Vamos imaginar: você vai organizar o evento, já escolheu o tema, local, valor dos ingressos ou inscrições e também a Eventbrite.

Perfeito!

Agora: você ainda foi além (que legal!) e já publicou seu evento na plataforma e quer divulgar para alcançar o maior número de pessoas.

Mas como fazer isso?

Com as 6 Melhores Ideias e Ferramentas Gratuitas para Promoção de Eventos.

Continue grudado na leitura: não vai levar mais do que cinco minutos (sim, a gente cronometrou – se estiver aí pensando).

Promoção de Eventos

Seja online ou offline, de qualquer tamanho, tipo (conferência, curso, corrida, festa…) ou tema, o sucesso de um evento depende das ações de promoção que antecedem o grande dia.

Pode parecer meio óbvio: estamos sempre tão ocupados executando as tarefas cotidianas que dizem respeito ao roteiro organização de evento, que dar aquele empurrão nas campanhas de promoção e divulgação acaba ficando fora do plano ou, até mesmo, em segundo plano!

Não deixe a situação se agravar até que seja tarde demais para alcançar seu público-alvo e lotar o seu evento.

Com isso em mente, listamos os melhores exemplos de ferramentas, campanhas e eventos

1. Escolha um título impactante que venda por si só 

É só navegar nas mídias sociais para perceber o incontável número de eventos que há por aí.

Para se destacar na multidão, é necessário pensar não apenas em um conteúdo diferenciado e com soluções infalíveis para os futuros participantes, mas também em um título impactante para despertar a curiosidade e convencer os usuários da Web e mídias sociais a se inscreverem no evento.

Aqui na Eventbrite, por exemplo, para os 4 eventos que já fizemos com dicas sobre empreendedorismo e Startups, decidimos criar um título exclusivo para cada um.

Mantemos o prefixo “Start” em todos e, como resultado, agora temos uma marca registrada para nossos eventos e a cada edição recebemos uma quantidade maior de inscrições já no primeiro dia de divulgação:

StartDigital: o evento de marketing digital para organizadores da Eventbrite
StartCampus reúne empreendedores interessados em criar startups de sucesso
StartSales reúne 80 pessoas em São Paulo para discutir vendas no segmento digital
StartContact: formas inovadoras de relacionamento entre consumidores e empresas

Talvez você goste também:
Como criar uma foto de capa atrativa para aumentar os cliques e conversões.

2. Customize o URL para chamá-lo de seu

A Eventbrite é uma plataforma online que oferece alto nível de customização para o organizador. Ou seja, você consegue editar do seu jeito vários elementos da plataforma, para uma melhor personalização.

Um exemplo disso é o URL da página do evento que será usado para promovê-lo nas mídias sociais e materiais de publicidade, como banners e flyers.

Quando você cria um evento na Eventbrite, um hotsite é gerado automaticamente com sua respectiva URL (disponibilizada para visualização e edição no Painel do Evento).

Para editar e modificar o URL, escolha o termo de sua preferência e pronto. 

Lembre-se de pensar em algo sugestivo porque com um URL relevante seu evento terá mais chances de aparecer entre os primeiros nas buscas sobre temas relacionados no Google.

Saiba mais em: Como e porque escolher o URL perfeito para seu evento

3. Dê trégua à sua caixa de entrada 

Abandone o envio de mensagens para várias pessoas via cópia oculta (bcc) ou deixando aparente aquela lista enorme de destinatários (com seus endereços de e-mails). Ainda tem gente que faz 🙁 e não é legal para a imagem e promoção do evento.

A Eventbrite torna mais fácil o envio de convites personalizados e a comunicação com seus futuros participantes através de uma ferramenta própria de email marketing.

Você pode enviar até 2.000 emails por dia para não somente convidar, mas também para garantir que os participantes inscritos estejam por dentro das últimas novidades e, ao final do evento, recebam uma mensagem de agradecimento pela participação – por exemplo.

