Estamos monitorando de perto as orientações oficiais das autoridades de saúde, governos locais e a Organização Mundial da Saúde sobre o novo coronavírus (COVID-19) a fim de apoiar a saúde e o bem-estar da nossa comunidade global. 

Embora essa possa ser uma situação desafiadora, estamos aqui para fornecer suporte e recomendações sobre como avançar com o seu evento e comunicar de forma efetiva com os participantes. 

Dicas para manter-se informado

Manter-se informado sobre o coronavírus é essencial para garantir a sua segurança, da sua equipe e participantes. Além dos departamentos locais de saúde pública, acompanhe estes recursos:

Dicas para se preparar para um evento mais seguro

À medida em que você avança na organização do seu evento presencial, aqui estão algumas recomendações sobre como você pode se preparar para a segurança do evento: 

  1. Fique atento às precauções: monitore fontes confiáveis ​​e siga estas práticas recomendadas pela OMS para maximizar o seu bem-estar, o da sua equipe e participantes, assim proporcionando um evento bem-sucedido. Para mais precauções e detalhes, leia o site da OMS.
  2. Revise sua agenda: Avalie se existem oportunidades para reduzir o risco de transferência de doenças. Se, por exemplo, você estiver organizando um evento de networking, você deverá desincentivar contato muito próximo, como por exemplo, que os participantes apertarem as mãos uns dos outros.
  3. Comunique-se com os participantes com frequência: Informe os participantes que o seu evento ainda está de pé e descreva as precauções que você tomará no evento. Isso pode incluir recomendações como desencorajar apertos de mão, ficar em casa se não se sentir bem e lavar as mãos com frequência e por 20 segundos. Incentive o uso de álcool em gel para as mãos em todas as oportunidades. 
  4. Verifique as recomendações do Governo para o seu Estado: Cada Estado do Brasil tem suas próprias recomendações para a realização de eventos neste período. Como a situação da COVID-19 está mudando rapidamente, sempre confira o site oficial do Governo do seu Estado para obter as informações mais recentes e do Ministério da Saúde. Para facilitar, incluímos abaixo as diretrizes dos Governos (até a data de publicação deste post).

Diretrizes dos principais Estados do Brasil sobre eventos e coronavírus: 

Eventos em São Paulo

São Paulo é o estado mais afetado pela COVID-19. Por este motivo, o governador decretou em 13/03/2020 a suspensão de eventos de qualquer natureza, sendo público ou privado, com presença de participantes superior a 500 pessoas, segundo o decreto nº 64.862.

Devido ao decreto de estado de emergência, foi determinado também o fechamento de museus, teatros e outros estabelecimentos culturais.

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Eventos no Rio de Janeiro

Com o segundo maior número de casos registrados no Brasil, o governo do Rio de Janeiro decretou em 19/03/2020 (Decreto nº 46.980), pelo prazo de 15 dias, a suspensão da realização de eventos e atividades com a presença de público, que envolve aglomeração de pessoas, ainda que previamente autorizadas. Atividades coletivas como cinema e teatro também foram suspensas.

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Eventos no Ceará

O estado do Ceará suspendeu por 10 dias, a contar do dia 20/03/2020 (Decreto nº 33.519), a realização de eventos culturais, públicos ou privados, além do fechamento de cinemas, restaurantes, feiras e exposições.

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Eventos na Bahia

Devido à confirmação de casos da COVID-19 nos municípios de Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, o governo decretou a suspensão por 30 dias (Decreto n°19.529) de eventos e atividades com a presença de público superior a 50 pessoas, ainda que previamente autorizadas, que envolvem aglomeração de pessoas.

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Eventos em Goiás

O governo do estado de Goiás decretou em 20/03/2020 (Decreto n° 9.638) a suspensão de reuniões e eventos religiosos, filosóficos, sociais e/ou associativos até o dia 4 de abril de 2020.

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Eventos em Minas Gerais

O estado de Minas Gerais decretou em 15/03/2020 (Decreto nº 47.886) a suspensão das atividades de capacitação, treinamento ou outros eventos oficiais que impliquem na aglomeração de mais de 100 pessoas pelo período de 30 dias. 

Já a cidade de Belo Horizonte (a maior do estado), determinou em 18/03/2020 (Decreto nº 17.304) a suspensão por tempo indeterminado de diversos estabelecimento e eventos que realizem atividades com potencial de aglomeração de pessoas.

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Eventos em Pernambuco

O Governador do estado de Pernambuco decretou em 23/03/2020 (Decreto n° 48.837) que fiquem suspensos os eventos de qualquer natureza que tenham o envolvimento do público.

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Eventos no Distrito Federal

O governador da Capital do nosso país decretou em 23/03/2020 (Decreto n° 40.550 ) a suspensão de todos os eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público, além de atividades coletivas, como cinema, esportivas, teatro etc., até o dia 05/04/2020.

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Eventos no Mato Grosso 

Segundo este decreto, liberado em 18/03/2020 (Decreto n° 413 ), no âmbito do setor privado do Estado de Mato Grosso, fica recomendada a suspensão de eventos, feiras, cinemas, clubes, missas, cultos, bares, restaurantes, boates e congêneres.

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Eventos no Rio Grande do Sul

Está proibida a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza (público ou privado), com mais de 30 pessoas (Decreto n° 55.129). Estão incluídos nessa restrição excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos, por 15 dias a contar da data de publicação do decreto (20/03/2020).

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Eventos em Santa Catarina

O governo decretou em 23/03/2020 a suspensão (Decreto 525), pelo período de 30 dias, dos eventos e reuniões de qualquer natureza (caráter público ou privado). Além de excursões, eventos religiosos e missas.

👉 Acesse o site oficial aqui para se manter informado.

Dicas para migrar seu evento para o on-line

Alguns tipos de eventos presenciais podem funcionar também de forma virtual, como um evento on-line.

Mais de 100.000 eventos on-line foram criados na Eventbrite em 2019, com uma variedade de tópicos, incluindo webinars sobre o balanço entre vida pessoal e profissional, marketing digital e redes sociais, empreendedorismo, transmissões ao vivo de eventos do mercado imobiliário e cursos de treinamento on-line para intérpretes judiciais. 

Para fazer um evento on-line, você deve decidir qual formato digital funcionará melhor para o seu evento. Por exemplo, você pode usar um webinar se tiver conteúdo ou slides que deseja compartilhar com seus participantes ou uma transmissão ao vivo para eventos com um público maior. A partir daí é bastante simples configurar seu evento virtual na Eventbrite. 

Detalhamos instruções passo a passo para configurar um evento on-line aqui. Se você decidir organizar um seminário on-line, este artigo te ajudará a configurar seu evento com acesso a seminários on-line usando ferramentas como o Zoom. Você também pode usar a ferramenta de links digitais da Eventbrite, que facilita o acesso dos seus participantes a conteúdos e materiais virtuais relacionados ao seu evento. 

Se você tomou a difícil decisão de adiar ou cancelar seu evento, confira este post em nosso blog, que oferece algumas dicas sobre como fazê-lo de forma elegante, mantendo seus participantes em primeiro lugar. 

Estamos juntos!

Como uma comunidade de organizadores de eventos, nossa principal prioridade nesse período é atender às suas necessidades. À medida em que a situação evolui, a Eventbrite fornecerá mais recursos e suporte. Se você tiver outras perguntas relacionadas aos seus eventos e ao novo coronavírus (COVID-19), visite esta página para obter mais informações.