Divulgação

O que é plano de marketing e por que é importante para o sucesso do seu evento?

O que é plano de marketing

Descubra o que é plano de marketing e por que é tão importante

A comunicação que surgiu lá atrás, com simples desenhos nas cavernas está se desenvolvendo cada vez mais e, com isso, os processos têm se tornado cada vez mais eficientes – se forem aplicadas as técnicas corretas. E é aí que entram as boas práticas do marketing. Porém, o que é plano de marketing?

Dentre todo um conjunto de recursos, o marketing é o que mais soa como negativo para os receptores. Com visões um tanto equivocadas, acabamos relacionando o marketing com campanhas enganosas de uma propaganda mal pensada. E isso não é tão diferente quando falamos dos eventos.

Pensando nisso, vamos apontar aqui os pontos principais para que você consiga entender o que é plano de marketing e te ajudar a elaborar um plano de marketing de sucesso para seu evento.

Afinal, o que é plano marketing, realmente?

Apresentado pelo “pai do marketing”, Philip Kotler, a ação consiste em um processo social simples, onde os indivíduos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca com produtos de valor. Enquanto isso, Marcos Cobra também afirma o marketing como o simples ato de comercializar.

Vendo desta forma tudo se torna mais um sistema frio e puramente de interesse, mas sabemos que quando se fala de eventos, a história muda muito! Vender eventos vai muito além dos ingressos, trata-se de conquistar, encantar e manter o cliente/participante.

Sabendo disso, podemos apontar o marketing como um processo dinâmico que demanda pesquisa de mercado e planejamento com ações integradas, para identificar os desejos e necessidades humanas do momento, transformando-se também em um instrumento de gestão valioso do seu negócio.

Já ouviu falar do Mix de Marketing?

Partindo do conceito de que fazer marketing envolve o trabalho conjunto de todas as funções responsáveis por tornar possível que um produto ou serviço seja adquirido pelo público final, precisamos falar sobre os 4 Ps que compõem o Mix de Marketing.

Quando os 4 Ps estão em equilíbrio, todo o esforço para influenciar e, principalmente, conquistar o público, apresenta retorno. Isso porque representam os quatro pilares básicos para qualquer estratégia de marketing, formados por: Produto, Preço, Praça e Promoção.

  • Produto: Está relacionado à demanda; é puramente aquilo que você oferta, juntamente com um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis que são ofertados em seu produto ou serviço.
  • Preço: O único elemento que gera receita no plano estratégico. O preço deverá ser atrativo para o público, avaliando custo, lucro, prazos e descontos. Fora isso, o preço será variável; de acordo com a situação econômica do momento.
  • Praça: Surgindo e interferindo diretamente na segmentação de público, a praça avaliará a melhor logística para distribuição/oferta do seu produto ou serviço.
  • Promoção: Pensando nas maneiras de fazer com que seu cliente tome conhecimento da sua existência, a promoção trabalha as estratégias de divulgação nos canais mais apropriados para seu tipo de produto ou serviço.

Baixe: Plano de marketing e comunicação para eventos, semana a semana

Como fazer o plano de marketing do seu evento?

Seja qual for o tamanho do seu negócio, e até mesmo do seu evento, dedicar-se para elaborar um bom plano de marketing te ajuda a gerar ainda mais valor para o que você entrega. E você pode conseguir isso em apenas 5 passos!

1- Análise de ambiente

O primeiro passo para que você consiga elaborar e entender o que é plano de marketing, focado em seus eventos, é avaliar quais são os fatores internos e externos que podem causar algum tipo de influência. Avalie também o segmento em que determinado evento está inserido.

Nesse ponto vale investir algum tempo para realizar uma matriz SWOT (Strengths,Weaknesses,Opportunities and Threats), também conhecida por FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), em português. Lembre-se ainda de ter muito claro o budget disponível para as ações de marketing, a fim de conseguir dar continuidade ao plano.

2- Análise de público

Você já deve ter ouvido falar de uma história em que nem sempre o seu público-alvo é o próprio consumidor, certo? E isso se repete aqui também. Mais uma vez, vale o investimento em uma análise e até pesquisa de quem você quer impactar e atrair ao seu evento.  

Confira: Como criar personas para o seu evento?

3- Análise de mercado

Lembra-se da matriz SWOT lá do primeiro passo? Pois bem, ela também será útil nessa etapa. Em oportunidades ou ameaças, você colocou alguma empresa de segmento semelhante ao seu? Aqui é o momento de decidir o que será visto como concorrente e o que poderá ser classificado como inspiração para inovar em seus próprios eventos.

4- Definição de estratégias e ações

Uma vez definido o objetivo do seu plano de marketing, será ele o responsável por nortear todas as ações a serem tomadas para aplicar por todo o planejamento.

Aqui será a hora de avaliar o que realmente tem a ver com a sua proposta. Quais serão as plataformas utilizadas para o evento, onde e como será feita a divulgação, etc.

Planeje-se: plano de marketing para eventos – 16 semanas

5- Definição de cronograma

Bem conhecido pelos eventos, o cronograma também se encaixa perfeitamente no plano de marketing. Aliás, quem é que consegue viver sem um destes? O cronograma vai te ajudar desde o primeiro passo, mas principalmente para monitorar a recorrência das ações de marketing do seu evento – já que todo plano de marketing não tem fim.

Afinal, o que é plano de marketing e qual é a sua importância para eventos?

Depois de todo esse conteúdo, fica fácil dizer porque você precisa investir em um plano de marketing, certo? Responsável por nortear suas ações, estruturar melhor o seu negócio e contribuir para alavancar o poder de impacto do seu evento, o plano de marketing tem a facilidade de ser completamente adaptável, sem repetir modelos engessados e sem inovação.

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Sou relações-públicas e trabalho com eventos há alguns anos. Vou trazer a vocês, dicas e novidades do mercado para que seus eventos sejam um sucesso, além de mostrar as diversas formas que a Eventbrite pode facilitar na concepção e execução dos seus projetos. Vem com a gente!

Fazer comentários