Divulgação

Qual a melhor estratégia de divulgação para meu evento?

estratégia de divulgação

O desafio de um organizador de eventos é, sem dúvida, conseguir a participação de maior público possível.

Para que essa meta seja atingida, é necessário (durante a etapa de planejamento, ou seja, no pré-evento) encontrar uma estratégia de divulgação que alcance a potencial audiência, despertando o interesse em participar do evento, curso, congresso ou conferência idealizada.

Em primeiro lugar, é necessário definir duas questões:

  • Qual a mensagem a comunicar?
  • Quem é seu público-alvo?

No tocante à mensagem: é necessário que esteja clara e que responda a uma série de perguntas, as quais irão definir o interesse ou não do público em potencial – os famosos 5 W:

  • What / O quê: aqui falamos a respeito da denominação do evento, seu nome e conteúdo;
  • Who / Quem: quem organiza o evento, quem são os convidados especiais, palestrantes, moderadores, coordenadores, etc;
  • Where / Onde: a respeito da sede do evento, sua capacidade, serviços e infraestrutura;
  • When / Quando: data e duração do evento;
  • Why / Por quê: a temática e os objetivos que motivam a existência do evento.

Ainda, podemos adicionar uma sexta pergunta:

  • How / Como: o modo com o qual se desenvolverá o evento, o programa, os recursos, os patrocinadores e os apoiadores.

identidade que você está buscando imprimir ao evento irá lhe ajudar a estabelecer a mensagem a ser comunicada.

Em segundo lugar, é preciso analisar o público-alvo, o seu target!

Para que você possa identificar melhor sua audiência, formule qual é o perfil dos potenciais participantes. São formais ou informais? São extremamente sérios ou desejam um contato mais pessoal e despojado? Não se pode tratar um congresso de medicina e um evento de networking para empreendedores da mesma forma.

Uma vez que você tenha claros esses pontos, será mais fácil determinar os canais mais eficientes para divulgação do evento.

Em seguida, dividimos e relacionamos os principais canais, para que você possa escolher os mais adequados para seu evento:

  • Websites ou Blogs: será o lugar onde potenciais participantes buscarão mais informações sobre o evento e seu tema;
  • E-mail:pode ser muito eficiente se você possui uma boa base de dados, já que proporciona grande alcance com baixo custo;
  • Redes Sociais: não alcança unicamente o público de um blog ou site, mas posiciona sua marca e o nome do seu evento em redes como Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube;
  • Mala Direta: o folheto ou informativo impresso para envio por correio convencional. Esse meio é mais custoso e leva mais tempo, exige arte e diagramação, mas garante que a propaganda chegará às mãos do potencial público presente em seu banco de dados.

Leia mais:

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Escrito por

Olá! Meu nome é Fernanda Mizzin, sou Relações Públicas e gerencio as redes sociais da Eventbrite Brasil. Vou escrever neste blog sobre cases, perfis de organizadores, novidades sobre a empresa e dicas para você ter a melhor experiência durante o seu evento.

1 Comentário

Leandro March 7, 2015 'Contestar', 'depth' => $depth ))); ?>

Muito boas suas explicações.
Vamos divulgar em breve nosso site e nossa palestra e gostei muito das dicas.

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