Você sabe o que é um borderô para eventos? Já precisou fazer um para o seu evento? Ou sabe como ele pode lhe ajudar em seu planejamento estratégico para vender mais ingressos?

A seguir vamos ver como esse tipo de relatório pode facilitar a vida dos organizadores de eventos e aprender como fazer borderôs simples e eficientes.

A palavra borderô vem do francês “borderau” e significa lista, nota, fatura ou registro.  Segundo o dicionário Michaellis, um borderô é uma “nota discriminativa de quaisquer mercadorias ou valores entregues sob a forma de extrato recapitulativo do débito e do crédito de uma conta ou dos movimentos de uma operação comercial”.

Entendeu? Vamos explicar!

Originalmente, borderôs eram – e continuam – utilizados em bancos e no sistema financeiro para controlar o pagamento de cheques e faturas. Em seguida, a palavra também passou a ser utilizada para designar os relatórios do movimento da bilheteria de um evento ou espetáculo. Entretanto, existem diversas outras aplicações similares denominadas borderôs, como em procedimentos de exportações, na descrição de dívidas ativas ou para a autorização do pagamento de contas.

Por que os organizadores de eventos precisam fazer borderôs?

Assim como outros prestadores de serviços, organizadores de eventos também recolhem impostos. Entretanto, em muitos casos, eles não emitem uma nota fiscal a cada vez que vendem um ingresso.

Desta forma, para o cálculo de impostos como o ISS (Imposto Sobre Serviços) e de acordo com a fiscalização local de cada município, organizadores de eventos de alguns segmentos, como o de shows, espetáculos teatrais, partidas de futebol, cinema etc., devem entregar um relatório (borderô) da bilheteria de seus eventos para a conferência da prefeitura e cálculo das taxas.

Assim, um borderô de ingressos é feito para informar e servir para a conferência do número de presentes em espetáculos de teatro, shows, partidas de futebol, cinema etc.

E o que eu ganho com isso?

Mais do que prestar contas, você pode utilizar o borderô de seu evento para gerar insights sobre a venda de ingressos.

Você pode, por exemplo, analisar qual lote teve mais saída, qual período performou melhor, qual tipo de ingressos as pessoas preferem (pista VIP, inteira, meia etc.), verificar o desempenho de seus cupons de desconto, vendas para grupos de participantes e muito mais.

Você pode gerar dados concretos para analisar quais dias da semana e fases do mês seu evento atrai mais público, como no caso de um espetáculo teatral, por exemplo.

Baseado nestas informações, é possível definir novas estratégias para a promoção e para a venda de um show ou espetáculo. Acredite: números e estatísticas fazem bem para a saúde financeira de seu projeto!

Quer saber mais sobre estratégias para a venda de ingressos? Baixe nosso ebook O Preço Ideal: Como definir uma estratégia de precificação para seu evento

Mas como elaborar um borderô?

Existem algumas formas de se elaborar o borderô da bilheteria de um evento. Em alguns casos, eles podem ser feitos manualmente acompanhado dos canhotos dos ingressos; em outros, como em jogos de futebol, em sincronia com o sistema das catracas; em outros e para eventos mais modernos, digitalmente a partir da venda de ingressos online.

O ideal é você elaborar uma planilha de borderô padrão e atualizá-la a cada edição de seu evento.

Caso seu evento realize uma temporada, como um espetáculo teatral, você pode criar uma aba para cada dia de show em seu editor de planilhas. Caso seu evento seja realizado em data única, o melhor é criar grupos para os diferentes tipos de ingresso (primeiro lote meia-entrada, primeiro lote inteira, área VIPs, pacote para grupos, convidados etc.).

Importante: cada categoria deve estar acompanhada de seu valor, número de unidades vendidas e valor total arrecadado. No final, soma-se e declara a receita total.

Com base nestas informações, você poderá organizar um borderô de forma simples e descomplicada. Mais importante do que isso é criar um modelo padrão para ser utilizado em todas as edições de seu evento.

Uma vez que você tenha vários borderôs em mãos será possível comparar o desempenho de cada edição de seu evento a fim de identificar as estratégias que geraram os melhores resultados, identificar sazonalidades, criar novas ações para a promoção e muito mais!

Não perca mais tempo fazendo balanços intermináveis e complicados. Clique aqui e baixe grátis a sua planilha modelo de borderô para eventos.