Encontrar e conquistar patrocinadores não é uma tarefa fácil. De fato, muitos profissionais de eventos classificam essa tarefa como o maior desafio que eles enfrentam em relação à sua profissão, até mais do que avaliar o retorno sobre o investimento e abordar os patrocinadores.

Uma mudança de paradigma é, em parte, a responsável: as marcas que antes se contentavam em chamar a atenção por meio da inserção de seus logotipos agora procuram oportunidades de criar conexões mais profundas e duradouras com seu público-alvo. Como resultado, tornaram-se marcas mais difíceis de atrair, e muito mais difíceis de reter.

Então, como você pode conquistar essas marcas? Primeiro, compreendendo as necessidades dos participantes e comparando-as com os objetivos de um patrocinador. Segundo, criando pacotes de patrocínio que ofereçam as oportunidades de conexões mais profundas demandadas pelas marcas.

Em resumo: você precisa se destacar da concorrência que aborda as mesmas marcas.

Não sabe como conseguir patrocínio? Veja 10 exemplos de pacotes de patrocínio de eventos que fazem sucesso:

Pacote de patrocínio nº 1: Intervenções artísticas

Em uma conferência ou em um festival de música, as pessoas adoram interagir com intevenções artísticas. Passear pela obra de arte, ao redor dela ou inclusive fazer parte dela, as intervenções artísticas chamam atenção e envolvem o público de uma forma diferente de qualquer outra ativação de marca.

Na comemoração dos 20 anos do canal Food Network em 2013, o evento utilizou 11 intervenções artísticas diferentes para atrair os participantes e recordar os 20 anos de evolução no setor da alimentação. Os convidados eram recebidos por uma grande torre em forma de “bolo” de aniversário com TVs antigas brancas exibindo antigos clipes do Food Network.

A obra foi mantida por mais dois dias, quando o projeto foi readaptado para a comemoração de Tacos & Tequilas do New York City Wine & Food Festival. Em vez dos antigos clipes do Food Network, as TVs exibiam clipes antigos do patrocinador do evento NY1.

Pacote de patrocínio nº 2: Transmissão ao vivo patrocinada

Vídeos ao vivo podem ampliar seu alcance e ter um impacto real sobre o resultado final. De fato, 30% das pessoas que assistem a um vídeo transmitido ao vivo participarão do mesmo evento no ano seguinte. Oferecer transmissão ao vivo como um item no pacote de patrocínio pode proporcionar às marcas uma oportunidade de atrair os públicos nos nichos de mercado.

Por exemplo, a Toyota patrocinou a transmissão ao vivo do festival de música country Stagecoach de 2016 através do Tumblr e Yahoo (evento parecido ao Coachella, que atraiu cerca de 75.000 fãs). O reprodutor de vídeo incluiu a marca da Toyota na parte superior da página, bem como vídeos curtos de 30 segundos antes que o conteúdo fosse exibido.

“Decidimos fazer transmissão ao vivo no Tumblr a fim de apoiar nosso blog ‘Music Moves You’”, disse Nancy Inouye, gerente nacional de mídia da Toyota, à AdWeek. “Ser capaz de passar um excelente vídeo ao vivo em um dos maiores eventos de música country nos ajudou a ampliar nossa presença no espaço musical com a nossa marca como protagonista”.

Pacote de patrocínio nº 3: Realidade virtual

A realidade virtual oferece aos eventos e marcas uma oportunidade de criar ativações envolventes, inovadoras e multissensoriais para os participantes. Aplicado a um dispositivo de realidade virtual (VR), permite aos usuários ver em três dimensões, transportando os participantes a diferentes lugares e experiências.

Por exemplo, a Samsung patrocinou peças de teatro que fazem parte do seu projeto Teatro Para Todos os Ouvidos. Durante a ação, a marca disponibilizou seus óculos de realidade virtual Samsung Gear VR para surdos assistirem à uma peça de teatro sem a necessidade de um intérprete de Libras.

A marca ainda instalou uma cabine interativa na Avenida Paulista, em São Paulo, para o público geral conhecer a tecnologia e como ela pode melhorar a experiência de pessoas com deficiência auditiva durante um espetáculo teatral.

Pacote de patrocínio nº 4: Salas de estar

Festas, salas de estar ou camarotes patrocinados podem levar seu evento a um patamar superior. Especialmente se você tiver realizado pesquisas e seus participantes disseram que queriam mais oportunidades de fazer contatos e relaxar durante o evento.

No BottleRock, patrocinadores do setor vinícola se encaixam perfeitamente. Eles vêm todos os anos com degustações e modernos bares portáteis de vinho, com piso de madeira, lustres e sofás de couro branco nos quais as pessoas se descontraem e saboreiam os vinhos.

“Nossos patrocinadores do setor vinícola ajudam realmente a transformar nosso espaço de acesso geral no que eu considero uma experiência VIP”, diz Jason Scoggins, que administra os patrocínios do BottleRock. “Os patrocinadores do setor vinícola são a opção perfeita no que diz respeito à nossa marca e à nossa experiência”.

