50% do consumo on-line se concentra em um um grupo de aplicativos para dispositivos móveis, a maioria deles pertence ao Google e Facebook. Observando a quantidade de tempo que as pessoas dedicam a estes apps, o futuro do seu evento está literalmente na mão do participante e esses canais precisam ser incluídos na divulgação do evento.

Para dar um passo à frente da concorrência, você precisa entender como seus participantes usam os aplicativos móveis para descobrir e saber mais sobre seus eventos e, finalmente, decidir participar deles.

Em uma pesquisa recente que fizemos, surgiram dois tipos principais de participantes de eventos que usam aplicativos móveis para encontrar eventos de maneira diferente:

  •      O líder: são os líderes das turmas de amigos. Convença-os de que vale a pena participar do evento e eles convencerão seus amigos.
  •      O criador de tendências: muitas pessoas confiam neles para descobrir o que está acontecendo na cidade. Os criadores de tendências (tastemakers), têm milhares de seguidores nas redes sociais que confiam em suas sugestões.

Esses participantes de eventos parecem sempre estar ligados nos eventos mais badalados. Mas como ter a certeza de que seu evento está no radar deles? – Garantindo que seu evento esteja em destaque onde eles passam mais tempo on-line.

Divulgação do evento: as conexões sociais levam à venda de ingressos

Como muitas pessoas, o líder e o criador de tendências passam muito tempo no Facebook. E, como seguem seus artistas, locais de eventos e outras páginas relacionadas a festas, bares e eventos sociais favoritos, o feed de notícias do Facebook deles é um catálogo do que está acontecendo em um determinado dia, semana ou mês.

O líder e o criador de tendências também são heavy users do Instagram. Ao navegar por fotos publicadas por artistas, influenciadores e marcas, esses participantes de eventos ficam sabendo de fontes em que confiam sobre os eventos.

É provável que você já esteja utilizando o Facebook ou Instagram para divulgar seu evento. Ao saber como seu público utiliza esses apps para encontrar eventos, você estará melhor preparado para atrair a atenção dele. Esses recursos do Facebook e do Instagram garantem que você esteja no caminho certo.

Leia também: Teste o Eventbistro no Facebook para vender mais ingressos

Aplicativos de streaming: onde a mágica da descoberta de artistas e eventos acontece

O segundo lugar na lista de aplicativos mais usados (18% do uso móvel) são os apps de streaming como o Spotify e Deezer. Mas esses aplicativos não são feitos apenas para ouvir música. A pesquisa que fizemos, com mais de mil pessoas, sobre o mercado da música descobriu que 39% dos brasileiros buscam novidades sobre música por meio de aplicativos de streaming.

O Spotify e o Deezer facilitam essa descoberta para o líder e o criador de tendências. Enquanto eles escutam seus artistas favoritos, também descobrem novas músicas, bandas e cantores no Spotify, por exemplo. Esses influenciadores frequentemente verificam o perfil do artista para ver se eles estão chegando à cidade em breve. O Spotify também recomenda shows e festivais para os ouvintes com base em suas preferências musicais em sua guia de Shows.

Então, como você atinge os ouvintes no Spotify? Ao contrário da maioria das oportunidades promocionais, ao conectar seus eventos à essas plataformas de streaming de música, você precisa ter o parceiro certo de vendas de ingressos e inscrições.

Por exemplo, a Eventbrite tem uma parceria muito bacana com o Spotify. Todos os eventos publicados na plataforma podem atingir os fãs de música com mais facilidade. Confira nosso blog post sobre a parceria para saber mais.

Onde as pessoas encontram o que fazer

O líder e o criador de tendências confiam em alguns sites de descoberta de eventos para fazer planos.

Em uma pesquisa com 3.000 pessoas que frequentam eventos nos EUA, bem mais da metade (64%) diz que procura por guias locais como a DoStuff Media (por exemplo, DoNYC, um site sobre o que fazer em Nova Iorque) ao procurar por coisas para fazer. Os participantes de eventos também recorrem a sites mais segmentados para descobrir eventos. Pense no Bandsintown ou no Songkick (ambos parceiros da Eventbrite) para os fãs de música, o Lanyrd para os participantes de conferências ou a Eventbrite para aqueles que procuram recomendações personalizadas de todos os tipos de eventos – desde cursos e palestras até festas e grandes festivais de música.

Aqui no Brasil é comum também as pessoas consultarem o Catraca Livre ou Guia da Semana para descobrirem eventos pela cidade no fim de semana.

O líder depende do Bandsintown ou do Songkick para saber quando os eventos favoritos da sua turma estão rolando na área. Isso lhes dá tempo suficiente para descobrir quais serão as atrações do evento antes que os ingressos sejam colocados à venda.

A marca pessoal dos criadores de tendências depende de atender a um público com um gosto eclético para eventos. Então, eles acessam sites de eventos locais como Catraca Livre, Guia da Semana e as redes sociais para shows menores, passeios artísticos e eventos gratuitos ou com ingressos mais baratos.

Como eles atraem mais participantes para o evento que procuram, colocar seu evento nos principais sites de descoberta e redes sociais pode aumentar seu alcance e as vendas. Mas não perca seu tempo fazendo isso manualmente. Em vez disso, o seu parceiro de vendas de ingressos deve te ajudar nessa missão, com parcerias que te ajudam a ganhar tempo fazendo esse trabalho.

Confira nosso E-book: Eventos e Redes Sociais 

As regras da promoção de eventos estão mudando

Para atingir novos participantes e aumentar seu evento, a sua estratégia de promoção precisa se concentrar em um grupo de aplicativos para dispositivos móveis e outros websites. Mas não  é suficiente promover o seu evento nos aplicativos que seus participantes já usam, você precisa tornar a compra o mais simples possível e estar sempre no radar dos líderes e criadores de tendências.

Se eles forem atraídos pelo seu evento, com certeza irão convencer o grupo a se juntar a eles e a participar do seu evento.

Conheça a parceria que a Eventbrite tem também com o Instagram e o Facebook e divulgue o seu evento para o mundo!