Você já se perguntou quantos fornecedores são necessários para organizar uma corrida? Da criação do logo de sua prova até a entrega das medalhas para os participantes? Sabe como dividir todos esses fornecedores por áreas a fim de facilitar a gestão dos serviços?

Quem assiste a uma corrida de rua, de aventura ou noturna apenas da largada até a chegada não imagina os esforços necessários para tornar um evento como esses realidade.

Já os organizadores reconhecem que são necessários meses de trabalho para gerar a melhor experiência para os participantes naquelas cerca de 2 horas de evento.

Na lista abaixo, citamos 24 fornecedores necessários para a organização de uma corrida. Claro que o número pode variar para mais ou para menos dependendo das necessidades e do orçamento de sua prova. Mas, com esses 24, você estará bem coberto.

Para facilitar a gestão, a dica é elaborar uma planilha com todos os fornecedores e gerenciar a contratação dos serviços utilizando uma checklist. Desta forma, você manterá o planejamento de sua prova bem organizado, mitigando riscos e ampliando suas chances de sucesso. Que tal? Boa sorte!

Infraestrutura:

1. Tendas, balcões e cadeiras

Serão utilizados para a distribuição dos kits dos corredores e nas estações de apoio aos participantes, para a distribuição de água e oferta de massagens pós-prova.

2. Pórtico de largada e chegada

De suma importância pois aparecem nos dois momentos mais registrados de uma corrida: a largada e a chegada. Podem ser de metal, com banners instalados, ou do tipo inflável, com adesivos aplicados.

3. Pódio

Para a premiação dos vencedores. Tente contratar junto com as tendas e os balcões.

4. Equipamento de áudio

Serão utilizados na comunicação com os participantes e com o público. O kit básico inclui microfones, caixas e mesa de som.

5.Banheiros químicos

O número irá depender do número de participantes de sua prova e da duração. Para provas de curta distância, basta disponibilizá-los na largada e na chegada. Em provas de média e longa distâncias, ofereça também nos pontos de apoio.

6.Computadores, tablets ou smartphones

Caso queira otimizar o processo de entrega dos kits dos corredores, você pode utilizar uma plataforma digital, como a da Eventbrite.

7. Rádios comunicadores

Para a comunicação entre os diferentes times da organização e seus coordenadores.

8. Gerador de energia

Para alimentar os equipamentos de áudio e outros equipamentos eletrônicos caso não haja disponibilidade de energia no local.

9. Relógio digital

Para ser instalado no pórtico de chegada e informar os participantes do tempo de conclusão das provas.

10. Hidratação e alimentação

Os copos d’água são itens obrigatórios. Frutas e barras de cereais podem ser complementares e distribuídos no final das provas. O mais indicado é negociar diretamente com um distribuidor atacadista.

11. Cercas de metal

São utilizadas para proteger a área de largada e chegada e impedir que o público interfira na prova.

Não quer perder nenhum centavo de seu evento? Baixe nossa planilha “Orçamento para eventos (custos, receitas e resultados)”.

Comunicação e recursos humanos:

12. Diretor de arte ou designer

Será o responsável pelo desenvolvimento de toda a comunicação visual, identidade e sinalização de sua prova. Fará a criação de logo, banners dos pórticos, foto de capa de seu evento online etc.

13. Equipes de apoio ou voluntários

Atuarão em pontos de apoio como na distribuição dos kits para os corredores, pontos de hidratação e de informações.

14. Plataforma para a oferta de inscrições online

Fará a gestão da inscrição de seus participantes, oferecerá meios de pagamento online e auxiliará na divulgação de sua prova.

15. Gráfica

Responsáveis pela impressão dos banners, cartazes e materiais de sinalização da prova.

16. Agência de comunicação (assessoria de imprensa e social mídia)

Trabalharão na divulgação de sua corrida junto aos veículos de imprensa e nas redes sociais.

17. Fotógrafo e cinegrafista

Fará o registro de sua prova. Depois, você poderá utilizar as imagens no relacionamento com os participantes, em proposta para patrocinadores e na divulgação das próximas edições.

18. Massagistas

Podem atuar antes ou depois da prova (mais comum) a fim de estimular a circulação sanguínea e reduzir a fadiga muscular dos participantes.

#Dica: Quer facilitar a gestão de seus fornecedores? Baixe nossa planilha “Plano estratégico, cronograma e checklist para eventos”.

Materiais esportivos:

19. Camisetas

Usadas como uniforme e souvenir pelos participantes. Podem ser de nylon, lycra ou do tipo dry-fit.

20. Chips

Fazem o monitoramento dos participantes ao longo do percurso e geram informações para relatórios personalizados.

21. Bonés, viseiras, toalhas

Compõem o kit do corredor como itens complementares.

22. Medalhas

Para a premiação dos participantes.

Outras parcerias:

23. Hotel e restaurante

Para hospedagem e alimentação de sua equipe.

24. Estacionamento

Para alojar os veículos dos participantes da prova.