Vocês já notaram como nos últimos anos o número de empresas que realizam os seus próprios eventos aumentou consideravelmente? É isso mesmo! Já se foi o tempo em que apenas grandes organizadores de eventos produziam feiras de negócios e conferências. As empresas de diversos segmentos — e portes — já perceberam que os eventos corporativos são uma estratégia eficaz de marketing e de divulgação

Durante esses eventos corporativos é muito comum nos depararmos com diretores que, mesmo durante uma edição, já estejam compartilhando com os clientes as novidades que serão apresentadas no próximo ano. 

E você sabe por que essas empresas não param de realizar os seus próprios eventos? A nossa resposta é simples:  fazer eventos vale a pena!

Separamos 6 motivos que comprovam os benefícios e vantagens de organizar eventos, e que estamos certos 😉

Então, quais as vantagens de organizar eventos?

1 .  Conseguir novos clientes

Um evento é uma oportunidade ímpar para a conquista de novos clientes, pois, por meio dele, eles poderão conhecer de verdade a sua empresa, entender como funciona o processo de fabricação de seus produtos ou o seu negócio, testá-los, esclarecer dúvidas e, até mesmo, desenvolver um contato mais próximo com os vendedores e gerentes. 

Acredite, isso faz toda a diferença e aumenta a credibilidade de sua marca

Por isso, seja muito criterioso com todos os detalhes que envolvem o seu evento, pois eles irão refletir diretamente na percepção que o público terá sobre a sua empresa. 

Além disso, por meio de um evento, é possível traçar de forma mais objetiva o perfil do seu cliente e entender melhor as suas “dores”, os seus anseios e a percepção dele sobre a sua empresa. Ao realizar uma pesquisa de mercado — que pode ser feita no pré e no pós-evento — você poderá obter informações preciosas sobre o seu público. 

Quer um exemplo?  

Ao montar o seu evento com a Eventbrite, você poderá incluir perguntas personalizadas aos seus participantes e, com isso, terá a oportunidade de conhecê-los um pouco melhor (área, cargo, poder de decisão, preferências etc.). Já no pós-evento, com a integração que temos com o SurveyMonkey, por exemplo, você poderá colher novas informações sobre os seus visitantes, inclusive, entender o que eles acharam do evento, o que esperam ver em uma próxima edição, conhecer melhor o perfil de compra, os meios de comunicação que eles costumam utilizar, entre outras informações.  

2 . Oportunidade para reforçar a sua marca e os seus produtos

Vamos imaginar que você seja o diretor de marketing de uma grande montadora de veículos e que você esteja trabalhando no lançamento de um novo modelo. 

Você fechou a divulgação em vários meios de comunicação, inclusive, um comercial de 30 segundos que será exibido no horário nobre. O comercial foi um sucesso, mas o público quer mais, ele quer ver o veículo de perto, sentar no banco do motorista e poder tocar em todos os diversos botões disponíveis no painel. 

Agora, imagine que você organizou um grande evento de lançamento e convidou diversos potenciais compradores.

Durante o evento, eles terão a oportunidade de explorar todas as funcionalidades, além de conversar diretamente com um consultor e esclarecer todas as dúvidas.

Este é um ótimo exemplo da importância de um evento para a sua marca ou para o seu produto, um evento possibilita um contato mais humano e direto, sem interferências.

Produzir um evento é uma ótima oportunidade para posicionar a sua marca no mercado e tornar-se referência e autoridade em seu segmento

3 . Novas estratégias de marketing

Após um evento você terá em mãos inúmeras novas possibilidades de atingir o seu cliente, com isso, será possível ser mais assertivo em suas estratégias de comunicação.

É comum nos depararmos com empresas que, durante anos, pagaram por anúncios caríssimos em meios de comunicação que tinham uma baixíssima audiência por parte do público final ou que acreditavam que não vendiam para determinado cliente devido ao preço dos produtos que comercializavam. Entretanto, após realizarem um evento e terem a oportunidade de conhecer “de verdade” quem está do outro lado, entenderam que suas estratégicas e “achismos” não faziam o menor sentido.

