Você gostaria que seus participantes compartilhassem suas publicações com mais frequência? Uma boa solução é organizar concursos e promoções nas redes sociais.

As mídias sociais são ferramentas essenciais para a divulgação do seu evento, mas não basta contar apenas com o seu perfil ou fanpage para espalhar as notícias sobre o seu evento — preferencialmente, os participantes do seu evento também deveriam compartilhá-las. Os concursos são uma ótima forma de incentivar o boca a boca sobre o seu evento, sem um grande incentivo por trás dessa estratégia.

Mas nem todos os concursos de redes sociais desfrutam de todo o sucesso que merecem — e, caso não sejam planejados com antecedência, os concursos podem até mesmo ter implicações legais. Você precisa de uma estratégia que gere mais envolvimento sem arriscar a marca do seu evento.

Veja como começar o marketing do seu evento a todo vapor com ideias criativas para concursos e promoções.

Os concursos são uma estratégia de divulgação de eventos

A concorrência por um espaço no feed de notícias dos participantes de eventos é muito grande. Os algoritmos das redes sociais apresentam apenas os conteúdos mais relevantes para os seus usuários, o que pode reduzir significativamente o alcance orgânico da sua marca. Para que o seu conteúdo se destaque dos demais, você precisa aumentar suas taxas de engajamento (o número de curtidas, comentários e compartilhamentos que seus posts recebem).

Quando as pessoas curtem, comentam ou marcam amigos na sua publicação, o envolvimento aumenta. E se os seguidores compartilharem a sua publicação, o alcance é aumentado exponencialmente, porque agora os amigos dos seguidores também o verão. As competições nas redes sociais incentivam curtidas e compartilhamentos dos seus conteúdos, permitindo que o evento seja visto por mais potenciais participantes.

Além disso, as competições são uma estratégia de baixo custo para se destacar entre os demais nas mídias sociais. Você pode dar ingressos grátis, upgrades para ingressos VIP ou produtos dos patrocinadores para incentivar o envolvimento com pouco ou nenhum custo. Mas, com um número cada vez maior de competições surgindo, você precisa proporcionar uma experiência verdadeiramente única para chamar a atenção dos participantes.

Leia também: Como divulgar um evento nas redes sociais em 12 passos

Ideias criativas de concursos e promoções nas redes sociais

O primeiro passo para criar seu concurso de mídia social é decidir qual é o comportamento que você deseja incentivar.

Você pode optar por incentivar o envolvimento nas mídias sociais, solicitar o envio de ideias para obter endereços de e-mail ou julgar criações artísticas que poderão ser usadas no seu material de marketing.

Veja abaixo seis formas de estruturar seus conteúdos nas redes sociais:

Sorteio básico do tipo “participe para ganhar”:

Os sorteios são uma forma fácil e rápida de receber participações e endereços de e-mail de potenciais participantes. Só não se esqueça de avisar as pessoas de que elas optaram por receber comunicações da sua empresa, caso pretenda enviar e-mails para elas.

Retweet para ganhar:

Peça aos seus seguidores para retwitar (RT) um tweet específico para concorrer. Para ajudar a aumentar os seguidores da sua conta no Twitter ao mesmo tempo, mencione no tweet que os usuários precisam seguir a sua conta e retwitar para concorrer.

Concurso de hashtag:

Incentive a produção de excelentes conteúdos gerados por usuários pedindo para os seus seguidores publicarem fotos no Twitter e/ou no Instagram usando uma determinada hashtag da sua marca ou evento.

Desenho no Snapchat:

Promova o lado artístico dos seus seguidores no Snapchat pedindo para eles enviarem um desenho temático do Snapchat para a sua conta.

Conheça: A integração da Eventbrite com o Snapchat

Marque um amigo:

Aumente o alcance da sua conta pedindo para as pessoas marcarem os amigos que elas levariam para o seu evento, caso ganhassem ingressos.

Enquetes:

Saiba um pouco mais sobre os potenciais participantes do seu evento pedindo para eles completarem uma breve enquete, e peça para criarem uma frase criativa sobre o tema do seu evento. Depois, selecione a melhor entre os participantes para ganhar ingressos ou um upgrade para participar de um Meet & Greet ou área VIP.

Não se esqueça de entrar em contato com seus parceiros e patrocinadores na hora de escolher os prêmios, para melhorar seu concurso sem aumentar o seu orçamento.

Como evitar fracassos nos concursos nas redes sociais

Um concurso mal planejado pode parecer um desperdício de tempo e de recursos. E, embora os concursos sejam, no geral, fáceis de gerenciar, ainda é necessário um pouco de trabalho de preparação para que a estratégia valha a pena. Veja abaixo duas dicas para planejar seu concurso:

Use ferramentas para ajudá-lo

Se você não usa ferramentas de gerenciamento de mídias sociais para ajudá-lo a agendar e publicar posts, chegou a hora de começar. Além de ajudar você a economizar tempo e dinheiro, essas ferramentas também evitam dor de cabeça ou muitos esforços para manter uma presença social.

Os concursos geram muitas perguntas e comentários nas mídias sociais (o objetivo é esse mesmo!), mas você não pode ficar on-line 24 horas por dia. Com a ferramenta certa, o gerenciamento fica muito mais fácil.

Estabeleça termos e condições legais

Cada plataforma social conta com regras diferentes no que diz respeito a concursos e promoções. O Facebook, por exemplo, não permite que você solicite às pessoas para compartilhar conteúdos no feed de notícias. Por isso, não se esqueça de ler as regras mais atuais de cada plataforma social na hora de planejar o seu concurso.

Também é importante saber as regulamentações locais em vigor que se aplicam a concursos e sorteios, como idade mínima e diretrizes de acessibilidade para conteúdo Web (CAPTCHA). No geral, a melhor prática é criar regras que indiquem claramente a estrutura da sua competição, incluindo datas de envio, requisitos e quando/como um vencedor será escolhido e contatado. Observe também o valor em dinheiro do seu prêmio, uma vez que os impostos que um vencedor teria que pagar pelo prêmio podem fazer com que o mesmo seja menos atrativo.

Além disso, no Brasil é proibido realizar sorteios sem registro junto a Caixa ou a SEAE – Secretaria de Acompanhamento Econômico. Saiba mais neste artigo.

Não se esqueça de fornecer todas as informações sobre essas regras sempre que você promover um concurso. E, mais importante ainda, fale com a sua equipe jurídica antes de começar essa estratégia!

Quer mais ideias de marketing?

É claro que os concursos são apenas uma forma de gerar empolgação para o seu evento. Turbine a sua estratégia de marketing seguindo as dicas no nosso manual de marketing sobre onde promover o seu evento.