A profissão de organizadores de eventos, em sua grande maioria, são profissionais apaixonados pelo o que fazem, amantes de grandes desafios, pessoas muito organizadas e que trabalham duro sempre.

Para muitos, a organização de eventos é considerada uma das atividades profissionais mais estressantes da atualidade, porém, quem trabalha na área sabe que apesar de toda a correria essa profissão é desafiadora e muito gratificante.

Nós, da Eventbrite, também somos apaixonados por eventos, pois ajudamos com todo o carinho e dedicação a fazer da venda de ingressos uma experiência única para quem compra e para quem vende. 

Acreditamos que este mercado que cresce a cada ano, precisa de profissionais criativos e cheios de garra. 

Já passou pela a sua cabeça a possibilidade de trabalhar como um organizador/produtor de eventos? Você sente que tem perfil para esse trabalho ou fica entusiasmado quando observa estes profissionais em ação?

E você que já trabalha nessa área? Sabe exatamente quais são as principais práticas necessárias para se desenvolver? De que forma os seus colegas têm conquistado posições de destaque no mercado?

Separamos 7 habilidades que são essenciais para que um profissional desta área tenha uma carreira promissora e de sucesso

 

Habilidade #1: Atenção com todos os detalhes

O organizador de evento é um profissional conhecido por sua incrível e detalhada atenção em tudo o que envolve o seu trabalho. Sua lista de verificação e fiscalização de todas as tarefas é bem extensa e atualizada, pois para se obter sucesso nesta função, é necessário estar por dentro dos mínimos detalhes, dando a cada um deles do guardanapo às conexões de áudio e vídeoa atenção necessária.

Habilidade #2 – Comunicação

Produtores de eventos interagem diariamente com uma grande variedade de pessoas; isso inclui executivos de alto nível, patrocinadores, fornecedores e, é claro, os participantes.

Ser um bom comunicador é essencial para que tudo corra bem e para que os envolvidos entendam o seu papel.

Os grandes organizadores de eventos possuem ótimas habilidades de comunicação verbal e escrita transmitindo sempre informações com confiança, clareza e respeito.

Além disso, um produtor de sucesso não limita-se em comunicar apenas a sua própria visão ele é um ótimo ouvinte e toma sempre um cuidado extra para entender as necessidades dos clientes.

Habilidade #3 – Seja um solucionador de problemas

Além de detalhista e comunicativo, para se tornar um organizador de eventos bem-sucedido, é preciso ter habilidade em solucionar imprevistos. É necessário ser ágil e criativo para rápidas tomadas de decisão, afinal, problemas inesperados e complexos acontecem com frequência nos eventos

É importante ressaltar que o controle emocional e a calma precisam trabalhar em conjunto com esta terceira habilidade, pois assim haverá um clima harmonioso entre você e a sua equipe.

Habilidade #4 – O poder da negociação

Uma coisa é fato: bons organizadores de eventos sabem barganhar!

Não importa qual a necessidade, ser um bom negociador é um grande diferencial no mercado de eventos. Profissionais que sabem trabalhar com confiança e tato nesta habilidade têm um futuro promissor.

Habilidade #5 – Sobrenome: Multitarefas

Falando de forma clara e direta, para ser um organizador de eventos bem-sucedido, é preciso ser malabarista. As funções de um produtor podem ser bem abrangentesda venda de ingressos à prospecção de patrocinadores e serviços de logística e é sua responsabilidade fazer com que nada saia dos eixos.

Geralmente, quando se trata de um evento de grande porte, existe uma equipe que cuidará de alguns detalhes para você (o que é ótimo para evitar um esgotamento), mas você precisará aprimorar as suas habilidades em delegar tarefas e de confiar no trabalho das pessoas.

Habilidade #6 – Orçamento na palma da mão

Saber administrar e acompanhar os gastos de um evento é uma habilidade importante para organizadores de sucesso geralmente, os profissionais desta área trabalham com diversas propostas, faturas e despesas. 

Os melhores do ramo utilizam ferramentas táticas e eficazes para aproveitar cada recurso gasto. Tão importante quanto gerenciar o dinheiro, é saber gerenciar o tempo utilizado com esta habilidade, pois sabemos que as tarefas são inúmeras e os prazos sempre apertados, porém, é de extrema importância que os organizadores saibam quais são os desdobramentos do orçamento durante a produção de um evento.

Habilidade #7 – Aprenda a criar

Muitas pessoas pensam que a criatividade é uma qualidade inata e reservada para um pequeno grupo de indivíduos, mas saiba que ela pode ser descoberta e desenvolvida com alguns anos de aprendizado e algumas técnicas.

Na internet, por exemplo, você encontra diversos materiais que poderão auxiliá-lo no desenvolvimento desta habilidade. 

Busque e estude formas de aflorar isso em você, pois sabemos que pessoas criativas destacam-se em todos os lugares, e no universo dos eventos, é claro, não poderia ser diferente.

LEIA MAIS: Tudo que você precisa saber para planejar shows e festas