O que é Eventbrite? Como divulgar meu evento? Se você tem dúvidas, nós estamos por aqui!

AMA – Ask me anything! Você já ouviu falar nisso? Tradução livre para o português: pergunte-nos qualquer coisa! Isso mesmo, qualquer coisa!

A Eventbrite Brasil  organizou, em dezembro de 2017, um webinar no estilo AMA para tirar dúvidas sobre organização de eventos, venda de ingressos e inscrições, e claro, sobre a Eventbrite.

Sabe aquelas perguntas, tipo:

  • O que é Eventbrite?
  • O que faz uma plataforma de eventos?
  • Como vendo mais ingressos e inscrições etc, etc, etc!

A Eventbrite é a empresa com mais eventos publicados e maior número de organizadores em mais de 180 países. Desde o lançamento da nossa plataforma em 2006, já foram processados 400 milhões de ingressos e hoje (2018) são processados entre 2 a 3 milhões de ingressos por semana. 

O céu é o limite e todas as perguntas foram bem-vindas! Inclusive, recebemos algumas reclamações (faz parte, né?!) que foram respondidas e solucionadas, na medida do possível. Para você ver, não estávamos de brincadeira. 

Para celebrarmos sua visita à este blog (wow!), a gente…

…deixou a gravação do AMA aberta (sem preenchimento de formulário e burocracias) para você assistir já. Basta ir para o vídeo e dar o play n

…elaborou um roteiro completíssimo (siga abaixo) para você ir ao ponto que mais te interessa. 

Combinado?

As perguntas recebidas foram organizadas pelos tópicos destacados abaixo e aquelas que não conseguimos responder na sessão AMA (porque não se encaixavam em nenhum dos tópicos), a gente deixa nossa resposta aqui mesmo neste post – assim todos podem ter visibilidade!

Nossas respostas seguiram os tópicos:

  • O que é Eventbrite
  • Pagamentos, repasses e reembolsos
  • Marketing e Vendas
  • Planejamento e Logística
  • Outras perguntas

Está sem tempo de assistir à gravação completa do AMA?

Tudo bem! Vá direto para a parte do vídeo que mais te interessa, conforme o roteiro que preparamos a seguir:

Link para a gravação está aqui, caso você ainda não o tenha.

0:00 – 7:33 – Introdução e avisos
7:34 – 8:02 – Apresentação da Agenda do AMA (como dividimos as perguntas recebidas)
8:08 – 9:54 – Tópico: Sobre a Eventbrite

Perguntas relacionadas:
– O que é Eventbrite?
– O que faz uma plataforma de eventos?
– O que é uma plataforma de eventos

Conteúdo adicional sobre o tópico, pode ser encontrado no blog post: O que faz uma plataforma online como a Eventbrite?

10:00 – 15:25 – Tópico: Pagamentos, repasses e reembolsos

Perguntas relacionadas:
– Como o valor é depositado na minha conta?
– Como funciona o processo de reembolso de vocês? Li alguns clientes reclamando disso.

Conteúdos adicionais sobre o tópico podem ser encontrados na Central de Ajuda da Eventbrite: Como recebo o dinheiro arrecadado pela venda de ingressos?, Como reembolsar um pedido

15:26 -25:57 – Tópico: Marketing e Vendas

Perguntas relacionadas:
– Como faço para alcançar o bom público.
– Como divulgar mais meus eventos?
– Como vendo mais ingressos e realizo inscrições?

Como esse foi o grande tópico de nosso AMA, afinal quem não quer saber como vender e como vender mais ingressos e inscrições seu deu próximo evento? Portanto, sub-dividimos o assunto da seguinte forma:

15:55 – 17:15 – Fale Com Seu Público
17:16 – 19:55 – Atinja Novas Audiências
20:00 -22:02 –  Melhore Seu Marketing
22:05 – 25:57 Mais Conversão Mais Vendas

Mais conteúdos relacionados sobre o tópico Marketing e Vendas podem ser encontrados em blog posts como:
– [FERRAMENTA GRATUITA] O Gerador de Personas
7 estratégias simples para vender mais ingressos para seus eventos
Vender ingressos no Facebook? Teste agora o Eventbistro!
E-book: Como vender mais ingressos com a Eventbrite

26:37 – 30:58 – Tópico: Planejamento & Logística

Perguntas relacionadas:
– Como planejar um evento de corrida de sucesso?
– Como planejar um evento corretamente?
– Quais pontos observar na logística de um  evento?
– Tenho uma grande ideia para uma festa, bem diferente das convencionais, por onde devo dar o ponta pé inicial, como viabilizo essa ideia?
– Preciso de ideias infalíveis para organizar eventos de shows musicais internacionais qual o melhor caminho?

