Um bom marketing de relacionamento com seus clientes e com profissionais da área de organização de eventos faz toda diferença nos negócios. Saber se posicionar no mercado de forma confiante e prestar serviços de qualidade fará com que sua empresa construa uma boa imagem, tanto para fidelizar clientes, como ganhar autoridade no setor. Esse é o lema do marketing de relacionamento, estratégia obrigatória em todas as empresas que desejam obter sucesso.

Mas como fazer marketing de relacionamento na área de eventos? De forma prática, o marketing digital é feito para lotar o evento e marketing de relacionamento deve encantar os clientes e participantes. Para que isso aconteça é preciso entender o mercado, ter capacidade visionária e estar atualizado sobre tudo que acontece a sua volta. Para o marketing de relacionamento tudo é possível, tudo é tangível, basta que você esteja preparado para fazer eventos com criatividade e consistência. 

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Prospecção de clientes 

Uma empresa de eventos precisa, antes de mais nada, de clientes. O primeiro passo é saber que tipo de público sua empresa quer atingir, isto é, para qual setor serão destinados seus serviços. Para fazer marketing de relacionamento na área de eventos você deve oferecer exatamente o que o cliente deseja, entender suas necessidades, por exemplo, se sua empresa de eventos é destinada a organizar ações ligados a esportes, de nada adianta prospectar clientes que atuam na área de gastronomia, além de ”queimar” seu tempo, não seria nada assertivo.O segredo para fazer uma boa prospecção é focar no relacionamento com seu público-alvo, isso aumenta as chances de ter boas respostas de volta. 

Ao definir seu perfil de clientes, você já pode montar seu plano de prospecção sem correr riscos ou erros. Dentro das estratégias de marketing de relacionamento sua empresa pode planejar conteúdos em redes sociais, enviar e-mail marketing ou fazer algumas ações off-line. 

“Tudo deve ser feito de maneira diferenciada, assertiva e planejada e isso vai garantir o crescimento da sua empresa de eventos. O marketing de relacionamento é uma importante “arma” para empresas que atuam em qualquer área, inclusive no ramo de eventos”, conta Flávio Muniz, especialista em marketing de relacionamento.

Para o empresário, um dos grandes segredos do êxito na área é contar com um especialista experiente nos comandos das ações, um amplo poder de projeção para construir estratégias em diversas frentes e gerar visibilidade e credibilidade durante o processo de validação das etapas do marketing de relacionamento. 

Fidelização dos clientes 

Outra maneira de fazer marketing de relacionamento na área de eventos é saber fidelizar seus clientes, pois o grande pilar de uma empresa de eventos é que seu cliente, através do atendimento próximo e qualificado, tanto antes, durante e no pós-evento, obtenha uma experiência que exceda as expectativas sobre a empresa ou serviço. Flávio ressalta que fidelizar significa muito mais do que continuar prestando seus serviços a um cliente ou marca, é preciso ter um contato mais constante e dedicado.

“Sua empresa, acima de tudo, deve estabelecer vínculos de confiança, estabilidade e perspectivas favoráveis aos objetivos desejados. E, neste sentido, através do marketing de relacionamento o cliente deve sentir único e “abraçado” pelo processo de negócios que a empresa se propôs a entregar. É importante lembrar que, para que você veja os resultados, exista planejamento e foco total na satisfação do cliente”. 

Multiplicando seus clientes 

Entendemos que um evento de sucesso consequentemente gera um cliente satisfeito, que poderá formal ou informalmente contatar colegas próximos e que trabalham na área. É nesse momento que a boa imagem da sua empresa pode se multiplicar no mercado. 

Apesar de vivermos em uma sociedade de mudanças rápidas, com grande influência do mundo digital e que disponibiliza diversas plataformas de informações e compartilhamentos, o que mais conta ainda é a clássica ‘“indicação”, ou seja, se você prestar um serviço de qualidade, será contratado para muitos outros. Ao fazer o seu melhor você não irá apenas fidelizar clientes, mas também ganhará defensores e que farão a divulgação natural do seu trabalho.

“Criar um negócio e permanecer com sucesso e credibilidade crescentes aumenta as chances de bons resultados, sejam eles em altos níveis de visibilidade ou até mesmo no boca a boca, o qual jamais deverá ser desprezado. Em se tratando de marketing de relacionamento, todas as ações e práticas são fundamentais e importantes”, ressalta Flávio. 

Concorrência como impulsionadora

Para ganhar destaque no mercado e fazer um bom marketing de relacionamento na área de  eventos é preciso ter uma equipe experiente que seja capaz de construir na cabeça e no coração dos clientes a fantasia e expectativa de como será o evento. Nesse sentido, a concorrência é algo maravilhoso, pois vai despertar a vontade de buscar aquele “algo a mais”. 

Grandes projetos e eventos inesquecíveis nascem quando existe concorrência qualificada. Quanto mais estamos envolvidos com o objeto de nosso sonhos, mas nos motivamos a buscar meios de alcançá-los e mais nos qualificamos para os bons resultados

Sem dúvida, eventos bem planejados terão grandes projeções e com um marketing de relacionamento é possível construir ações incríveis. Também se faz fundamental planejamento estratégico e a audácia na execução de ações assertivas, que gerem acertos com credibilidade, confiança e dedicação de todos os envolvidos no evento. Afinal, o relacionamento é a alma do marketing, dos eventos e da vida.