A tecnologia e o fácil acesso a ela revolucionaram a forma como os eventos são criados. Também mudou a forma como os patrocínios de eventos são conquistados. Para ser patrocinado hoje, você precisa comprovar o valor de patrocinar seu evento, explorando profundamente a sua análise de eventos e seus dados.

Por décadas, os organizadores e produtores que queriam avaliar com precisão os dados de seus eventos precisavam de um orçamento alto. Tudo isso mudou. Agora, graças, em parte, a ferramentas gratuitas de análise da web e a bancos de dados acessíveis, o mundo dos patrocínios orientados por dados se abriu a todos os que optaram por participar dele.

Vamos começar analisando os diferentes tipos de informações que seus patrocinadores desejam obter e, em seguida, falaremos sobre como encontrá-los.

Análise de eventos: os dados mais importantes

Dados demográficos dos participantes: 

Os patrocinadores querem saber quantas pessoas o seu evento atrai e se fazem parte do seu público-alvo e essa informação deve estar em sua análise de eventos. Mas, eles também esperam que você seja mais detalhista em sua percepção. Eles normalmente querem saber a idade, o sexo e a localização do público, porém, você também quer saber o nível de escolaridade, o cargo e a renda deles para determinar o poder de compra.

Informações demográficas de não participantes:

Seus convidados não são os únicos que participam do evento. Você provavelmente tem fornecedores presentes e pode ter mídia cobrindo seu evento também. Vale a pena notar quem são e quais públicos atingem. Esses dados ajudam os patrocinadores a avaliar a exposição mais ampla que sua marca receberá.

Venda de ingressos/inscrições:

Quais são seus registros de presença? O seu evento cresceu ao passar dos anos? Se você provar que atrai cada vez mais participantes, esse é um poderoso indicador de que vale a pena fazer parceria com você.

Receita gerada pelos patrocinadores anteriores:

Se você já realizou um evento com patrocinadores no passado, forneça aos possíveis patrocinadores dados de ROI do antigo patrocinador. Se você está planejando seu primeiro evento e não tem patrocinadores anteriores, tente entrevistar patrocinadores de eventos semelhantes aos seus para descobrir o que eles ganharam com as ações que realizaram.

Leia também: Como se destacar e entregar ROI aos patrocinadores de eventos

Menções de eventos:

As pessoas estão falando sobre o seu evento on-line? Acompanhe quando, onde e com que frequência seu evento é mencionado em um site, blog, rede social ou site de notícias. Quanto mais você mostrar aos possíveis patrocinadores que seu evento está em ascensão, mais atraente será a parceria.

Onde encontrar seus dados?

Agora que você sabe quais dados são importantes para seus patrocinadores, como você os encontra?

Google Analytics: esta poderosa ferramenta de análise da web fornece uma visão abrangente do tráfego do website do seu evento. É simples de configurar e fácil de usar – ah, e é grátis! Aqui estão os três relatórios que você pode analisar:

Os relatórios de público-alvo fornecem informações detalhadas sobre as pessoas que visitam seu site, incluindo informações demográficas, interesses e localização geográfica.

Os relatórios de aquisição e conversão informam de onde vem os visitantes. Isso permite que você veja quais canais – mídias sociais, anúncios pagos, pesquisas orgânicas etc. – estão gerando mais tráfego e quais são os mais eficazes para converter visitantes em participantes.

Os relatórios de comportamento mostram como as pessoas usam seu website. Analisando métricas como visualizações de página, tempo na página e taxa de rejeição, você pode ver qual conteúdo é mais popular.

Alertas do Google: quer saber quando as pessoas estão falando sobre o seu evento on-line? Inscreva-se no Google Alerts e você receberá uma notificação por e-mail sempre que alguém mencionar seu evento, um patrocinador, um palestrante em qualquer site, blog ou imprensa.

Facebook Audience Insights: Essa ferramenta gratuita permite que você aproveite os 2 bilhões de usuários (no mundo) e 130 milhões no Brasil, para obter insights sobre seus participantes. Suas informações demográficas e ferramentas de comportamento de compra, que vão além do básico, para informar seu status de relacionamento, o cargo e os produtos ou serviços que provavelmente compram.

Buzzsumo: Por uma taxa mensal, o BuzzSumo fornece informações sobre o conteúdo que está sendo compartilhado em vários canais de redes sociais. A ferramenta Influencer Research & Analysis também pode ajudá-lo a identificar os influenciadores para direcionar os patrocínios.

Relatórios da Eventbrite: Para criadores de eventos que usam a Eventbrite, é possível acompanhar as vendas de ingressos e as visualizações de página dos eventos. Você pode usar esses dados para determinar quais de suas campanhas de marketing são mais eficazes, onde seus participantes estão localizados (para ver se você deve expandir para uma nova cidade ou parceiro, como um hotel por exemplo) ou apenas acompanhar a receita.

Com os dados do seu evento, você pode oferecer pacotes de patrocínio orientados por dados e escrever uma proposta vencedora. Quer saber mais sobre como analisar os dados do seu evento e como identificar os patrocinadores certos para o seu próximo evento? Confira nosso Guia Essencial de Patrocínio para Eventos, clicando em: “Baixar Agora”!