2017 já era!

Verão também está no finzinho…

E, com o fim do Carnaval, chegou a hora do brasileiro começar a tocar seu ano!

Se você realiza eventos com entrada paga ou gratuita, provavelmente deseja ver crescer o número de participantes. Ou, vai nos dizer que sua meta para 2018 não é crescer?

Para aqueles que desejam crescer suas vendas online e tornar em realidade o objetivo, a gente compilou 10 táticas comprovadas para dobrar a venda de ingressos, inscrições e confirmações para aquele seu importante evento.

Vamos lá?

1. Dobre sua meta de vendas online e a disseque

Para dobrar seu resultado, defina e coloque no papel seu objetivo final em números reais.

Em seguida, divida o cronograma de realização de seu próximo evento em semanas. Por exemplo: estamos agora na terceira semana do mês de fevereiro e seu evento vai acontecer na segunda semana de setembro. Você tem, portanto, cerca de 29 semanas para trabalhar em cima da meta.

A ideia central desse exercício é que você possa diluir o seu crescimento ao longo das semanas que terá para alcançar o objetivo final com facilidade. Ao estipular alvos menores semana a semana ou mês a mês, a pressão em cima de seus ombros será muito mais suave.

Se seu evento já fatura R$ 20 mil e você deseja, em 2018, fazer R$ 40 mil, você precisará fracionar (idealmente, de forma igualitária) o objetivo por semana. Pense que o mesmo pode ser feito para eventos com entrada gratuita, mas que querem ver sua capacidade dobrar na próxima edição.

Esse método de dividir semana a semana seu objetivo final fará com que você e seu time se foquem no sucesso e no atingimento da nova meta.

O progresso não acontece de dia para noite, mas de forma gradual e contínua.

Estipule um número X de vendas ou confirmações por semana ou mês e ative campanhas (de marketing, promoção e divulgação) para que o número de cada semana seja alcançado.

2. Dobre a aposta em seu mais bem sucedido canal

Faça uma análise minuciosa e completa dos números da última edição do evento.

Confira o Painel do Evento na plataforma Eventbrite ou de qualquer outro software que utiliza para o gerenciamento das vendas do evento.

Exemplo de análise:

  • Quantos ingressos/inscrições foram vendidos por cada uma de suas campanhas?
  • Quais foram os três ou dois esforços de marketing que trouxeram mais resultado ($$)?

Talvez você descubra que e-mail marketing, redes sociais e parcerias foram as promoções mais eficazes na venda de seu evento anterior.

Depois de identificar seu canal promocional de alto desempenho, chegou o momento de pensar fora da caixa!

  • Como você pode usar 100% do potencial desse canal?

Considere simplesmente usá-lo com mais freqüência.

Se e-mail é o seu canal de promoção mais bem sucedido e você já estiver enviando um boletim mensal para seus assinantes ou base de dados de participantes – que tal aumentar a frequência desse e-mail marketing para semanal ou quinzenal?

Se o aumento da frequência não for uma boa opção (afinal de contas, poucas pessoas querem receber uma mensagem de e-mail diária sobre um evento), como você pode melhorar a qualidade do seu canal mais bem sucedido?

Então, faça um teste A/B para entender qual tipo de assunto chama mais atenção e recebe uma taxa maior de abertura. Descoberto o melhor assunto para colocar em uma mensagem, tente entender em um segundo teste A/B qual o melhor dia da semana e horário para disparar o e-mail.

Pense de forma criativa e faça o melhor uso do seu melhor canal de promoção e divulgação de seu evento!

Deixe seu comentário aqui no post ou “pingue” a gente nas redes sociais, se quiser explorar mais esse assunto conosco. Vamos?

3. Aumente os preços

Ok, a gente sabe: ninguém ama aumentar preços. Porém, a inflação é um fato na vida do brasileiro.

A maioria dos seus participantes leais vai entender e continuar a apoiar seu próximo evento.

Mas, não queira ser injusto com seus fãs e embolsar esse aumento todo para si.

Invista um pouco da nova receita em marketing e no próprio evento para tornar a experiência do visitante mais premium ainda.

4. Adicione um tipo de ingresso de maior valor

Se você está desconfortável com um aumento geral de preços, então por que não adicionar um tipo de ingresso para atingir aqueles clientes mais exigentes ou de maior poder aquisitivo?

Um estudo da Eventbrite nos Estados Unidos mostrou que eventos com ingressos do tipo premium em sua estratégia de preços muitas vezes geram receitas mais elevadas do que aqueles eventos sem ingressos de faixa de valor mais altas.

Você pode entregar uma experiência VIP, acesso antecipado ou oferecer sem custo uma refeição ou bebidas?

Experimente essa tática e compare o resultado com suas edições anteriores.

5. Crie um valor mais baixo de ingresso

Você também pode tomar o caminho inverso: aumentar as vendas de ingressos ou inscrições, adicionando uma nova opção com preços mais democráticos.

