O isolamento domiciliar, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é essencial para que possamos controlar a pandemia do Coronavírus (COVID-19).

Ficar em casa, além de ser uma ação responsável a fim de zelar pela nossa saúde e das demais pessoas — principalmente os idosos e outros grupos de risco —, pode ser um período produtivo para quem trabalha na produção de eventos.

É isso mesmo!

Embora essa situação tenha causado o adiamento de diversos eventos ao redor do mundo, os dias em casa poderão ser úteis no processo de reciclagem, aprendizado e na adoção de novas práticas de trabalho para os profissionais que atuam nesta área.

Nosso intuito neste momento é compartilhar com você algumas ideias para se manter produtivo durante este momento difícil para a comunidade de organizadores de eventos.

O que fazer durante a quarentena para organizadores de eventos

1. Faça aquele curso que você sempre quis começar, mas não tinha tempo

 

Quantas vezes você ficou interessado em um curso bacana pela internet, mas não conseguiu fazer devido às diversas demandas do seu evento? Já pensou que esse pode ser o momento ideal para realizá-lo?

O mercado está cheio de cursos bacanas — gratuitos ou não — que podem ser feitos por meio do seu computador ou, até mesmo, do celular.

Pesquise por cursos, videoaulas e tutoriais que possam te ajudar a desenvolver as suas atividades com muito mais eficiência.

Que tal fazer o nosso curso on-line de Patrocínios para eventos?  

Nele, Chris Baylis, presidente e CEO do The Sponsorship Collective, usa uma combinação de artigos curtos, exercícios, vídeos e questionários para ajudá-lo a aprender as melhores técnicas de patrocínio para eventos. Ao final do curso você ganha um certificado e um badge para adicionar ao seu LinkedIn!

Além do nosso curso, instituições como: Harvard, Udemy, Sebrae, Senac, FGV, MIT, Oxford Univeristy, entre outros, disponibilizaram diversos cursos on-line gratuitos. Aproveite!

2. Estruture o planejamento dos seus próximos eventos

Aproveite este tempo em casa para aprimorar o planejamento dos seus próximos eventos. 

Afinal, assim que esse momento passar, os eventos voltarão com tudo e exigirão de você muito mais organização, estratégia e dedicação.

Pensando nisso, reunimos neste kit os mais baixados e elogiados materiais do nosso blog. Eles poderão ajudá-lo na estruturação do evento, captação de patrocínio, além da divulgação e promoção.

Vamos listar aqui cada um dos conteúdos presentes no kit, com o link também separado para cada um deles, caso você queira baixar ou ler apenas um ou alguns (recomendamos que use todos!):

Planilha de orçamento para eventos (custo, receitas e resultados)

Faça o seu planejamento financeiro, estruture seus custos e garanta que tudo caiba dentro do seu orçamento para trabalhar com uma margem de lucro confortável no fim da quarentena.

Plano estratégico, cronograma e check-list para organizadores de eventos

Com os custos bem desenhados chega a hora de montar um plano estratégico do que será feito ao longo da fase de pré-evento. Por isso, é essencial ter um cronograma para nortear prazos e um checklist para controlar o andamento das atividades.

Pacote Patrocínio para Organizadores de Eventos

Esse pacote tem 2 ebooks e 2 templates para você se informar e já pensar em como irá vender cotas de patrocínio e apoio para o seu evento quando a quarentena terminar. Este conteúdo também pode ser complementar ao nosso curso de patrocínio e, se você decidir fazer um evento on-line, pode também servir de inspiração para conquistar patrocinadores para esta estratégia!

Plano de Marketing completo para eventos

Com a correria do dia a dia fica difícil organizar suas estratégias e estruturar as funções da sua equipe em uma planilha ou outro formato de documento. Esses documentos podem ser muito úteis no futuro, seja para analisar resultados ou para começar novos projetos. Este modelo é bem completo – 52 semanas! A quarentena é bem mais curta do que isso (ainda bem!) mas já dá para você aproveitar e estruturar tudo bonitinho para até o começo do ano que vem! 