Os conteúdos para fazer download e sugeridos são:
O kit indispensável para o planejamento dos seus eventos em 2018
Planilha para organizadores de eventos: plano estratégico, cronograma e check-list
App Eventbrite Organizador agora disponível também para Android

Como recebemos muitas perguntas sobre como planejar eventos de diferentes segmentos (esportes, festas, entre outros), resolvemos deixar aqui mais dicas básicas e indispensáveis para a organização de qualquer evento e de qualquer tipo. Portanto, no blog da Eventbrite confira diferentes templates e checklists para aquele seu evento especial.

Além disso, também temos um infográfico com detalhes do passo a passo para organizar um evento.

Para responder a pergunta sobre como planejar um evento de corrida de sucesso, nós fizemos um blog post com
Os Melhores Conteúdos e Dicas sobre Organização de Corridas.

31:00 – 32:54 – Tópico: Outras perguntas

As perguntas abaixo foram enviadas, porém não respondidas durante o AMA.

Abaixo, encontram-se nossas respostas para todas – ou enfim, quase todas as perguntas enviadas! Se você ainda achar que não respondemos a pergunta que enviou, não fique quieto!

Tópico Outras 1: Patrocínio e Financiamento Colaborativo

Perguntas relacionadas:
– Como buscar patrocinadores em tempos de crise?
– Como obter credibilidade para criar os primeiros eventos através de financiamento colaborativo?

Nossa resposta:

Você terá credibilidade ao mostrar o valor do seu evento e o potencial que ele pode entregar para quem está investindo em você.

Se em tempos de crise, as verbas de orçamentos ficam mais enxutas e se tornam muito mais exigentes. Portanto, é crucial que você como organizador do seu evento possa:

  • Conhecer muito bem seu público
  • Apresentar oportunidades diferentes de divulgação do(s) patrocinador(es) e interação com o público; algo além do básico logotipo no site ou logo no palco
  • Mostrar seu compromisso com o sucesso do patrocinador
  • Ajudar cada patrocinador a entender o valor de seu investimento quando o evento chega ao fim

Você vai encontrar mais explicações no blog post Como conquistar patrocínio para sua festa?  mesmo que seu evento seja de outro tipo!

Para mais dicas sobre o assunto patrocínio, nós também criamos o E-book: Como se destacar e entregar ROI aos patrocinadores de eventos. É só entrar no nosso blog, baixar e começar a colocar em prática.

Tópico Outras 2: Evento online

Pergunta relacionada:
– Se meu evento é online, qual será a plataforma?

Nossa resposta:

Atualmente, existem diversas plataformas para webinars ou eventos online.

Na Eventbrite Brasil, utilizamos a ferramenta Webex – uma das avançadas do mercado, porém encontramos dificuldade na conversão do material gravado que só viável em sistema Windows (e por isso, a demora em liberar a gravação do AMA porque por aqui usamos sistema operativo para Mac 🙁

Por que afinal estamos falando isso?

Porque você vai precisar listar quais são seus objetivos e necessidades ao realizar eventos online e verificar qual ferramenta pode entregar a melhor experiência. No nosso caso, umas nas nossas principais necessidades é a entrega do vídeo após a realização do webinar para os presentes e não presentes também.

Se precisar fazer a venda de ingressos para seu evento on-line ou fazer uma inscrição gratuita com a coleta customizada de informações de cada participante, você pode utilizar uma plataforma como a Eventbrite e fazer a transmissão por uma das ferramentas de webinar existentes no mercado (exemplos: GoToWebinar e AnyMeeting).

O importante é poder sincronizar o fluxo de informações entre a plataforma de inscrição (exemplo: Eventbrite) com a plataforma de webinar (exemplos: GoToWebinar e AnyMeeting) para deixar seu trabalho menos burocrático e mais automatizado. Para tornar possível essa sincronização e muitas outras, sugerimos o uso do Zapier.

Tópico Outras 3: Curso de eventos

Pergunta relacionada:
– Vocês tem algum curso para organizador de eventos?

