Universitários têm uma vida muito agitada — os alunos têm toneladas de eventos na faculdade e atividades extracurriculares para escolher todos os dias. Para atraí-los, você precisa de mais do que apenas lanches gratuitos, é preciso criar eventos universitários inovadores.

Aqui estão 10 ideias inovadoras de eventos universitários – e 4 maneiras de ampliar a sua divulgação.

Ideias de eventos universitários, em que eles irão participar e compartilhar: palestras, cursos, grupos de estudos e feiras de emprego são ótimos para fazer parte do programa das faculdades. Faça o seu evento se destacar com essas valiosas ideias:

1. Oficinas de artesanato e aulas de culinária

Organize um workshop em que estudantes podem fazer a sua própria decoração em seus quartos — pense em cabides de plantas, terrários ou molduras recicladas para sua arte. Inspire-se no Pinterest e Instagram para ficar por dentro das últimas tendências de artesanato e trazer novas ideias para ensinar aos seus alunos. Os Millennials adoram o movimento DIY (do it yourself), por isso, mostre técnicas fáceis de se aplicar para eles darem um toque de personalidade ao seu quarto ou república em que moram.

Leia também: 5 dicas para usar o Pinterest para eventos

2. TEDx talks

Você sabia que o icônico fórum de compartilhamento de ideias TEDx começou como um evento no campus da USC (Universidade da Carolina do Sul) em 2.009? Agora, a plataforma incentiva os universitários a iniciar sua própria versão da série de palestras com a evolução digital. Capturar essas palestras em vídeo cria uma mídia social poderosa e potencialmente viral. Para detalhes sobre como iniciar um campus TEDx, visite o site.

3. Convide  os formandos para participarem de eventos

Traga de volta para a universidade os estudantes formados com histórias para contar sobre o “mundo real”. Não apenas aqueles que conseguiram excelentes empregos, mas pessoas fazendo coisas incomuns e inspiradoras com suas credenciais universitárias: fundadores de startups, artistas, ativistas e pioneiros da mudança social. Sugestão: encontre graduados ativos nas mídias sociais que possam ajudar a promover o seu evento como influenciadores da sua marca.

4. Eventos de serviço comunitário

A geração do milênio (Millennials) adora expressar seus valores on-line, mas 80% deles acham essencial que as pessoas se reúnam pessoalmente para promover uma mudança positiva. Convide-os para essa mudança. Junte-se a uma organização fora do campus para promover e criar um evento comunitário significativo. Por exemplo, um dia de limpeza da comunidade, um dia de leitura de um livro para idosos ou um dia de voluntariado para doações de alimentos.

5. Atividades para alívio do estresse

Alunos são estressados. Organize uma reunião social que funcione como um dia de spa improvisado. Traga massoterapeutas, especialistas em aromaterapia e professores de ioga. Você provavelmente pode encontrar muitos desses “profissionais” dentro do seu grupo de alunos.

6. Speed ​​networking/namoro/mentoria

Eventos no estilo “speed” atraem muitos estudantes universitários pois: são experiências divertidas. Eles são produtivos. E eles não fazem os alunos perdem o seu tempo precioso.

Para um criador de eventos como você, eles também atraem pelo fato de que: eles são de baixo orçamento. Você só precisa de cadeiras e boas conversas.

Confira: Como organizar uma festa de faculdade

7. Jantar chique com tribos diferentes

Reunir duas ou mais organizações para fazer um jantar e preparar pratos durante conversas animadas, gera marketing para o seu evento. Também dá aos estudantes a chance de sair de suas roupas casuais e brincar de se vestir mais formalmente e elegantemente. E, claro, fazer fotos lindas para compartilhar nas redes sociais.

8. Uma pausa para o café

Uma versão discreta do jantar chique. Alunos que têm que estudar o tempo todo e nunca param de tomar café. Organizar um encontro para os estudantes tech que adoram café não é apenas sobre java livre. É uma oportunidade para os universitários se reunirem e discutirem ideias ou contarem histórias enquanto apreciam um bom café.

9. Festival de filmes de smartphones

Não basta convidar os alunos dos cursos de direção, fotografia e cinema para contribuírem sem qualquer direção. Qualquer um pode fazer um curta com as ferramentas digitais fáceis de usar disponíveis hoje. Invente um tema e algumas regras básicas sobre comprimento e assunto para os alunos fazerem utilizando seus smartphones. Escolha um dia para mostrar as filmagens em um teatro ou espaço da universidade. E prometa ações nas redes sociais para os vencedores.

10. Cabines de fotos pop-up

Instale estandes de fotos por todo o campus (ou em um evento maior organizado dentro da universidade) para incentivar os alunos a criar imagens com valor social. Pense além do antigo padrão – a cabine de fotos onde você insere um real, fica atrás de uma cortina e depois espera que algumas fotos sejam impressas. A Funclick, por exemplo, possui cabines de fotos e totens fotográficos para animar seus convidados e eles ainda podem levar as imagens para casa, como lembrança do seu evento e compartilhá-las nas redes sociais.

Leia também: 70 ideias, formatos e tipos de eventos: a lista mais que completa!

Como conseguir que estudantes universitários compartilhem eventos no campus?

O primeiro passo para a programação bem-sucedida do campus é criar ideias de eventos universitários que sejam legais e diferentes o suficiente para postar no Instagram, focados nos estudantes universitários. O próximo passo é realmente postar esses eventos no Instagram – e no Facebook, Snapchat, Twitter, YouTube, criar uma boa estratégia nos canais sociais e… esperar que o seu conteúdo seja compartilhado.

Aqui estão algumas estratégias que talvez você não tenha pensado:

Parcerias de marketing

Para aproveitar a comunidade universitária e aumentar o alcance de divulgação do seu evento, analise as organizações que têm feeds populares nas redes sociais. Encontre pontos em comum que irão intrigar outros clubes. Por exemplo, o seu festival de cinema pode não ser focado na escola de arte, mas, devido ao seu foco em criatividade, eles provavelmente o ajudarão a promovê-lo.


Eventos do Facebook

Não perca a oportunidade de marketing que são os eventos criados no Facebook. Não se trata apenas de compartilhar seus eventos universitários com pessoas que já estão seguindo você no Facebook. Quando você usa as palavras-chave, famosas “keywords” e imagens corretas, o seu evento do Facebook pode ser facilmente encontrado pela ampla comunidade de usuários dessa rede social. Saiba mais sobre isso aqui.


Publicidade nas redes sociais

Hoje em dia, para que o seu marketing nas redes sociais seja eficaz, ele deve ir além do orgânico. A publicidade aumenta seu alcance on-line. Mesmo com um orçamento de publicidade on-line modesto, você pode segmentar os públicos-alvo certos para aumentar sua visibilidade.


Link para compra de ingressos e inscrições

Quando seu evento aparecer nas redes sociais como o Facebook, Instagram e Spotify, a compra de ingressos deve envolver zero barreiras. Dê aos alunos a capacidade de se inscrever, incluindo o link da sua página de venda de ingressos diretamente nesses canais de redes sociais. A Eventbrite possui parceria com os principais canais de redes sociais. Saiba mais aqui.

Ideias sólidas de eventos e marketing social inteligente são apenas parte do quebra-cabeça da programação da faculdade. Investir no evento certo e na tecnologia certa, utilizando uma plataforma robusta e simples de usar, na qual você pode lançar toda a sua programação no campus é o primeiro passo para criar eventos universitários de sucesso. Aproveite!