Alvará para eventos: o que é e como fazer?
A produção de um evento, seja ele de pequeno ou grande porte, é sempre uma experiência incrível. Principalmente, ao vermos a satisfação do público a que foi destinado, não é mesmo?! Porém, para garantir o sucesso do projeto é preciso que várias etapas, inclusive a de segurança, sejam cumpridas à risca, evitando assim futuras complicações ou acontecimentos inesperados, capazes de arruinar todo o evento. E para isso, é preciso providenciar o seu alvará para eventos.
Antes de qualquer coisa, precisamos lembrar que, independente do tipo de evento – seja ele um show, palestra, feira ou exposição -, estaremos lidando com pessoas. E são elas o principal combustível para a realização de qualquer projeto. Por isso, é preciso que a segurança de cada um esteja garantida por meio de um documento importante em qualquer evento: o alvará de autorização para eventos.
Alvará para eventos? E o que é isso?
O alvará é um documento obrigatório por lei, que fornece ao produtor a licença necessária para a realização de qualquer evento. Ele garante, após supervisão e autorização, a segurança necessária do ambiente onde a produção será realizada. A ausência desta documentação pode resultar em complicações judiciais, multas e até mesmo colocar em risco a vida de todos no local.
Ao contrário do que muitos pensam, obter a licença não é tão complicado quanto parece. E para ajudar nesse processo, preparamos um guia para que você entenda melhor sobre como obter um alvará de funcionamento e garantir a segurança do seu evento. Confira:
Antecipe-se
A etapa mais burocrática no processo de concessão do alvará pode ser o tempo em que o documento levará para ser emitido. Por isso, antecipe-se ao máximo na hora de solicitar a licença. O ideal é que o pedido tenha entrada com, no mínimo, 40 dias de antecedência, já que o prazo para a finalização é de até 30 dias para eventos como nos formatos: exposições e feiras, e 15 dias para eventos como festas e workshops.
Os prazos podem variar de um município para outro. Então, não se esqueça de verificar como é realizado o processo na cidade que receberá o evento, evitando imprevistos e garantindo a emissão a tempo!
Separe os documentos necessários
A lista de documentos exigidos para a obtenção do alvará de funcionamento dependerá de inúmeros fatores, como o tipo de evento realizado, local, quantidade de público, faixa etária, atrações envolvidas, entre outros. Dentre os documentos necessários estão:
- Laudo técnico de segurança;
- Cópia do comunicado ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar da cidade;
- Contrato de locação, no caso da realização do evento em local privado;
- Contrato da empresa de segurança contratada para o evento, junto às medidas adotadas por ela após análise;
- Termo de responsabilidade devidamente assinado.
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Solicite o alvará
O pedido do alvará de funcionamento deve ser solicitado e expedido pela prefeitura da cidade onde acontecerá o evento. O processo de solicitação e expedição, conforme informado anteriormente, pode variar de um município para o outro. Em São Paulo, por exemplo, a emissão do alvará de autorização para eventos temporários é regulamentada pelo decreto municipal de número 49.969.
Em algumas capitais brasileiras como Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e São Paulo, é possível encontrar a ficha de requerimento, lista de documentos necessários e demais informações no site dos órgãos responsáveis. A solicitação do alvará de funcionamento é gratuita e deve ser entregue pessoalmente à prefeitura do município.
Viu como é fácil?! Por que colocar todo o seu projeto, além de diversas vidas, em risco? Planeje e execute o seu evento dentro das normas exigidas por lei e garanta a segurança do seu público. Ah, e conte com a Eventbrite para a gestão, venda e divulgação do seu evento! 🙂