Resumindo, com os dados coletados em seu evento, a sua equipe terá uma fonte riquíssima de informações que farão com que vocês sejam mais assertivos nas ações de marketing. 

4 . Networking

Ainda está se perguntando quais as vantagens de organizar eventos? Então aí vai mais um motivo: os eventos, principalmente os corporativos, são uma ótima ferramenta de incentivo ao networking, porém, é necessário que você e a sua equipe pensem em estratégias que promovam interações eficazes entre o time de vendas e os visitantes.

Leia Mais: Como melhorar o networking em seus eventos.

Desenvolver rodadas de negócios, um programa de conferências, organizar um jantar com os principais clientes um dia antes do evento e, até mesmo, criar um espaço que estimule a troca de cartões – ou de contatos no LinkedIn, são ideias que poderão otimizar a comunicação.

5 . Evento é um investimento

Muitas empresas, embora tenham muita vontade e reconheçam a importância de um evento, ficam hesitantes quando pensam nos custos.

Entretanto, quando entramos neste universo, devemos riscar a palavra custo do dicionário e pensarmos sempre em investimento.

Como os resultados de um evento não são palpáveis — embora eles existam e são comprovados — é comum que as empresas não saibam, de fato, quanto tiveram de retorno sobre o investimento (ROI). 

Leia Mais:  Como elaborar um orçamento para eventos.

Embora o assunto aqui seja valores, não podemos esquecer de que é possível medir o sucesso de um evento com outras variáveis, como o aumento de leads após o evento, o engajamento de novos clientes com a sua marca, a quantidade de propostas comerciais realizadas, a autoridade que a sua marca passou a ter após um programa de conferências muito bem estruturado etc. 

Além disso, é muito importante entender a percepção do público sobre a sua empresa após a realização do seu evento. E acredite: ela muda!!!

6 . Geração de receita, treinamento e fortalecimento de comunidades

Nós realizamos uma pesquisa em 2019 com organizadores de eventos de todos os tipos e tamanhos e, os principais motivos que os levam a organizar eventos nos chamou atenção: 

Gerar Receita: 55%

Educação e Treinamento: 45%

Fortalecimento de Comunidades: 34%

Não podemos negar que um evento, quando bem estruturado e planejado, é uma ótima fonte de geração de receita. Além disso, são inúmeras as informações e trocas de experiências que podem ser transmitidas durante os eventos, principalmente quando eles incluem programas de conferências, treinamentos, workshops, entre outros.

Inclusive, as pessoas que responderam a nossa pesquisa, organizam os seguintes tipos de eventos: 

Treinamentos de negócios e workshops: 53% 

Eventos de cultura e entretenimento: 33% 

Eventos de networking: 33%

Segundo os entrevistados, as principais fontes de receita de eventos são: venda de ingressos (70%), patrocínio (50%) e parcerias entre organizadores (35%).

A pesquisa ainda mostrou que 50% dos organizadores de eventos no Brasil estão satisfeitos com a profissão

Viu só quais as vantagens de organizar eventos e como pode ser muito gratificante?  

Para que todo o processo de vendas e promoção de ingressos de seu evento seja prático, fluido e inteligente — para a sua equipe e para os participantes — considere fazer a venda on-line, os benefícios são inúmeros, veja alguns deles:

  • A criação do site do seu evento poderá ser feita em minutos;
  • A divulgação poderá ser realizada de forma muito prática e eficiente em diversos canais; 
  • Você conseguirá integrar a página do seu evento com as redes sociais, como o Facebook e Instagram, por exemplo;
  • Você garantirá mais conforto e segurança aos participantes no momento da compra; 
  • Será possível acompanhar em tempo real as vendas de ingressos;
  • Entre muitos outros benefícios!

Conte com a Eventbrite, pois ajudamos a transformar o seu evento em experiências que as pessoas irão amar!