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7 dicas para fazer networking em eventos

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Eventos são excelentes oportunidades para fazer networking. Em um único lugar e em um curto intervalo de tempo, o participante é capaz de contatar diferentes pessoas a fim de se apresentar, falar se sua empresa, trocar cartões etc.

Entretanto, um networking bem realizado exige uma combinação de estratégia, iniciativa e bom senso. A seguir, separamos sete dicas para você fazer o seu networking da maneira mais eficaz e assertiva possível! Boa sorte!

1. Tenha em mente quem você quer conhecer

Este é o passo inicial de sua estratégia de networking. Faça a lição de casa, veja quem vai comparecer ao evento e defina previamente quem você quer encontrar. Para ser mais assertivo ainda, elabore uma lista com cinco pessoas que você precisa conhecer, por exemplo. Uma vez que você tem um norte, não ficará perdido no espaço esperando as pessoas virem até você.

2. Saiba como se apresentar

Esteja pronto para dizer quem você é, qual o seu cargo e o que sua empresa faz. Demonstrar conhecimento da empresa de seu interlocutor também é um bom recurso para gerar empatia. Dê espaço para que ele também faça apresentações e conduza a conversa sem realizar pressão. Desta forma, você encontrará a melhor hora para falar sobre possíveis parcerias.

3. Não seja tímido

Supere a sua timidez, mesmo caso você esteja suando frio. As pessoas estão lá para se conhecerem. Indique que você quer falar com aquela pessoa, olhe para ela, dê sinais de sua intenção e aproxime-se. Seja solicito, dispare sorrisos, espere sua vez e se apresente. Pode parecer difícil na primeira vez, mas você irá se surpreender com a rapidez que irá adquirir confiança.

4. Circule

Você não irá colher resultados se ficar todo o tempo no canto da sala, conversando com as mesmas pessoas ou consultando o Instagram em seu smartphone. Portanto, movimente-se.

5. Tenha um cartão de visita

Certifique-se que você possui em seu bolso um número proporcional ao número de pessoas que você pretende contatar. E capriche em seu cartão. Muitas vezes, a pessoa pode se esquecer de seu rosto ou da conversa, mas, certamente, um cartão bem elaborado irá se destacar em meio a um amontoado de papel.

6. Passe apenas o tempo necessário

O seu tempo vale ouro é o do seu interlocutor também. Desta forma, cinco minutos são suficientes para uma apresentação e troca de cartões. Não seja chato ocupando tomando todo o tempo da outra pessoa. Lembre-se que ela também pode ter planos para contatar outras pessoas.

7. Ative seu contato

Networking e relacionamento também exigem uma boa dose de “pós-venda”. Para estreitar os laços, adicione o seu contato no LinkedIn ou envie um e-mail para ele com uma mensagem amistosa. Por último, use as redes sociais para acompanhar as novidades de seu contato e manter o relacionamento.

 

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