Se você quer aprender a ser uma pessoa mais sábia, humilde, corajosa e segura de suas ações, uma visita a Westeros pode ser uma ótima ideia. Não são poucas as frases de Game of Thrones que se tornaram marcantes e são ótimas lições de vida – se você é um verdadeiro fã, com certeza se lembra facilmente de algumas delas.

Mas mesmo se não for, não se preocupe: com certeza aprenderá algo com algumas delas que selecionamos a seguir – mas atenção: Este post contém spoilers da última temporada da série.

“You know nothing, Jon Snow”, Ygritte

“Você não sabe de nada, Jon Snow”

Se tem alguma frase de Game of Thrones que todos lembram é essa, repetida por Ygritte diversas vezes para seu amante. Mas ela não vale só para Jon Snow: serve para todos nós – e acredite, isso não é um insulto. O mundo é vasto, repleto de culturas e pontos de vista diferentes, e você não pode esperar conhecer todos eles. A lição neste caso é de humildade: ser aberto e receptivo para diferentes opiniões é o caminho para ter um bom discernimento na hora de decidir o que é certo e errado e fazer escolhas para sua vida e seus negócios.

No caso de um organizador de eventos, a lição que fica é que por maior que seja sua experiência, você não necessariamente sabe as melhores opções para todas as peças dele. Eventos são versáteis, as alternativas para montar um são muitas e você só vai chegar ao modelo perfeito se for aberto às inovações do mercado.

“The lone wolf dies, but the pack survives”, Ned Stark

“O lobo solitário morre, mas a alcateia sobrevive”

Ele se foi há tempos, mas jamais será esquecido: Ned Stark foi o símbolo da importância de uma família unida em Game of Thrones, e isso se traduz perfeitamente nessa frase. Seja de parentes ou amigos, ter um sistema de apoio à sua volta faz de você uma pessoa mais forte e bem-sucedida, e nos momentos de fragilidade eles estarão lá para te consolar, te aconselhar ou te dar ânimo para seguir em frente.

Não tente fazer tudo sozinho. Se você abraçar todas as responsabilidades de gerenciar um evento, sem ter pessoas de confiança no entorno cuidando de cada área, vai se perder no meio de tantos detalhes que deveriam ter mais atenção. O sistema de apoio profissional neste caso é o único jeito de garantir que seu evento terá toda a dedicação que merece.

“Never forget who you are”, Tyrion Lannister

“Nunca se esqueça de quem você é”

A frase de Tyrion foi dita para Jon Snow lá na primeira temporada, quando nenhum dos dois imaginavam a situação em que se encontrariam na última temporada – e o quanto esta frase significaria no futuro de ambos. Não esquecer seus valores nem ter ambição pelo poder que conquistou durante a história foi o que tornou Jon (ou Aegon Targaryen) tão apto para assumir, ao final da série, a posição de melhor opção para ser o rei de Westeros. E serve para cada um de nós.

Os valores da sua empresa importam – para você, para o seu cliente e para os visitantes. Manter seu evento de acordo com os princípios que sua organização defende garante maior credibilidade e gera fidelização, já que, além da importância para você mesmo, imagem hoje é tudo, e ninguém quer se associar a eventos que não mantém nem ao mesmo seus ideais e convicções.

“Not today”, Arya Stark

“Hoje não”

Arya Stark, a heroína improvável e amada que finalmente pôs um fim ao Rei da Noite, diz “hoje não” todos os dias para a morte – mas a frase vale para todas e quaisquer adversidades que você entrar na vida. Não importa o quão desafiadora ela seja, o importante é não desistir, e é essa determinação (e quase teimosia) que fez da menina Stark uma das destemidas e adoradas personagens da série.

Não desista de seu evento. Ele com certeza será gratificante e recompensará todo esforço posto nele – poucas coisas geram maior retorno do que um encontro presencial bem feito. Mas não se engane: essas dificuldades surgirão e o montante de detalhes para se pensar é desencorajador, mas não desista, principalmente em um momento em que boas soluções para gerenciar o evento estão a apenas alguns cliques de distância.

“I’m going to break the wheel”, Daenerys Targaryen

“Eu vou ‘quebrar’ a roda”

A frase é poderosa. No sentido figurativo utilizado por Daenerys Targaryen, significa que ela quer mudar a estrutura inteira dos reinos de Westeros e como as coisas funcionam por lá, onde apenas os ricos ou de famílias nobres tem a maior parte dos privilégios – mas a grandiosidade disso não quer dizer que essa lição não valha para os pequenos problemas da vida. Se as coisas não estão dando certo, talvez você precise mudar radicalmente o modo de fazê-la, e não apenas se acomodar em como elas estão. Isso exige coragem e determinação, duas das principais características de Dany.

Existem mil maneiras de fazer um evento, não só a que você está acostumado. Modelos tradicionais que sempre deram certo podem tornar-se obsoletos ao passar dos anos, e você deve estar preparado para sair do comodismo e arriscar em transformações profundas da experiência de seu evento. Se você não acha que tem a criatividade necessária para inovar, não se preocupe: novas soluções e tecnologias estão aí no mercado para serem utilizadas – o importante é não se acomodar com o que não dá mais certo.

“Winter is coming”, lema da família Stark

“O inverno está chegando”

A frase que representa a trama central da série. Claro que você não precisa viver a todo momento pensando no futuro, mas isso não quer dizer que não pode se preparar para fases ruins da vida – acredite, elas uma hora ou outra acontecem para todos. Ter essa consciência e ser precavido (emocionalmente, mas também financeiramente) pode tornar incrivelmente mais fácil a missão de superar as dificuldades quando elas surgirem.

Essa lição é também uma das mais importantes na hora da organização de um evento. Nem sempre tudo irá sair do seu jeito, afinal falhas e imprevistos ocorrem, principalmente por sermos humanos – e está tudo bem eles acontecerem, mas você deve estar preparado para eles. Saber que nem tudo pode sair como planejado já é um meio de estar de prontidão para adaptar seu evento para possíveis ocasionalidades não previstas.