Há quem diga que o período universitário é uma das melhores fases da vida. Afinal, mesmo diante da luta e sacrifício para alcançar o tão sonhado diploma, esse é um ciclo marcado, também, por novas amizades, amores e muita diversão.

Parte desses momentos marcantes ocorrem durante as – tão esperadas – festas de faculdade, que costumam reunir calouros e veteranos de diferentes instituições, com o intuito de confraternizar e estreitar o relacionamento entre os alunos.

Esse é um segmento que vem crescendo significamente nos últimos anos, impactando diretamente na economia das regiões que sediam as festas. Com isso, negócios especializados na produção de eventos da área também têm surgido no mercado.

Para Tiago Machado, sócio-diretor da Usina Universitária (empresa responsável pela organização de jogos e festas universitárias), esse é um setor aquecido, que merece atenção – principalmente no atual momento de crise do país.

“Esses eventos têm demonstrado, de fato, um grande crescimento. As cidades querem recebê-los. Nós, por exemplo, fizemos o JUCA – Jogos Universitários de Comunicação e Artes -, onde houve uma movimentação de aproximadamente R$ 5 milhões de reais na cidade de São Carlos, no interior de São Paulo”, explica.

Mas apesar de todo o entretenimento envolvido, organizar um evento do tipo não é tarefa fácil! Mesmo diante da ascensão, a grande maioria das festas são organizadas pelas atléticas de comunicação de forma independente, sem o apoio direto das faculdades.

Além dos recursos financeiros, há também a necessidade de cuidado redobrado com o público, que são jovens com a energia à flor da pele. que podem ultrapassar os limites, causando dores de cabeça a organizadores despreparados.

Do planejamento, logística, venda de ingressos à execução final do projeto – qual a melhor forma de organizar uma festa de faculdade?

Anote as dicas que a Eventbrite preparou para que o seu evento universitário seja um sucesso:

  • Defina o conceito / tema da festa

    O primeiro passo para organizar uma festa de faculdade é pensar qual tipo de evento deseja produzir. Um campeonato entre universidades? Uma cervejada? Uma festa com DJ’s ou shows ao vivo?

    Definir o conceito é o ponto-chave para os próximos passos. Isso ajudará na tomada de decisões em todo o planejamento, incluindo a distribuição do orçamento.

  • Avalie o seu público

    Após a definição do conceito, é a vez de levantar o público-alvo. Nem todas as universidades contam com o mesmo perfil de alunos e, dependendo do tipo de evento a ser realizado, o alcance pode ser maior ou menor do que o esperado.

    Para não ter surpresas com o retorno de investimento, faça antes um mapeamento da sua e demais faculdades que contemplam um público compatível com o estilo de sua festa.

  • Atente-se à estrutura

    Assim como o conceito, o cuidado com a estrutura que receberá o seu público é um item primordial para uma festa de faculdade bem executada. O espaço do evento precisa estar preparado para qualquer eventualidade, além de acomodar bem os estudantes que adquiriram as entradas. Banheiros, segurança, saídas de emergência e áreas livres de circulação são pontos que devem ser considerados no planejamento.

Leia também: O kit indispensável para o planejamento de seus eventos

  • Venda os ingressos

    A logística e venda de ingressos para a sua festa de faculdade também deve ser pensada estrategicamente, de modo a alcançar o maior número de pessoas possível.

    Escolha uma plataforma para vender ingressos on-line e promover o seu evento universitário, além de gerenciar os dados de comercialização em tempo real.

  • Divulgue o seu evento

    Após alinhar todos os processos pré-evento, é hora de divulgar a sua festa. Invista em comunicação off-line dentro da faculdade, com flyers e banners, e também pegue pesado na promoção on-line. Crie eventos nas redes sociais e compartilhe entre os alunos das instituições.

Confira: Venda mais com nossa parceria com o Instagram

Lembre-se: uma boa festa de faculdade exige planejamento, dedicação e responsabilidade por parte dos organizadores. Divirta-se, mas não se esqueça de zelar pelo cuidado dos participantes. 

Fique atento também aos calouros que, em sua maioria, são menores de idade e estão tendo suas primeiras experiências com eventos universitários e de grande porte.

No mais, aproveite cada segundo dos anos na faculdade e as experiências incríveis que ela proporciona! Boa festa!