dia do café
Que tal um café?

Dica Eventbrite: Antes de começar a ler este texto sobre o dia do café, pegue uma xícara do seu café favorito!

Em 14 de abril, comemoramos o dia do café e preparamos um conteúdo especial para você, pois sabemos que essa bebida não pode faltar no dia a dia de correria, organização e loucura de todos nós.

O dia do café é comemorado internacionalmente, portanto, você tem companheiros que dividem essa mesma paixão em todo o mundo!

A origem do café

Você sabia que o surgimento do café teve seus primeiros registros em meados do século IX, na região da Etiópia, e que a partir da África, disseminou-se para diversas regiões do mundo?

O termo café vem da palavra qahwa, que significa “vinho”, devido à importância que a planta passou a ter para o mundo árabe.

Uma antiga lenda conta que um pastor chamado Kaldi observou que seus carneiros costumavam ficar mais espertos quando comiam as folhas e frutos de um determinado cafeeiro, e após experimentar os frutos da planta, sentiu maior vivacidade e disposição. O conhecimento da bebida disseminou-se e no século XVI, onde o café era utilizado no Oriente Médio, sendo torrado pela primeira vez, na Pérsia.

Seu primeiro cultivo no Brasil foi por meio de um militar português, Francisco de Melo Palheta, em meados de 1670, no estado do Pará, após ser enviado pelo governo para uma conciliação na fronteira com a Guiana Francesa, que já cultivava o plantio.

Por suas características tropicais e com grande quantidade de solo fértil, o Brasil encontrou oportunidade se tornando o maior produtor do mundo, atualmente.

Leia também: 7 acessórios indispensáveis para organizadores de eventos

O dia do café! Mercado mundial e os Millennials

Para se ter uma ideia, o mercado mundial espera consumir cerca de 157 milhões de sacas de 60 kg de café, segundo o Relatório do Mercado Cafeeiro em dezembro de 2017, divulgados pela Organização Internacional do Café – OIC.

A Organização Internacional de Comércio, também afirma que o consumo de café aumentou 43% nos últimos quinze anos e os millennials são a base desse crescimento, ou seja, você mesmo, organizador e produtor de eventos (os participantes também!).

Para a Pesquisa de Tendências Nacional do Consumo de Café, a geração millennials consomem mais café do que as gerações anteriores. De 18 a 24 anos o consumo cresceu de 9 para 22% em relação as gerações anteriores. Se pegarmos a faixa de 25 a 30 anos o crescimento é ainda maior, de 8 para 29% de consumidores.

Confira a nossa pesquisa sobre Pesquisa de Tendências Nacional do Consumo de Café

Ou seja, vivemos uma geração de coffee lovers! Feliz dia do café!

Texto escrito por Jean Corrêa para o blog da Eventbrite Brasil.