Isso pode ser feito para você oferecer um dia de acesso somente contra os três dias de duração total do evento, um exemplo.

Você pode vender uma sessão online e em tempo real para aqueles que não desejam ou não querem investir em bilhetes aéreos e estadias em hotel, outro exemplo.

Seus participantes habituais e os fãs poderão ainda pagar pela experiência completa, mas a opção mais barata poderá atrair aquelas  pessoas que sempre ficam em cima do muro e acabam não indo ao seu evento.

6. Alcance um novo público

A maneira clássica de dobrar as vendas de ingressos é encontrar uma forma de alcançar uma nova audiência, porém relacionada ao perfil do participante do evento.

E você pode fazer isso sem alienar ou se esqucer de seu público principal.

Em festivais de cerveja, por exemplo, nota-se a incorporação com sucesso de vinhos.

Em aulas de culinária, é comum a presença de noivas querendo aprender receitinhas fáceis e gostosas. Ou, solteiros que acabaram de sair da casa dos pais e precisam se virar sozinhos na cozinha. Por que não vender uma aula de culinária como atração de um chá-bar ou, no caso dos solteiros, uma aula de culinária durante um happy-hour?

Em eventos como conferências médicas permite-se a entrada dos membros da associação. Será que não membros como nutricionistas ou esteticistas não gostariam também de participar?

7. Adicione um novo canal de comercialização

Aqui na Eventbrite a gente vê muito os organizadores usando em média 3-4 canais diferentes de marketing para promover e divulgar o evento, mas sentimos que eles deixam várias opções intocadas.

Portanto, nosso recado é: escolha alguns novos canais de comercialização (sem abandonar seus habituais) e veja como eles desempenham em relação aos demais.

Em seguida, use os relatório da Eventbrite para melhorar o ROI (retorno sobre investimento) do seu evento ou da plataforma que já estiver usando (é lógico que você pode usar outra!) e coloque mais investimento e esforço nos novos.

Não sabe por onde começar? Nossas sugestões:

8. Tente ir para a rua

Hahaha…isso mesmo! Lembra do homem sanduíche?

As ativações de rua podem ser uma maneira surpreendentemente eficaz para vender ingressos ou inscrições.

Passe uma tarde entregando panfletos em cafés e livrarias pequenas e em lojas próximas do local de realização do evento.

Se você estiver usando a Eventbrite, poderá ver um mapa de calor das localizações geográficas de seus participantes e encontrar os melhores pontos para segmentar.

9. Envolva parceiros e patrocinadores

Chame até seus fornecedores!

Já que todos estarão presentes no dia do evento, aproxime-os e faça com que eles também sintam que estão fazendo algo para o sucesso do evento. Junto com você!

Para motivar patrocinadores, parceiros e fornecedores a divulgarem o nome do evento e a venda de ingressos e inscrições, ofereça benefícios extras como um par de ingressos ou qualquer outra coisa que os farão mais felizes.

Aproveite essa tática para também expandir sua rede de relacionamento.

10. Peça indicações e as incentive

Concentre-se em mobilizar sua base existente de fãs.

Já pensou que cada post publicado por um participante de seu evento pode impulsionar a receita da próxima edição.

Mas muitos fãs e participantes precisam de um impulso extra para compartilhar em suas redes, então você pode oferecer incentivos.

Sim, você pode mobilizá-los a fazer algo para crescer seu evento!

Vamos ao exemplo que pensamos:

  • Qualquer um que indicar cinco amigos para seu festival pode receber um upgrade sem custo para o ingresso VIP ou vouchers de bebidas.

Pode levar algum tempo para você descobrir o que compensa e faz mais sentido para seu público e também para sua estratégia de preço, mas a recompensa pode ser grande.

Aliá, essa estratégia tem sido chave para o crescimento global do Uber. Ao oferecer uma carona (ou desconto) para qualquer um que indica um amigo, eles usaram o efeito de rede para ganhar popularidade em todo o mundo.

Pense nisso: se cada participante trouxer apenas mais uma pessoa para seu evento, você pode muito rapidamente dobrar e até triplicar suas vendas de ingressos.

Comece hoje mesmo!

Talvez uma dessas 10 táticas apresentadas não faça sentido para seu evento.

Também não fique ansiosa ou ansioso querendo colocar absolutamente tudo em prática….porque não vai dar certo.

Escolha apenas alguns desses métodos para aumentar as vendas de ingressos e perceba o que funciona e o que não funciona.

De qualquer maneira, a tática #1 Dobre a sua meta de vendas online e a disseque é a mais importante e não deve ser ignorada se você quiser chegar lá 🙂

Para você, curioso e querendo fazer acontecer, nosso blog já publicou um e-book para aqueles que se perguntam “Qual a melhor estratégia para vender mais inscrições de meu evento?”

Clique e confira mais: ebook Como promover o crescimento de eventos