Você está usando ou pensando em usar anúncios on-line pagos na promoção de seus eventos? Está funcionando, ou você sente que poderia obter mais retorno sobre o investimento (ROI)? Aliás, você sabe como mensurar essas métricas e o que é pixel de rastreamento?

Os anúncios on-line podem ser uma maneira eficaz de atrair novos públicos para o seu evento. Um estudo do The Boston Consulting Group sobre o marketing digital no Brasil, divulgado pela Exame, revela que 65% dos respondentes já compraram algo pela internet, 56% pesquisam on-line antes de comprar em uma loja física e 66% deles fizeram alguma compra por causa de um anúncio on-line.

Se você está investindo pouco ou muito, o truque é ter certeza de que cada real investido traga retorno. Veja como você pode fazer isso:

O que é pixel de rastreamento e por que você deve utilizá-lo?

Só vale a pena gastar dinheiro com a promoção de eventos se o retorno for positivo.

As plataformas de anúncios on-line, como Facebook e Google conseguem mostrar informações importantes como quantos usuários foram impactados pelos seus anúncios, quantos clicaram, quantos comentaram e compartilharam, entre outros. Mas eles não conseguem mostrar as conversões que ocorreram no hotsite do evento, ou seja, quantas dessas pessoas que clicaram nos anúncios e foram direcionadas para o seu hotsite, realmente se inscreveram ou compraram um ingresso. É aí que entram os pixels de rastreamento.

Pixel de rastreamento é uma linha de código de computador na forma de uma imagem 1×1 que pode ser inserido facilmente no código de qualquer página da web. Esse pixel permite que a plataforma de anúncios on-line que você está utilizando identifique quando o site usado para o redirecionamento do anúncio é acessado por algum usuário. Se a página que está sendo monitorada for a página de confirmação de pedido – bingo! – será possível rastrear quando o usuário que clicou no seu anúncio completou um pedido de compra.

Os usuários não conseguem ver esse código, mas apesar de “invisíveis”, eles fazem um ótimo trabalho de mensuração de resultados dos seus anúncios on-line.

Com esses dados, você poderá identificar quais campanhas do Facebook, por exemplo, estão gerando mais vendas. Ou então, descobrir que os anúncios do Twitter estão atingindo mais pessoas, entretanto, suas campanhas do Google (AdWords) são as que trazem mais receita para o seu evento. Insights como estes ajudam a determinar quais canais valem a pena concentrar seu tempo e dinheiro.

Como você configura pixels de rastreamento na Eventbrite?

Isso pode soar complicado, mas nós simplificamos o processo de configuração dos pixels de rastreamento nas páginas dos eventos da Eventbrite para as plataformas de anúncios on-line mais populares.

Para começar, você precisa criar um pixel de rastreamento na plataforma de anúncios que está usando. A configuração de cada plataforma de anúncio é um pouco diferente, por isso procure instruções sobre como configurar o acompanhamento de conversões ou como criar um pixel de conversão no site de cada plataforma.

Também oferecemos instruções passo a passo em nossa Central de Ajuda para configurar o Facebook, o Twitter, o Google AdWords, o AdRoll e os pixels de imagem simples.

Depois disso, vá para a sua conta Eventbrite, selecione o evento e clique na aba ‘Gerenciar’. Na coluna da esquerda clique em ‘Analisar’, ‘Pixels de Rastreamento’ e selecione as plataformas de anúncios que está utilizando. Você só precisará fornecer o ID do código de acompanhamento (não o código inteiro) para começar a enviar dados a essa plataforma de anúncios.

Além da conclusão da compra de inscrições e ingressos, também é possível rastrear quantas pessoas visitaram a sua página de evento e formulário de compra como resultado de seus anúncios on-line.

Com a ferramenta de pixels de rastreamento da Eventbrite é possível criar até 3 eventos (ações do pixel). Então, por exemplo, se você quer saber quantas pessoas visitaram a sua página de evento por meio de seu anúncio no Facebook, escolha “Lista de eventos” e a ação do site: “Visualização de conteúdo do Website”.

No segundo evento você pode escolher quantas pessoas abandonaram a página do seu evento sem comprar um ingresso ou inscrição. Para isso, escolha: “Inscrição no evento” e como ação: “Acréscimos à lista de desejos do website”.

E para rastrear as conversões (compra de ingressos ou inscrições), escolha: “Confirmação do pedido para o evento” e depois: “Selecionar ação do site”.

Imagine que a primeira opção do seu evento de pixel de rastreamento é a ação que o possível participante do seu evento irá tomar e a segunda opção é a reação. A sua configuração ficaria assim:

Desta forma, você saberá qual é a real performance dos seus anúncios, mesmo que não resultem em vendas. Por exemplo, você pode descobrir que o problema não está nas suas campanhas, e sim que as informações que constam em seu hotsite não estão convincentes o bastante para levar os potenciais participantes a darem o próximo passo, ou seja, comprar o ingresso ou inscrição.

Como você otimiza as conversões?

Agora que você tem o rastreamento configurado, é hora de repensar suas campanhas de anúncios on-line. Você precisa ter certeza de que elas estão otimizadas para conversões – especificamente, para inscrições de eventos ou venda de ingressos.

Por exemplo, para seus anúncios no Facebook, você deve selecionar seu objetivo de campanha como “Aumentar as conversões no seu site”. O Facebook ajustará como e quando exibirá seus anúncios para obter os melhores resultados pelo menor custo.

Se você preferir uma abordagem mais manual, você pode aumentar seus gastos onde você está vendo os melhores resultados. Por exemplo, no Google AdWords, você pode ver as conversões geradas por cada palavra-chave e campanha no painel de controle. É fácil alterar o gasto publicitário ou simplesmente pausar as campanhas que não resultam em venda de inscrições e ingressos.

Seja esperto sobre onde você gasta

Há um velho ditado no mundo da propaganda: “Metade do dinheiro gasto em publicidade é desperdiçado. O problema é: eu não sei em qual das metades”. Felizmente, esse não é o caso dos anúncios pagos on-line, em que métricas de resultados e gastos podem ser rastreadas cuidadosamente. Mas se você está focado somente no alcance ou cliques e não nas vendas, pode perder uma grande oportunidade de tirar proveito ao máximo de cada real que está gastando.

E se você está procurando mais ideias sobre como aumentar as inscrições e vendas de ingressos por meio de publicidade on-line, confira nosso E-book sobre Facebook Ads para eventos.