Leia também: Dicas para definir as cotas de patrocínio do seu evento

Pacote de patrocínio nº 5: Wi-Fi e pontos de carregamento de celulares

Se o seu evento se destina a contatos comerciais profissionais realizado no meio da semana ou a degustadores gourmets descontraídos no fim de semana, os participantes precisam de acesso via Wi-Fi. E, se quiser estimular as pessoas a participarem do seu evento nas mídias sociais ou a fazerem transmissões ao vivo, ofereça a elas acesso via Wi-Fi de qualidade.

Você já foi a uma conferência na qual não conseguia se conectar à rede Wi-Fi do evento? Em um lugar onde todos os participantes estão sobrecarregando a conexão local de forma que ninguém carrega nada? Isso é bastante frustrante.

Está aí uma boa oportunidade de encontrar patrocinadores que possam oferecer esse serviço com qualidade e serem lembrados pelo público com carinho e gratidão!

Pacote de patrocínio nº 6: Alimentos e bebidas

Comidas decoradas (logotipos desenhados em bolos, cupcakes ou até mesmo em salgados), bebidas da marca da empresa, restaurantes itinerantes, Foodtrucks e até mesmo a organização de uma mesa ou cozinha móvel. Há muitas maneiras de oferecer uma ativação da marca relacionada a alimentos em seu evento.

Em 2016, a Eventbrite Brasil organizou um jantar para clientes no Open Kitchen, uma cozinha gourmet mais que charmosa e equipada, um espaço gostoso e sofisticado. Nós contratamos um chef pelo site WelcomeChef e realizamos um jantar em que o profissional explicava a origem da comida enquanto cozinhava ao vivo na frente dos convidados. Além disso, um sommelier explicou também a origem dos vinhos que foram escolhidos para a ocasião

Isso fez com que os participantes se envolvessem no evento, e não apenas degustassem a comida. Eles fizeram parte da atração daquela noite.

Confira: Foodtruck para eventos

Pacote de patrocínio nº 7: Jogos

Ter uma área de jogos em seu evento oferece aos participantes um lugar para se divertir e interagir. Tênis de mesa, pingue-pongue, pebolim, jogos de cartas no estilo cassino ou jogos de tabuleiro podem ser uma valiosa ativação de marca para patrocinadores.

No Sound on Sound Fest, realizado em um espaço para feiras medievais, uma empresa de sidra assumiu a área de lançamento de machados e facas. “Colocamos maçãs nas paredes e as pessoas foram treinadas para jogar um machado ou uma faca para acertar a maçã”, diz Adi Anand, diretor de desenvolvimento de negócios da Sound on Sound Fest.

“Havia prêmios: quem acertasse a maçã, podia ganhar um upgrade para a área VIP ou ingressos para o próximo ano. Havia uma longa fila o tempo todo, e era uma das atividades mais populares que tínhamos. Tratava-se de aprender uma nova habilidade, muito voltada para a marca e feita de forma segura e monitorada.”

Pacote de patrocínio nº 8: Mídias sociais e Totens

Um totem interativo que conecta com as redes sociais ou várias telas e telões que exibem publicações e fotos marcadas com a hashtag do seu evento no Twitter e Instagram. A maioria dos totens de redes sociais exibe novas publicações em tempo real, mas se estiver preocupado com que qualquer tweet seja exibido na tela grande, você pode moderar quais publicações são exibidas ou destacar seus tweets favoritos.

Ao oferecer um monitor com exibição das redes sociais do seu evento como um item no pacote de patrocínio, os patrocinadores podem controlar o fluxo de publicações e adicionar os tweets da sua marca durante todo o evento. Afinal, todo mundo adora se conectar às redes sociais, não é mesmo?

Pacote de patrocínio nº 9: Bem-estar

69% dos millennials participam de eventos para desafiarem a si mesmos e escapar das rotinas diárias. Uma forma de satisfazer esse desejo é oferecer sessões fitness curtas no seu evento. Não precisa ser uma aula demorada ou assustadora, já que ofertas frequentes de 5 a 10 minutos podem realmente ser eficazes e ajudar os participantes a sentirem que experimentaram algo fora de sua zona de conforto.

Por exemplo, aulas de Zumba para iniciantes de 10 a 15 minutos, nas quais os participantes podem participar. Essas sessões curtas iniciaram os participantes no exercício e melhoraram a experiência do evento.

Pacote de patrocínio nº 10: Brindes

Todo mundo adora brindes, especialmente quando são úteis ou inesperados. Brindes e prêmios são excelentes ativações de marca que podem ser usados para criar um pacote de patrocínio, especialmente se você e seu patrocinador vincularem a oferta a algo baseado em experiência, como uma viagem.

A agência imobiliária on-line Ten-X foi uma das principais patrocinadoras do SXSW 2016. O Concurso Flyaway da Ten-X foi vinculado ao lançamento de um novo produto com um prêmio atraente: uma passagem aérea de ida e volta e acomodação em hotel para cinco vencedores e seus convidados para o SXSW Interactive Festival, além de inscrições para o evento e ingressos para a festa de lançamento exclusiva da Ten-X.

Os participantes ficam ansiosos para participar e fornecer suas informações no processo, transformando este pacote de patrocínio em uma poderosa opção para gerar leads.

Próxima etapa: precificação dos seus pacotes de patrocínio

Agora que você criou seus pacotes de patrocínio, é hora de definir o preço correto. Confira nosso Manual de Precificação e veja dicas de especialistas.