Plano de Redes Sociais para organizadores de eventos

Um social media bem feito pode definitivamente alavancar um evento. Esta planilha vai facilitar e muito o seu planejamento. Você pode até pensar em conteúdos para ir engajando o seu público, mesmo durante a quarentena.

3. Faça reuniões on-line

Sabe aquele fornecedor que há meses tenta agendar uma reunião com você para apresentar os seus produtos e soluções?

Aproveite esses dias para ouvi-lo, entender o que ele gostaria de oferecer ao seu evento. As reuniões on-line, além de tornarem os seus dias mais produtivos, poderão evitar diversas pendências assim que os eventos voltarem a todo o vapor.

A Eventbrite possui dois parceiros: o Zoom e a Inac Live, ambos são referência em videoconferência e não somente para reuniões, se você estiver pensando ou organizando eventos on-line, eles integram com as vendas de ingressos realizadas por meio da nossa plataforma.

Por exemplo, com o Zoom os organizadores podem ter total controle da experiência, podendo separar os participantes em grupos menores (como de cinco pessoas) para fazer atividades e exercícios e quando o tempo acabar, se juntar novamente ao grupo maior, como acontece em workshops ao vivo tradicionais.

Ainda é possível gravar o evento on-line para depois disponibilizar em canais de streaming de vídeo ou enviar por e-mail, oferece privacidade porque é possível fazer perguntas no anonimato e não divulgar a identidade de quem está participando e oferece relatórios que ajudam a melhorar os próximos eventos e apresentar resultados para patrocinadores.

4. Ouça audiobooks

Os audiobooks, sem dúvida, podem ser uma ótima opção durante este período. Afinal, eles podem levar a nossa imaginação para diversos lugares, mesmo que dentro de nossas casas e você pode ouvir enquanto faz outras coisas como se exercitar, enquanto cozinha ou durante o seu planejamento de eventos.

Aproveite: A Eventbrite possui uma parceria muito legal com a AUTI BOOKS, uma plataforma de audiobook que também está disponibilizando várias obras gratuitamente. Você também pode usar o código CLUBEDOLIVROEB, e aproveitar o desconto para ouvir diversos livros pagos enquanto executa qualquer outra atividade.  

5. Se mantenha ativo

Não dê espaço à inatividade, pois ela pode ocasionar o desânimo e, em alguns casos, a depressão — ainda mais para quem está acostumado com uma rotina muito intensa.

Procure fazer exercícios indoor (na internet tem vários vídeos bacanas) e busque atividades manuais que possam exercitar a sua criatividade, como uma pintura, a restauração de um móvel ou se aventurar na gastronomia.

Para exercícios físicos recomendamos o  Nike Training Club (link para a App Store e Google Play), o aplicativo da Body Tech, que para este período está gratuito, baixe na App Store ou Google Play. Outro app que também está oferecendo serviços gratuitos é o Care Club, que é um centro de saúde e promoção ao estilo de vida saudável e ativo – aproveite e baixe também na App Store e Google Play.

A meditação também pode ser uma ótima pedida para relaxar e esvaziar a mente. Se você já pratica ou gostaria de conhecer um pouco mais sobre essa técnica milenar, indicamos o Canal Eu Vejo da jornalista Daiana Garbin. Além de dicas sobre autoaceitação, distúrbios alimentares etc, você encontra uma playlist incrível sobre meditação.

