Divulgação

Como e porque conectar Eventbrite e MailChimp (ou o que seu evento ganha!)

integração Mailchimp

Integração MailChimp e Eventbrite: o melhor das duas plataformas para você, seu evento e seus participantes.

A integração MailChimp com a Eventbrite foi pensada para simplificar a comunicação de organizadores com os participantes de seus eventos.

A partir da habilitação dessa integração, o usuário da Eventbrite pode dividir sua lista de e-mails no MailChimp por comportamento de compra (segmentos) para personalizar a comunicação com os diferentes públicos de um mesmo evento ou de vários outros que já tenha realizado.

A criação de listas e segmentos (‘Lists’ como o MailChimp as chama) fica totalmente a critério do organizador, mas se quiser ver exemplos para entender melhor – a gente tem alguns aqui:

  1. Lista 1 – Participantes de eventos passados
  2. Lista 2 – Confirmados para a próxima edição do evento
  3. Lista 3 – Contatos de promotores e parceiros
  4. Lista 4 – Compareceram

Então, para cada lista você pode criar uma mensagem única e mais assertiva. E portanto, vender mais ingressos ou inscrições e melhorar a experiência do seu participante com seu evento e você mesmo!

Abaixo, separamos mais alguns exemplo para não restar dúvidas sobre o porquê de integrar sua conta Eventbrite com o MailChimp e destravar sua comunicação:

  1. Lista 1 – Participantes de eventos passados: mensagem para avisar data e oferecer cupom de desconto para o próximo evento;
  2. Lista 2 – Confirmados: avisos super importantes naqueles dias que antecedem o evento;
  3. Lista 3 – Contatos de promotores e parceiros: convite especial para participação no evento e
  4. Lista 4 – Compareceram: certificado de participação.

É bom lembrar que com a Eventbrite, qualquer organizador de eventos pode enviar convites para sua lista pela própria plataforma. Na verdade, 2mil e-mails podem ser enviados por dia pela Eventbrite 🙂

Por que usar o MailChimp?

O MailChimp vem para somar e oferecer ao nosso usuário a possibilidade de fazer não somente um número maior de envios de e-mails, mas como também a possibilidade de planejar melhor a mensagem de acordo com o perfil do público de cada segmento. 

Sem falar da possibilidade de fazer testes (testes A/B – aqueles para verificar qual mensagem se sai melhor) para entender quais e-mails obtêm maior taxa de abertura, mais cliques e consequentemente, vendem mais os ingressos ou inscrições daquele seu próximo grande evento.

Talvez você goste também: 
E-book: Desvendando o E-mail Marketing Para Eventos – Benchmarking
Eventbrite Spectrum: Descubra as extensões que abrem novas possibilidades para seus eventos e tornam a vida mais fácil

Agora, aprenda como fazer a integração da sua conta Eventbrite com o MailChimp.

1) Acesse https://login.mailchimp.com/signup/ para criar uma conta no MailChimp, caso ainda não possua uma. Se já tiver uma conta por lá, pule para o passo 5 🙂
Vale lembrar que não há custo para realizar seu cadastro na plataforma; assim como não houve quando você fez o seu na Eventbrite. Lembra-se?

integração mailchimp

Tela para cadastro de conta (Sign Up) no MailChimp

2) Após passar pelas primeiras etapas (telas) de cadastro no MailChimp, você vai precisar ir no seu inbox para encontrar o link de ativação da sua conta. Se usar o Gmail, procure a mensagem na aba Update.
Não desanime, vai valer a pena!

Para ativar sua conta, clique no link que você vai encontrar no e-mail recebido.

3) Legal! Agora você está oficialmente cadastrado tanto no MailChimp quanto na Eventbrite e pronto para integrar ambos 🙂

Então, aproveitando que já está no MailChimp – siga para o seu perfil (localizado no canto superior direito da tela) e clique em ‘Connected Sites’

integração mailchimp

Lá do seu perfil, você consegue acessar “Connected Sites”

4) Ao clicar em ‘Connected Sites’, siga para ‘Integrations’ para ver o logo da Eventbrite e de outros sistemas que também permitem integração com o MailChimp.

integração mailchimp

Veja o nome Eventbrite logo abaixo de Facebook, Twitter e Google….

Vai lá e clica no botão “Connect”.

integração mailchimp

Pode conectar sem medo!

5) De volta à sua conta e evento na Eventbrite, na aba Gerenciar você vai ver Extensões (no fim da coluna à esquerda) e com a opção ‘MailChimp Sync’. Clique para encontrar o botão ‘Connect with MailChimp’.

Dica: Se já possuir uma conta no MailChimp, você pode começar a integração a partir deste passo – dentro da Eventbrite. 

integração mailchimp

De volta à Eventbrite, aba Gerenciar – menu coluna à esquerda, Extensões e daí MailChimp sync

De novo: vai lá e clica no botão “Connect with MailChimp”.

 

integração mailchimp

Aperte o botão conectar!

Integração MailChimp com Eventbrite

6) Chegou o momento da tão falada integração! Esta deve ser a tela que você verá neste passo, ok? Vá em frente!

integração mailchimp

Momento da integração MailChimp e Eventbrite

 

7) Com a integração realizada, você chegará em uma tela como a abaixo – contendo a relação de todos os seus eventos já realizados na Eventbrite.

Aí, preste atenção nas abas chamadas Sync, Create Campaign e Reporting para explorar a melhor, mais famosa e mais usada ferramenta de e-mail marketing!

integração mailchimp

Pronto! Sua conta na Eventbrite agora ‘fala’ com sua conta MailChimp. Não é demais?

 

Quer saber como começar a usar o MailChimp? Vai ter post novo em breve!

 

Está organizando o seu próximo evento? Conheça a Eventbrite!

Escrito por

Olá, eu sou a Andrea Prandini e trabalho com eventos há muito tempo! Meu objetivo neste blog, como Demand Generation Manager, é mostrar aos organizadores como a Eventbrite pode facilitar suas vidas e melhorar seus eventos.

Fazer comentários