Ferramentas

Mapa mental: organizando as ideias para o seu evento

Mapa mental para eventos

Mapa mental para eventos: o que é e como fazer?

São tantas informações envolvidas no planejamento e organização de um evento que, às vezes, fica difícil assimilar os detalhes com clareza e executar todos os pontos com precisão.

Em uma reunião com equipe, clientes e fornecedores, por exemplo, diversas ideias e propostas enriquecedoras podem surgir. Mas, por não serem visualizadas estrategicamente, nem todas são aproveitadas da maneira que deveriam.

O produtor de eventos precisa manter uma visão sistêmica de todo o projeto, visualizando com amplitude a proposta desenvolvida e identificando oportunidades de proporcionar uma experiência ainda melhor.

Uma forma de obter esse olhar em todos os pontos do evento, potencializando o processo criativo e facilitando a tomada de decisões efetivas no planejamento, assim como nas soluções de problemas, é fazer um Mapa Mental para eventos.

Com ele, é possível comunicar ideias e organizar informações mais facilmente, auxiliando em toda a gestão estratégica do evento.

Confira: Planejamento estratégico para eventos – modelo de apenas uma página

Mas afinal, o que é um Mapa Mental?

Ao contrário do que possa parecer, os mapas mentais não têm qualquer tipo de relação com o subconsciente ou telepatia.

Mapa mental é uma ferramenta extremamente útil na organização e gestão de informações, capaz de auxiliar no planejamento de um evento, proporcionando melhores resultados e aumento na produtividade.

Leia também: O kit indispensável para o planejamento dos seus eventos em 2018

Desenvolvida na década de 1970, pelo escritor britânico Tony Buzan, a técnica do Mapa Mental facilita a visualização de informações importantes, colaborando com o entendimento e a formação de memórias a curto e longo prazo, impulsionando assim a tomada de decisões assertivas em uma produção.

E como o mapa mental para eventos pode ser útil?

A grande vantagem do Mapa Mental é a disposição visual em que as informações são apresentadas. Com ele, é possível analisar o conceito, realizar brainstorms e tomar decisões a partir de insights gerados com o seu conteúdo.

A ferramenta pode servir de mapa de produção, onde as tarefas e ideias são listadas junto às suas respectivas necessidades, como um checklist.

Por meio de palavras, imagens, números ou cores, organiza-se todas as informações importantes contidas no planejamento do evento. Isso traz uma visão geral do projeto, conectando ideias e permitindo a imersão total sobre o tema.

Como funciona o Mapa Mental?

No mapa mental para eventos, tudo se inicia a partir do centro do projeto. Em nosso caso, podemos inserir como base o conceito do evento a ser realizado.

A partir disso, são traçadas, de maneira crescente, ideias e estratégias por meio de diferentes linguagens e figuras – como uma teia. O importante é que todas as informações contidas estejam relacionadas ao tema central, impedindo o desvio do foco principal.

Organizando dessa forma, a nossa mente associará as ideias mais facilmente, extraindo o máximo de possibilidades dentro do projeto. Confira abaixo uma estrutura básica de um Mapa Mental:

  • Assunto principal: este é o primeiro passo para a elaboração do mapa. Coloque-o em destaque no centro do projeto.
  • Ramos secundários/subtemas: após definir o conceito principal do mapa, pense em quais são os próximos passos, conectando-os em diferentes direções e relacionando cada vez mais à ideia central.
  • Palavras-chave: deixe os textos longos de lado e use e abuse das palavras-chave em seu mapa. Liste objetivos, estratégias e soluções em poucas palavras, dando mais flexibilidade ao mapa.
  • Cores para estruturar: o uso de cores no mapa mental é sempre bem-vindo. Você pode usá-las para definir padrões em cada uma de suas linhas de pensamento, identificando mais facilmente cada etapa do mapa.

Alguns aplicativos que podem te ajudar a começar:

Mind Meister
Esta ferramenta on-line tem planos gratuitos e pagos. Com um visual simples, permite criar ótimos e lindos mapas mentais para organizar suas ideias e criatividade.

Mind Node
Esta opção é gratuita e te ajuda a visualizar suas ideias, começando de uma ideia central que saiu da sua última reunião de time, negócios ou o famoso brainstorm.

MindMapr
Esta é uma extensão do navegador Chrome – o que facilita bastante a vida, não é mesmo? Você pode até convidar um colega de equipe para participar e colaborar em seu mapa mental.

Confira mais algumas opções de aplicativos pagos e gratuitos no site Mapa Mental.org.

Lembre-se: essa técnica consiste em organizar os pensamentos e ideias, levantando possíveis problemas e propondo soluções e estratégias mais elaboradas para o desenvolvimento do projeto. Por isso, não tenha medo e coloque em prática toda a sua criatividade!

E se precisar de uma ajuda no gerenciamento do evento e venda de ingressos, conte com a Eventbrite Brasil!

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Olá, eu sou o Gui Mendes, publicitário e produtor multimídia! Estarei por aqui semanalmente com dicas práticas, cases e diversos conteúdos relacionados ao mercado de eventos, para que o seu projeto saia na frente e se torne ainda maior! =)

Fazer comentários