Eventos de marketing digital
Eventos de marketing digital: Start Digital da Eventbrite

Na última semana (05/12), a Eventbrite organizou um evento especial, que reuniu mais de 80 organizadores de eventos que utilizam a plataforma, com o objetivo de tirar dúvidas sobre um assunto indispensável na produção de eventos: o marketing digital. O encontro aconteceu no espaço da Oxigênio Aceleradora.

Que a tecnologia mudou a forma como as pessoas se comunicam, consomem conteúdo e levam suas vidas, não é novidade. E para os eventos também não deve mais ser. O marketing digital precisa ser tratado tão naturalmente quanto o checklist do dia do evento ou uma visita técnica ao local.

Para acabar de uma vez por todas com os mistérios que rondam o tema e mostrar que o marketing digital é um forte aliado na promoção de eventos, nós convidamos um time de palestrantes craque no assunto. Confira um pouco de como foi o evento.

Eventos de marketing digital: saiba como foi o Start Digital

1ª palestra:  Comércio Distribuído

O que é e como utilizá-lo para esgotar suas vendas

Nosso country manager, Hugo Bernardo, subiu ao palco para falar sobre um assunto ainda pouco explorado no Brasil: o comércio distribuído. Poucas pessoas hoje compram on-line visitando diretamente o site do produto/evento. O comércio distribuído permite a descoberta das experiências que as pessoas nem mesmo sabem que querem vivenciar, e finalizam a compra ali mesmo onde estiverem on-line. Ou seja, será possível descobrir sobre um evento no Facebook e comprar ingressos na rede social ou enquanto escuta sua música favorita no Spotify.

Saiba mais: CEO da Eventbrite fala sobre o futuro da venda de ingressos

“A lógica do comércio distribuído é eliminar interrupções e facilitar a compra do usuário. É entender melhor o seu público e criar uma experiência de compra que não seja interrompida por passos a mais entre um aplicativo e outro”, explicou Hugo Bernardo durante o evento.

Os marketeiros do mundo dos eventos sempre se esforçaram para levar compradores aos sites, porém no futuro (bem próximo) as pessoas poderão comprar seus ingressos ou efetuar as inscrições onde quer que estejam on-line, sem precisar visitar o seu website.

2ª palestra: Talk Like a Human

Como implementar as buyer personas no seu marketing

Fabiano Cancela da Rock Content preparou uma apresentação interessante sobre como descobrir as personas de seu evento e direcionar a comunicação para o público certo.

“Ferramentas velhas não funcionam no mundo novo. Hoje é preciso mais informação e menos palpite. Você quer conhecer as suas personas? Use o telefone!”, aconselhou Fabiano.

Leia também: Como criar personas para o seu evento?

E é isso mesmo, entre em contato com as pessoas, descubra sobre o dia a dia do seu público, faça pesquisas e comece a basear o marketing do seu evento no perfil dessa persona que você criar com base em seus estudos.

Para te ajudar, o palestrante ainda indicou essa ferramenta bem bacana da Rock Content: Como criar personas para o seu evento?. Confira!

3ª palestra: A Era Social dos Eventos

Como utilizar as redes sociais e a internet para engajar as pessoas antes, durante e depois do seu evento

Pedro Cintra e Juliano Kimura, fundador da Agência Trianons falaram sobre a importância das redes sociais em todas as fases do evento. Com a comunicação bidirecional, o organizador/produtor tem a vantagem de hoje ter a sua audiência como propagadora de seu evento, fazendo um boca a boca digital que pode atingir novos públicos.

Segundo Pedro Cintra, gerente de contas da Trianons, o marketing com a ajuda da tecnologia, hoje tem condições de envolver e incluir os participantes de eventos. Juliano Kimura complementa que a comunicação atual é participativa. “A comunicação deixou de ser unidirecional e estática. Todos têm voz na internet”.

Eventos de marketing digital
Eventos de marketing digital: Start Digital da Eventbrite com palestra do Juliano Kimura da Trianons.

4ª palestra: Canais digitais alternativos para alavancar resultados

Como trabalhar em conjunto com parceiros e outros canais para alavancar as vendas e o retorno do evento

E a última palestra do Start Digital foi apresentada por Mateus Quelhas, CMO da Evnts. As parcerias têm grande poder no mundo dos eventos, podendo potencializar o alcance e acelerar o crescimento dos eventos.

“A parceria estratégica entre as empresas pode ajudar os eventos a alcançarem maior público e a criar melhores experiências aos participantes”, afirmou Quelhas.

Já pensou em quantas parcerias podem ser firmadas para o seu próximo evento? Aquele estacionamento próximo ao local que pode oferecer um desconto aos participantes e em troca ganhar novos clientes. Ou uma empresa de credenciamento que também pode oferecer desconto no serviço e divulgar sua tecnologia para as pessoas presentes. Nessa troca de benefícios ambos os lados podem ganhar e o público do seu evento terá ainda mais motivos para querer voltar em novas edições. Afinal, a cada item somado pelas parcerias, melhor será a experiência oferecida.

O Start Digital foi um sucesso e a equipe Eventbrite mal pode esperar para começar a organizar o próximo evento.  Produzir eventos de marketing digital é muito importante para ajudar nossos clientes a divulgarem seus eventos da melhor forma possível. Fique sempre de olho aqui no blog que logo postaremos novidades!