Todos os anos novas empresas aparecem e com elas também são criadas novas estratégias de marketing para divulgar seus serviços. Em um mercado cada vez mais competitivo, como o de eventos, muitos profissionais precisam se renovar e criar experiências para chegar ao público-alvo de maneira eficaz. Hoje vamos falar sobre ações ligadas à música e dar dicas de planos para multiplicar os convidados em volta do palco.

Para obter sucesso na divulgação de seu evento é preciso que haja um conjunto de estratégias interligadas, ter uma boa rede de contatos e encontrar parceiros com objetivos em comum. Com um planejamento, além de antecipar ou corrigir erros que poderão surgir ao longo do caminho, rever estratégias e ter tempo hábil,  sua empresa pode se destacar no setor e isso será o melhor impulsionador para os seus negócios. Veja as estratégias de marketing que não podem faltar na divulgação do seu evento de música

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Identifique o perfil do público 

Essa deve ser primeira etapa do seu trabalho, afinal identificar e entender o perfil do seu público é um fator determinante para o sucesso de seu evento. Ao saber quais grupos de pessoas podem consumir seus serviços, além de facilitar a comunicação e a criação de conteúdo exclusivo, você consegue planejar a estratégia de marketing ideal. Mas como identificar o perfil do público? 

Faça uma pesquisa primária para saber algumas características do público em potencial para ir ao seu evento. Itens básicos como idade, gênero, localização, poder aquisitivo, nível de escolaridade e profissão geram informações preciosas para sua ”persona”e facilita muito sua estratégia de divulgação. Para ter ainda mais certeza sobre o perfil pesquise também os possíveis lugares que a pessoa frequenta, o que gosta de consumir seus hobbies, hábitos da rotina e, principalmente, bandas e cantores preferidos. 

Faça um divulgação criativa

Para que sua divulgação seja efetiva é preciso criar estratégias de marketing exclusivas para chamar a atenção para o seu evento e as redes sociais são ótimas ferramentas para divulgar, alavancar o seu negócio, tanto para chamar atenção do público, quanto para reafirmar seu nome no mercado. 

Depois de identificar o perfil do seu público é hora de desenvolver um conteúdo criativo, de qualidade, com linguagem apropriada para seu públicoe que gere engajamento. Seja ousado e original, porque as pessoas gostam! Quanto mais alinhado com seus seguidores, mais seu conteúdo tende a ser divertido e instigante.

Que tal criar um storytelling com detalhes do local, dos artistas e das experiências? Ou convidar um influenciador digital para falar sobre os shows? Você ainda pode criar artes exclusivas com enquetes, sorteios, contagem regressiva ou curiosidades sobre os artistas. Quando falamos de música as possibilidades são inúmeras. 

A divulgação offline também tem poder de chamar público e a estratégia pode ser bem mais simples do que você imagina. Desenvolva folders e flyers e distribua em lugares frequentados por potenciais consumidores do seu evento, como baladas, festas, bares e shows musicais. 

Procure parceiros com afinidade  

Parceria é algo sempre positivo, ainda mais se a empresa tem tudo a ver com seu evento e exerce influência sobre possíveis consumidores do seu evento de música, por isso os parceiros são parte obrigatória na sua estratégia de marketing. Se você tem contato com profissionais da área de comunicação, como jornalistas, radialistas, publicitários ou relações públicas, é meio caminho andado para que a ação ganhe mais visibilidade.

Sites, programas de rádio e anúncios publicitários fazem parte da rotina das pessoas involuntariamente, porque a todo momento estamos acessando esses canais no dia a dia, então porque não usar isso a favor de seu negócio? Comece criando um texto de divulgação com as informações básicas do evento (dia, hora, local e um pequeno release) e envie para a imprensa. Além disso, criar parcerias com pessoas e empresas de mídia pode render patrocínios lucrativos para seus eventos.