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10 mitos e verdades sobre produção de eventos

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10 mitos e verdades sobre produção de eventos

O mundo dos eventos é cheio de encantos, novidades e, principalmente, muito suor derramado. Por trás de toda produção de eventos, nos famosos backstages, estão desafios e histórias que o olhar do público não alcança, mas que se refletem em cada detalhe do resultado final.

Planejar, traçar estratégias, idealizar. São tantas etapas envolvidas na produção de um evento, que podemos afirmar que esta é uma tarefa destinada a quem realmente ama e sente prazer em proporcionar experiências únicas e inesquecíveis ao público.

Mas em meio a tantos processos e informações de nossa área, podem surgir dúvidas sobre o que é, ou não, correto ou importante de se fazer durante a realização de um projeto. E para pôr um fim definitivo nesses questionamentos, a Eventbrite Brasil preparou uma lista com 10 mitos e verdades que rodeiam a produção de eventos.

Confira agora: os 10 mitos e verdades sobre produção de eventos

1. O checklist é essencial para evitar imprevistos no dia do evento

Verdade. São tantas etapas que envolvem o planejamento de um evento, como o contato com fornecedores, staff, envio de convites, locação de espaço, fechamento de atrações, entre outros, que algum detalhe pode passar despercebido no grande dia. E para evitar esse tipo de situação, é indispensável que o produtor tenha sempre em mãos o checklist – ou lista de checagem, garantindo assim o bom funcionamento do projeto. Este documento deve conter os itens mais importantes do evento e ser conferido cuidadosamente pela equipe de produção!

2. Declarar o uso de músicas ao ECAD em eventos pequenos é bobagem

Mito. Independente do porte ou tipo de evento realizado, é importante que todas as músicas reproduzidas durante a ação, protegidas pela lei dos direitos autorais, sejam declaradas ao ECAD (órgão responsável pelo controle de faixas executadas em locais públicos e distribuição dos valores aos autores e artistas). Qualquer produtor que não contribua com as taxas exigidas em lei estará sujeito a multas, podendo responder judicialmente pelo uso indevido de obras de terceiros.

 

Leia também: Saiba como recolher a taxa do ECAD para o seu evento

3. Presença no ambiente digital pode impulsionar ainda mais o seu evento

Verdade. Um dos maiores erros na produção de eventos, ocorre na fase da divulgação: a ausência no ambiente digital. Hoje, a internet é uma das principais ferramentas quando o assunto é promoção, por isso, é importante que todas as informações estejam disponíveis para o público por meio de um hotsite ou redes sociais. Lembre-se: esta é a melhor forma de atingir o público ideal para o seu evento e disseminar informações rapidamente. E se precisar de uma ajuda para integrar o seu evento nas plataformas on-line, conte com a Eventbrite!


4. É possível realizar um evento sem o alvará de funcionamento

Mito. O alvará é um documento obrigatório por lei, que concede a licença para a realização de um evento. É ele que garante, após uma supervisão especializada, a segurança do local para receber as pessoas. Portanto, antes de fazer acontecer, é preciso obter essa licença, garantindo a segurança e o bom andamento do seu evento!

Leia também: Alvará para eventos – o que é e como fazer?

5. Patrocínios podem contribuir na sustentação do evento

Verdade. Sabemos que a realização de um evento depende de inúmeros fatores, mas um deles, é com certeza, essencial para o andamento de qualquer projeto: o investimento. É preciso garantir a entrada de dinheiro no caixa para cobrir os custos, muitas vezes altos, de toda a produção. E uma das formas de tornar o evento viável, é a captação de patrocinadores. Eles podem contribuir financeiramente com a produção, mas para isso, é preciso ter jogo de cintura e apresentar um bom planejamento, garantindo também o retorno ao investidor. Esse é o momento de arrasar! Seja criativo e estude as possibilidades de parcerias que serão apresentadas aos prospects do evento.

6. Vender ingressos pela internet pode aumentar o desempenho do evento

Verdade. Com a população cada vez mais conectada, a venda de ingressos on-line já é uma realidade comum entre produtores e o seu público. Diversas vantagens contribuem para a ascensão dessa prática, entre elas a segurança e comodidade em adquirir ingressos diretamente de seus computadores ou dispositivos móveis. A venda on-line pode elevar ainda mais o desempenho do seu evento, alcançando uma audiência bem maior do que com vendas apenas em pontos físicos.

7. O plano de marketing pode ser dispensado

Mito. A não elaboração de um plano de marketing durante o planejamento do evento pode colocar todo o projeto em risco. É nessa etapa que você conseguirá visualizar as possibilidades e ações a serem exploradas para atrair um público potencial, gerando valor e reconhecimento à produção. Faça um estudo completo de ambiente, público, mercado, traçando estratégias mais consistentes para o sucesso do evento.

Confira: como criar personas para o seu evento

8. Ações de ativação podem tornar o evento mais atrativo

Verdade. As pessoas estão entendendo cada vez mais que a participação em um evento não está condicionada apenas ao tema ou atração principal, mas sim à experiência como um todo. Grandes eventos, como por exemplo festivais de música, têm se tornado referência quando o assunto é expansão de conteúdo. Com o aumento nas buscas por ingressos, esses eventos acabam sendo vitrines para grandes marcas, que buscam por meio de ações de ativação envolver ainda mais a audiência. Isso pode ocorrer de diversas formas, como intervenções artísticas, atrações tecnológicas ou até mesmo brinquedos radicais inseridos no evento, tornando-o ainda mais marcante!

9. É importante conhecer a fundo o seu público

Verdade. Ao planejar um evento, é importante que você conheça o perfil do público que deseja atingir. Isso fará toda a diferença na hora de definir as atrações, line up, temática, local e, principalmente, buscar inovações para surpreendê-los. Um propósito bem definido é um grande passo para um evento de sucesso!

10. Todas as plataformas de ingressos on-line são iguais

Mito. A escolha errada de uma plataforma para a comercialização dos ingressos pode gerar dores de cabeça ao organizador e causar uma má impressão ao público do evento. Por isso, é importante ter certeza de que seus ingressos serão disponibilizados em um lugar seguro e eficaz, proporcionando uma boa experiência ao consumidor desde o primeiro contato.

Na Eventbrite você garante uma venda tranquila ao público, além de conseguir gerenciar todo o seu evento em um único lugar. É fácil e rápido! Conheça as nossas funcionalidades, como as integrações da plataforma com outros serviços parceiros. Será um prazer ter o seu evento crescendo com a gente! 🙂

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Olá, eu sou o Gui Mendes, publicitário e produtor multimídia! Estarei por aqui semanalmente com dicas práticas, cases e diversos conteúdos relacionados ao mercado de eventos, para que o seu projeto saia na frente e se torne ainda maior! =)

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