Adquirir um novo participante poderá te custar 6 a 7 vezes mais do que manter um que já frequenta o seu evento. No entanto, se você não levar em consideração a fidelidade ou o tempo que esse participante já é cliente, o seu retorno sobre o investimento (ROI) não gerará informações precisas. Então, como divulgar um evento sem gastar a mais ou a menos durante a promoção de eventos?

A fidelidade do participante (ou o tempo que ele já é seu cliente e o número de edições que já participou) mede a receita gerada por um participante em vários eventos. Se você definir o sucesso pelo número de eventos que a pessoa frequenta, ou o quanto eles vão gastar a longo prazo, indo a vários eventos, você mudará a forma como divulga seu evento para os novos participantes.

Como divulgar um evento?

Por que a fidelidade dos participantes é importante?

Vamos considerar que se gastar R$50 adquirindo um participante que pagar R$100 por um ingresso ou inscrição, você terá um lucro de R$50. No entanto, quando você considera o valor vitalício do participante, pode descobrir que alguns participantes são mais valiosos do que outros.

Em vez de analisar seu custo por aquisição (CPA) para um único evento, o valor da duração do participante (quantos eventos ele já compareceu e comprou ingressos) permite que você avalie seus gastos com marketing em relação à receita total gerada em vários eventos.

Digamos que você descubra que as pessoas participam de um total de cinco eventos em média. Isso significa que, se você gastou R$50 adquirindo cada um deles, sua margem de lucro seria de R$450 por participante. Isso representa um aumento de 900% em relação ao que foi calculado anteriormente.

Como calcular o valor dos seus participantes?

Para calcular o valor dos seus participantes, você precisará analisar os dados.

Quando os participantes compram ingressos ou se inscrevem em outras edições do evento, a plataforma de gerenciamento e venda de ingressos deve armazenar as informações básicas sobre eles – como o seu nome, onde mora e e-mail. Você também poderá comparar esses dados e analisar quantos eventos eles participaram no passado.

Se você organiza uma conferência anual com vários workshops ao longo do ano, pode descobrir que a maioria dos participantes retorna para três ou quatro eventos. Um espaço para eventos de música que traz um show ou atração diferente todas as noite pode ver mais participantes que retornam em um curto período de tempo.

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Como você pode ver, esse número pode variar muito dependendo do tipo e tamanho do seu evento. Independentemente da frequência com que seus participantes retornam, essa percepção mudará como você adquire novos participantes, além de mantê-los. Por exemplo, se a maioria dos seus participantes comparecer a três eventos, você poderá oferecer um incentivo para participar de um quarto ou descontos.

Obtenha mais valor de seus participantes

Agora que você sabe como projetar a receita que seus participantes gerarão em vários eventos, você pode repensar a forma com que os adquire e os retém.

Quer mais ideias sobre a criação de um plano de divulgação que estimule o interesse e o mantenha até que o último ingresso ou inscrição seja vendido? Confira o nosso Guia Essencial de Marketing para Eventos!