objetivo que quer alcançar com o seu anúncio antes de escolher a campanha desejada.

Leia também: Benefícios de gerenciar seus eventos em uma plataforma de gestão de eventos online

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Oi! Seja bem-vindo(a) ao nosso blog :) Sou publicitário e gerencio as campanhas com foco em conversão na Eventbrite Brasil. Por aqui você vai encontrar as melhores práticas para otimizar suas campanhas, aumentar sua receita e comemorar no fim do dia \o/

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