Além disso, no dia 30.03.2020 (segunda-feira), você também poderá participar da palestra Inteligência Emocional: usando as emoções a seu favor. On-line e gratuita, esta palestra irá ensiná-lo como lidar melhor com a suas emoções e utilizá-las a seu favor no dia a dia, por meio de atitudes e de uma comunicação diferente. Faça a sua inscrição! 😉

Veja alguns outros eventos on-line disponíveis:

24.03 – Mulher 4.0 – Equilibrando todos os pilares da vida com Inteligência emocional
25.03 – Palestra O Poder da Comunicação nas Organizações
26.03 – Encontro de mulheres – 6 dicas para mostrar o seu talento em tempos de crise
31.03 – Palestra o Poder da ação

Para ter acesso a todas as aulas de diversas categorias de eventos, cursos e palestras on-line — pagos ou gratuitos — em nossa plataforma, clique aqui

6) Faça parte e seja ativo na comunidade de organizadores – EventTribe

E se você quiser entrar em contato com outros organizadores ao redor do mundo para trocar ideias sobre o impacto em nossa comunidade por conta do coronavírus ou sobre outros assuntos, acesse o nosso fórum EventTribe.

As conversas estão em inglês, pois é um fórum global, mas se você possui conhecimento sobre este idioma, mesmo que seja básico, aproveite esse recurso para se conectar com profissionais como você. O Google Translate pode ser um forte aliado nesta hora! Podemos estar em países diferentes, mas nossos desafios podem ser bem parecidos e juntos somos mais fortes!

Os criadores usam o nosso fórum para falar sobre como tornar os eventos mais sustentáveis, principais desafios, boas práticas, as melhores tecnologias, ferramentas de produtividade e muito mais.

Confira!

7) Faça como outros organizadores: abrace uma causa!

Temos visto profissionais da nossa área se juntarem para fazer o bem neste período de pandemia. Aqui estão alguns exemplos:

  • Comprando vales-presente para supermercados, lojas de conveniência, livrarias e varejistas de materiais para construção, com o objetivo de fornecer um fluxo de receita alternativo;
  • Fazendo happy hours virtuais com amigos e familiares para reforçar a conexão humana;
  • Comprando ingressos para futuros eventos, mostrando apoio à comunidade de eventos;
  • Se oferecendo para fazer compras de supermercado ou entregar refeições a idosos e imunocomprometidos;
  • Contribuindo financeiramente com ONGs que cuidam de crianças que perderam acesso a refeições diárias durante o fechamento das escolas;
  • Doando recursos para artistas, performers e espaços de eventos para mostrar solidariedade e continuar o incentivo às artes e à cultura;
  • Fazendo entregas para ONGs e abrigos que atualmente não podem receber doações pessoalmente;
  • Organizando um evento com ingressos de doação para destinar fundos à uma organização sem fins lucrativos (ONGs), casas de caridade ou comunidade de sua preferência.
  • Oferecendo opções de atendimento on-line para aulas, shows, cultos de igreja e muito mais, para conectar as comunidades às experiências que fazem parte de suas vidas.

Abrace uma causa você também!

A quarentena não significa que você deve parar

Considere fazer eventos on-line

Com uma boa conexão à internet e um sistema de transmissão adequado — alguns eventos podem acontecer de forma virtual. Além de alcançar muito mais pessoas, os eventos on-line podem ser uma ótima alternativa ao cancelamento ou adiamento, uma vez que a ordem inicial é de que todos fiquem em casa.

Caso o seu evento possa ser realizado desta forma, considere perguntar aos seus inscritos o que eles acham dessa ideia. Se você receber uma resposta positiva de grande parte do público, neste material você encontrará diversas dicas que te ajudarão a colocar o seu evento on-line em prática. Seja uma aula de zumba, de Yoga , gastronomia, apresentações musicais ou um curso, aproveite a tecnologia e a criatividade neste momento.

Conclusão

Por fim, lembre-se sempre de que quarentena não é sinônimo de férias. Faça com que estes dias em casa sejam produtivos em todos os sentidos.

Procure por materiais e atividades que, além de proporcionarem prazer, te ajudem a manter uma rotina saudável e dinâmica, mesmo que em casa.

A Eventbrite, mais do que nunca, reforça o propósito de levar a você e aos seus participantes a melhor experiência. Conte conosco. Nós sairemos mais fortes desta pandemia!