Você também pode enviar códigos promocionais com descontos exclusivos para incentivar a compra antecipada de ingressos e inscrições.

Caso precise enviar um maior número de mensagens ou queira elevar ainda mais a barra do seu marketing, você pode utilizar a nossa integração com o serviço de e-mail marketing mais famoso do mundo: o MailChimp.  

Através desta integração você consegue fazer testes para saber quais os conteúdos recebem mais cliques, obter dados valiosos como taxa de abertura de e-mails e muito mais.

Leia mais:
Como e porque conectar Eventbrite e MailChimp (ou o que seu evento ganha!)

4. Da Eventbrite direto para o Facebook e direto para seu website

Para promover seu evento no Facebook, você pode:

  • compartilhar o link do seu hotsite Eventbrite em um post na sua fanpage ou
  • simplesmente publicá-lo com apenas um clique a partir da Eventbrite 🙂

Isso quer dizer que ao habilitar essa integração, o mesmo evento que você criou na Eventbrite também será criado automaticamente no Face.

O legal dessa brincadeira é que você terá o seu evento publicado em duas plataformas que te levarão ao mesmo link para a compra de ingressos ou inscrições.

A Eventbrite permite também fazer a inclusão do formulário de venda de ingressos e inscrições:

5. Seus participantes, seus melhores promotores!

Na era digital que vivemos hoje, os internautas fazem questão de compartilhar em excesso suas experiências em eventos offline para rechear o mundo virtual com posts e fotos incríveis, buscando viralizar e quebrar próprio recorde de likes e comentários.

Então, crie hashtags especiais para que os participantes possam compartilhar posts e fotos antes, durante e depois do evento.

Com a ferramenta Social Stream da Eventbrite, você não só acompanha esses posts em tempo real como também tem a opção de incluí-los na página do evento para promover a edição atual e futuras do mesmo evento (basta ativar a ferramenta em um outro evento que utilizar a mesma #).

Dessa maneira, os visitantes da Web vão notar o quanto seus eventos são imperdíveis (imagem é tudo!).  

Navegue até a página para saberComo adicionar redes sociais à sua página de evento com o Stream social da Eventbrite

6. Esqueça a bola de cristal: use links de rastreamento

Que tal saber exatamente de onde vieram os participantes que se inscreveram no seu evento sem ser um mago?  

Na Eventbrite, você cria links de rastreamento promocionais para os mais diferentes canais de promoção que utilizar:

  • e-mail marketing,
  • redes sociais como WhatsApp e Facebook
  •  parceiros, patrocinadores e muitos mais

Assim, monitora qual canal tem o maior impacto nas vendas de ingressos e inscrições.

É assim que os gurus do marketing digital fazem: identificam seus melhores canais e intensificam seus esforços e investimentos onde os resultados mais aparecem.

E, se você pretende reforçar a atividade de promoção e divulgação de seu próximo evento, é preciso ficar de olho nos links de rastreamento.

Dica Bônus: Programa de Afiliados para promoção de eventos

Sabe aqueles seus amigos mais chegados ou promotores do seu evento?

Para eles e com eles, você cria URls específicas e paga uma comissão previamente acordada por venda realizada.  Tudo isso através do Programa de Afiliados da Eventbrite

Fica muito mais fácil para você e os escolhidos do programa acompanharem as vendas e respectivas comissões, tudo na plataforma Eventbrite.

Conclusão:

Para ter sucesso no mundo on-line, você precisa conhecer os segredos e as ferramentas mais utilizadas pelos gurus do marketing digital.

Você também precisa entender que é o principal responsável pelo sucesso do evento e que precisa criar as campanhas certas para fazer o motor girar. E, para criar as campanhas certas, será preciso colocá-las em prática e analisá-las.

Portanto, ao determinar a data e o local de seu evento, o ideal é que você tempo hábil para promovê-lo e conhecer as campanhas que mais levam você e seu evento para perto do objetivo ($$).