Nossa resposta:

Sim, mas como trata-se de uma das mais recentes iniciativas da Eventbrite o curso está disponível somente em inglês. Mais info aqui: Event Marketing Course and Certification

A certificação em eventos da Eventbrite é online, 100% gratuita e aberta para qualquer interessado! Basta se inscrever (fazer o sign up) para começar.

Tópico Outras 4: Novidades para 2018

Pergunta relacionada:
– Quais as novidades para 2018 em tecnologia para eventos?

Nossa resposta:

As novidades e melhorias realizadas na plataforma Eventbrite podem ser acompanhadas na página Atualizações de produto. Nossos guerreiros da engenharia e do design estão sempre mergulhados em projetos para melhorar a vida de quem organiza eventos e de quem participa de eventos também!

Contudo, acreditamos que a maior novidade em tecnologia para eventos em 2018 será a adoção – principalmente por parte dos compradores (participantes) – do comércio distribuído.

O conceito de comércio distribuído não é inovador no mundo do varejo online, porém quando analisamos o estado atual do mundo de eventos e entretenimento percebemos que as parceiras de distribuição são praticamente inexistentes.

Para a Eventbrite, distribuição é sobre como alcançar novos públicos onde quer que eles estejam online com o objetivo de vender mais ingressos e reduzir a fricção no processo de vendas do início ao fim.

A parceria com o Spotify surgiu como um primeiro passo desse caminho do comércio distribuído para eventos no Brasil. Nossa empresa já possui parcerias de distribuição com o Facebook e o Bandsintown (um aplicativo que oferece agenda de shows das bandas de sua preferência ou que estejam tocando em sua cidade) nos Estados Unidos e em países da Europa. Estamos trabalhando, principalmente com o Facebook, para que em breve a distribuição e venda dos eventos que utilizam a Eventbrite Brasil também aconteçam diretamente no Facebook.

Conteúdo relacionado: CEO da Eventbrite Julia Hartz fala sobre o futuro da venda de ingressos

Tópico Outras 5: Contato pós-evento entre participantes

Pergunta relacionada:
– Como ter um evento acolhedor que gere contatos futuros entre participantes?

Nossa resposta:

A Eventbrite possui mais de 170 integrações com outros aplicativos para justamente ajudar o produtor ou organizador de eventos em seus mais diferentes objetivos e necessidades.

Portanto, se sua necessidade específica é criar uma comunicação pós-evento entre seus participantes, acreditamos que você possa contar com aplicativos ou sistemas que aqueçam a comunicação durante evento – assim você pode levar um pouco do ânimo criado na realização para o pós-evento. Um exemplo é o app Slido.  

Para estimular o contato entre participantes no pós-evento, pense na possibilidade de ter a figura de um moderador que será o responsável por criar e gerar comunidades com a entrega de assuntos relevantes em fóruns, fanpages, grupos de whatsapp ou secretos de Facebook – apenas citando alguns exemplos de ambientes onde os contatos possam ser estabelecidos.

Tópico Outras 6: Grandes organizadoras/promotoras de eventos

Pergunta relacionada:
– Eventbrite, InEvent, Evnt e outros vários modelos disruptivos de gestão on-line de eventos e customer experiences. Qual sua visão a respeito e o que as grandes Organizadoras/Promotoras de eventos devem fazer para melhorar seus resultados junto aos seus públicos?

Nossa resposta:
Se uma empresa de eventos deseja melhorar seus resultados junto ao público participante, o primeiro ponto de um plano de ação é entender mais sobre o comportamento das pessoas – mais do que saber a faixa etária, onde moram e outros dados demográficos; o ideal é entender também as motivações que os levam a aceitar participar de um evento específico.

Outro ponto importante dessa discussão é mapear todos os pontos de contato do participante com o evento para identificar o que funciona e o que não funciona.

Por exemplo: o website oficial do evento oferece uma experiência simples e agradável que favorece a venda de mais ingressos ou o recebimento de mais inscrições?

Em qual etapa do processo, levando em consideração o primeiro ponto de contato de um potencial participante com o evento, confirmação de sua presença, credenciamento, visita, pós-evento e etc, está havendo mais atrito e portanto, pode ser melhorada?

Quer falar com a Eventbrite?

Poxa, a gente também quer falar com você!

Agora que você já sabe o que é Eventbrite, deixe seu comentário neste post ou seus contatos neste formulário.