Post atualizado em dezembro de 2018 .

Este ano passou voando, não é mesmo? Em meio a tantos acontecimentos no Brasil e no mundo, o mês de dezembro chegou e com ele as datas comemorativas do Natal e o Ano-Novo. Uma das melhores partes dessas celebrações são os sentimentos de esperança, solidariedade, alegria e união que elas nos trazem, abrindo caminhos para o próximo ano e disposição para traçar novas metas e objetivos, na vida pessoal e profissional.

A ceia de Natal é um momento importante dessas datas, e logo em seguida as festas de Ano-Novo. Mas sempre bate aquela dúvida de como organizar esses eventos e convidar os amigos e familiares, além de pensar no que servir e como decorar os jantares e almoços.

Por isso, nós da Eventbrite Brasil pensamos neste post, para guiar organizadores de eventos a realizar as ceias dessas datas de forma impecável. Vamos lá!

Como organizar a ceia de Natal perfeita?

1 – Decoração

Quando pensamos em decoração de Natal as principais cores que aparecem em nossas mentes são o vermelho, branco, verde e dourado, correto?

Então invista nelas e solte a sua imaginação, sempre tomando cuidado para não exagerar. Não esqueça de incluir em sua lista de decoração as árvores de Natal, que são símbolo dessa data!

Você pode começar por um item simples como a toalha da mesa central, que pode ser com estampa natalina, lisa ou em tons neutros como o branco. Outro item são os guardanapos que podem ser os simples e comuns que já conhecemos, os decorados ou até mesmo os de pano (que são chiques).

Para os enfeites aposte nas velas, flores naturais, nos bonecos de neve e os de Papai Noel! Para mais ideias de decoração, dê uma olhada no nosso post sobre decoração de mesa para a Ceia de Natal.

2 – Comidas

Mas como organizar a ceia de natal perfeita? Sem dúvida as comidas típicas são itens muito importantes, como o salpicão, peru, tender, lombo, arroz à grega ou arroz de forno, frutas secas e algum tipo de massa para acompanhar. Como entrada sugerimos pãezinhos com patês e brusquetas, uvas passas, você pode fazer também uma salada, com maionese ou a caezar.

Para a sobremesa, os cheesecakes de chocolate branco, além de serem deliciosos combinam com a decoração da mesa, os pavês costumam fazer sucesso também, além do tradicional brigadeirão e os panetones/chocotones!

Para o Ano-Novo creme de mandioquinha com gorgonzola, trouxinha de frango com requeijão, mousse de milho com alho poró, saladas, frutas secas e para a sobremesa um pavê de pêssego ou pudim de leite ninho, esse cardápio é sucesso garantido! Para os supersticiosos vale adicionar ao cardápio comidas que são conhecidas no fim do ano por atrair sorte como as lentilhas, romã, uvas, nozes, avelãs, castanhas e tâmaras.

Não se esqueça de calcular o número de pessoas e a quantidade de comidas a serem servidas para não faltar ou haver desperdício!

3 – Bebidas

Para o Natal as bebidas que mais combinam e que podem ser incluídas em seu menu especial são o vinho ou um ponche natalino e para as crianças drinks sem álcool como o de limão, hortelã e romã que podem ser feitos com água com ou sem gás. Já para o ano-novo o tradicional é o champagne, entretanto, para essa festa vale de tudo, cerveja, vodka, energético, tequila e drinks de diversos sabores. Apenas não se esqueça de ter à vontade água para evitar a desidratação, especialmente se a sua festa for na praia.

4 – Amigo Secreto

Não se esqueça de separar um tempinho, antes da meia noite, para as trocas de presentes do amigo secreto! A brincadeira, além de ser tradicional, é uma ótima maneira de reunir a família e amigos. Além da troca tradicional de presentes, que tal organizar um “inimigo secreto” também? Cada um pode levar um presente engraçado e sortear na hora mesmo. Com certeza você e a sua família terão bons motivos para risadas.

5 – Convites

Que tal mostrar para a sua família e amigos o quão tecnológico você é!? Como? É simples, organize a sua ceia de natal e festa por meio de uma plataforma de gerenciamento de eventos on-line, como a Eventbrite. Você vai ter um hotsite customizável e torná-lo a cara do Natal da sua família e do seu Ano-Novo, além de enviar os convites com data, horário e mapa do local por e-mail, e obter a confirmação de presença de todos os convidados para ter o controle da lista de convidados. Veja só como é simples, sustentável e gratuito!

Boas festas!