É inevitável o uso das redes sociais para divulgar um perfil, isso é fato. Mas de nada adianta ter acesso a essas ferramentas sem saber a maneira correta de usar. Se você quer aprender como ganhar seguidores, ter mais visualizações na sua página e fazer o gerenciamento de redes sociais para eventos é preciso, além de criar uma persona, traçar um plano de postagens que agrade seus seguidores. Com o tempo, suas publicações vão funcionar como uma espécie de termômetro para que você veja o que está agradando os seus seguidores e o que não está.

Conversamos com Gabriel Ishida, Consultor em Analytics e Influencer Marketing, que fala sobre a relevância das redes sociais para alavancar seu perfil: “Hoje em dia, praticamente todo mundo tem acesso a internet e está nas redes sociais, e o potencial de alcance de uma mensagem de um usuário “anônimo” é enorme. A internet é o único lugar em que a mensagem de um usuário comum pode ter o mesmo alcance que de uma celebridade. Então, qualquer produtor de conteúdo que tenha a sensibilidade e o talento para produzir bons posts pode ganhar destaque”, conta.

Ishida ressalta logo de cara que não há uma fórmula mágica para ter mais alcance nas redes: “O que geralmente recomendo é olhar as métricas e entender seu público. E entender seu público significa pesquisar, perguntar, se envolver, se engajar com o público para entender o que ele demanda e o que procura saber. Chamamos isso de social listening, ou seja, escutar o público nas redes sociais para saber o que procuram e necessitam. Tendo isso sendo bem feito, fica fácil fazer o gerenciamento de redes sociais e planejar suas postagens”.

Ao traçar uma linha para suas postagens é preciso planejar os primeiros passos e pensar em todas as possibilidades de respostas dos seguidores, sejam elas positivas ou negativas, além de definir o tom da mensagem que será passada nas suas redes, isto é, se o conteúdo será feito em tom mais pessoal ou informativo (formal), exemplo: algumas pessoas optam por uma linguagem mais moderna e jovem, outras usam um formato mais direto. Isso varia de acordo com o perfil e pode ser decisivo nos resultados.

Gerenciamento de redes sociais: mantenha a naturalidade no conteúdo

Evite também agendar todo o conteúdo. Muitas pessoas perdem seguidores, que percebem ali uma “estratégia robótica”. Portanto, faça um balanço de posts orgânicos e patrocinados – se estiver trabalhando com publiposts. A estratégia faz com que você fique mais próximo do seu público e as pessoas gostam de saber que há alguém se conectando com elas de verdade.

Dê atenção ao seguidores

Mesmo com 500 ou 10.000 seguidores, é essencial incluir em seu gerenciamento de redes sociais, um tempo do seu dia para responder a todos os comentários, sugestões e dúvidas do seu público, pois são eles que fazem seu perfil se tornar popular. Essa atenção especial pode gerar futuros conteúdos para sua rede social, já que muitos seguidores costumam sugerir ideias criativas.

Use as redes sociais a seu favor

Além de poder compartilhar fotos e mensagens de ações rotineiras, você terá uma gama de opções, como os Stories do Instagram, para ações mais urgentes e storytelling, o IGTV para vídeos com conteúdo exclusivo para os seguidores, o Facebook para posts mais longos e elaborados, o LinkedIn, caso seu conteúdo seja mais focado no marketing B2B. Seja criativo e explore todas as redes.

Investir em transmissões ao vivo

Esta é uma forma de demonstrar proximidade com seu público. A chave do sucesso é planejar lives para mostrar sua rotina, seus planos, pedir sugestões, receber o retorno dos seguidores, tudo em tempo real. Criar uma conexão de proximidade é um dos segredos para o crescimento das suas redes.

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Adaptar-se às regras de SEO

Usar técnicas de SEO faz com que seu conteúdo fique em destaque nos buscadores da internet. Não existe uma fórmula perfeita para isso, porque todos os anos ocorrem atualizações e mudanças dos algoritmos que interpretam a relevância dos sites. Uma das certezas é que fazer um conteúdo único, de qualidade e que possibilidade interatividade traz muito mais fãs para o seu perfil.

Mesmo que você não seja um profissional da área de marketing , é bom saber fazer um planejamento do seu conteúdo e gerenciamento de redes sociais para prender a atenção das pessoas. Por isso, é essencial passar  informações úteis e que agreguem valor na rotina do público.

Veja alguns exemplos de estratégias para usar nas redes sociais:

Facebook

Aqui você pode criar sua própria página e divulgar todo o seu conteúdo de forma mais profunda. A rede dá a oportunidade de fazer posts mais longos e ricos com vídeos, links, Gifs, storytellings etc. Além disso, você pode investir tanto em conteúdo orgânico e patrocinado. Em caso de posts patrocinados, você consegue atingir exatamente seu público-alvo ao selecionar a localização, gênero, idade que o post deve atingir. A rede ainda permite que você divulgue seu site e telefone para contato.

Instagram

Nesta rede social, assim como no Facebook, há inúmeras possibilidades de aumentar a visibilidade do seu perfil. Alguns influenciadores costumam mostrar prévias de futuras publicações – como uma viagem ou trabalhos com uma marca parceira – fazem vídeos exclusivos e muito mais. Você também pode chamar o público para participar de promoções e sorteios, pedir que eles marquem os amigos e façam reposts com sua hashtag para que outros colegas conheçam seu perfil. Use e abuse dos Stories e do IGTV para contar histórias, produzir conteúdo criativo e ainda pedir sugestões de novos materiais.

LinkedIn

Aqui o foco é falar com profissionais da sua área de atuação. Se o seu perfil é dedicado a algum assunto sobre marketing ou algo relacionado a carreiras, essa é a rede ideal. A linguagem no LinkedIn deve ser mais formal e direta. A rede é ideal para que você promova seu trabalho e construa um networking, principalmente com pessoas que trabalham na sua área de atuação e que podem compartilhar o conteúdo com os seguidores. No LinkedIn você também pode acompanhar tendências do mercado, oportunidades de negócio e fazer conexão com possíveis parceiros.

Twitter

Essa é uma das redes sociais que mais possibilita ter conversas diretas e pessoais com os seguidores. Aproveite para interagir bastante com eles, responda, comente, faça reposts, marque os posts deles como favoritos, se comunique com outras marcas e também compartilhe imagens, Gifs e vídeos.

Agora que você sabe quais caminhos seguir para aumentar seu alcance nas redes e fazer o gerenciamento de redes sociais, é hora de fazer um bom planejamento de conteúdo com informação relevante, imagens de boa qualidade, mensagens criativas. O mais importante é ficar ligado nas tendências de social media para que os seguidores não percam interesse em você.