Para muitos criadores de eventos, um evento esgotado é sinônimo de sucesso financeiro. Mas o que acontece quando você cumpre esse objetivo e ainda quer ganhar dinheiro com eventos? Chegou a hora de se concentrar nas receitas obtidas durante o evento.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Square, um terço dos profissionais de eventos geram a maior parte da sua receita, com fontes, além da venda de ingressos. Ainda assim, a visibilidade dessas fontes de renda ainda é pouco clara, uma vez que quase 10% dos criadores de eventos não sabem se a receita provém de patrocinadores, promotores ou venda de souvenirs do evento, bebidas ou comida.

Você sabe quanto os participantes gastam no seu evento? E, mais importante ainda: você sabe quais são os produtos que fazem com que os participantes gastem mais dinheiro durante o seu evento — ou se eles simplesmente não tiram suas carteiras dos bolsos? Caso não saiba, veja como descobrir essas informações.

Analise seus dados para ganhar dinheiro com eventos

Para saber qual é a receita gerada durante o evento, você precisa analisar os números disponíveis. Porém, não basta contar como a receita total os valores obtidos antes e durante o evento, uma vez que isso deixará de revelar informações importantes que podem ajudar o seu negócio a crescer.

Você precisa saber o que faz com que os participantes queiram gastar dinheiro no evento. Para acompanhar este número de forma sustentável, você precisa de uma tecnologia de pagamento que facilite o acompanhamento de receita de todas as vendas realizadas no seu evento. Com essa tecnologia, você pode acompanhar o comportamento de compra em um só lugar.

Caso não disponha da tecnologia necessária para acessar seus dados de histórico com facilidade, você pode falar com cada vendedor presente no evento para calcular o seu limite de vendas e fazer o cálculo a partir dessas informações.

Confira: Kit Planejamento, Orçamento e Venda de Eventos da Eventbrite

Leve em consideração tendências ou mudanças que possam ter afetado as vendas

Observou alguma coisa nos seus dados que chamou a sua atenção? Tente se lembrar de (ou prever) quaisquer circunstâncias que possam ter causado um impacto nas vendas de mercadorias ou alimentos e bebidas.

Por exemplo, se o seu evento é a céu aberto e a temperatura estava particularmente quente, você pode ter vendido mais água do que o normal. Ou talvez você tenha gastado dinheiro para comprar mais bebidas do que deveria — ou pode ter ficado sem bebidas no meio do evento. Anote essas informações conforme analisa seus dados para traçar sua abordagem.

Leia também: Conheça o relatório de resumo de vendas da Eventbrite

Identifique os participantes mais valiosos

Só porque um participante comprou ingressos VIP, isso não significa que ele será um dos participantes que mais gastam dinheiro durante o evento. Um superfã poderá garantir com entusiasmo um ingresso de venda antecipada e gastar todo o seu dinheiro em comidas e bebidas. E é por isso que é importante saber quem são aqueles que mais gastam.

Para descobrir, confira os dados do seu ponto de venda durante e após o evento para ter uma ideia de:

  • Quanto os participantes estão gastando durante seu evento;
  • Quando eles estão gastando;
  • O que eles estão comprando;
  • Calcule os lucros obtidos com alimentos, bebidas e outras mercadorias, como souvenirs, copos, bonés e camisetas do evento.

Pronto para fazer mais dinheiro com os participantes que você já garantiu, concentrando-se na forma como eles gastam dinheiro durante o evento? Comece com a nossa planilha de estoque de bar!